POEMA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PRTUGUESA
PARAFRASEANDO A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Meu novo olhar sobre o lugar onde moro
vejo a cidade onde vivo com outros olhos;
observo esse lugar como se fosse estrangeira,
forasteira ou viajante;
brinco de redescobrir a cidade
assumo a posição de poetisa
Um poema sobre o lugar onde se vive
pode enaltecer e louvar a cidade,
mas também pode criticá-la,
apontar as mazelas, fazer ironia ou humor,
expressar lamento ou melancolia
Assim, primeiro me embriago de Mario de Andrade
e me alimento de outros poetas com suas poesias
escuto os louvores que dirigem a pessoas,
cheiro os lugares que de tanto descreverem exala
olho as coisas em detalhes que subjetivamente alcançam meus olhos
saboreio o azedo, o doce, o real e irreal
sinto as formas em minha pele mental
O uso de adjetivos qualifica um texto
e descreve o objeto apresentado
mas ao apreender a ampliação de um vocabulário temático
e ao fazer a escolha precisa de substantivos , verbos e advérbios
o texto fica mais rico e ao mesmo tempo mais sereno,
mais severo, mais rígido,
sempre mais
Ah eu quero por meio das figuras de linguagem
descrever a imagem da minha cidade
descrever as sensações físicas que me invadem a alma
os seus ruídos, as suas cores, os seus cheiros, os seus sabores
As figuras de som
com seus ritmos,
aliterações,
assonâncias vocálicas
Não exigir de mim a métrica do poema
mas por meio de outras atividades
focalizar o ritmo,
buscando cantá-lo em voz alta,
marcá-lo com as mãos ou com os pés,
como as canções e os trava-línguas.
Explorarei de diferentes maneiras
com os jogos sonoros das palavras
para que seja possível trazer
esse elemento aos olhos e ouvidos dos leitores.
Por isso estou aqui
escutando e lendo poemas
Realizando várias vezes a leitura em voz alta
dos poemas já produzidos
para perceber se realmente o que leio está escrito;
pode ocorrer, na leitura, pontuar os versos
de maneira mais expressiva e diversa do que está escrito,
hesitar numa rima,
sentir que um verso está muito longo
ou com ritmo diverso dos demais.
A leitura gravada, será mais fácil fazer essas observações,
porém, uma cópia do poema em mãos possibilita
que eu faça referência aos elementos a serem revistos.
Converse com outros poetas
para me colocar na posição de escolha consciente,
perguntando a mim mesma se essas mudanças na leitura
podem ser recuperadas no poema escrito;
para que eu possa encontrar caminhos
diferentes recursos expressivos,
como o uso preciso da pontuação,
a troca de rima ou da posição de palavras no verso,
a realização de inversões frasais