DIALÉTICA DO AMOR
Olhou para o mar. Maceió é linda! Orla, mais bela não há!
Olhou para os filhos. Pensou nos netos. E na crise.
Qual seria a melhor forma de educar, para traduzir a prova,
De um verdadeiro amor para com os filhos, netos, alunos(as)?
Sem ser doutrinador das palavras e crenças alheias;
Sem ser alienador dos medos que aprendeu a apreender;
Sem ser simplório e deixar correr a revelia do acaso?
Seria suscitando o espírito investigativo, racional, questionador?
Não, creio que apenas isso não. Mas acrescentaria mais o que?
Seria suscitando e espírito humanista, onde além da racionalidade
Acrescentaria também o aspecto consciencioso?
Ouviu um grito na multidão que se fez registrar na minh’alma:
-“Ser neoliberal, não é ser burro nem desinformado, é ser mau. ”
Ser bom faz parte da índole nata, ou se aprende? É modificável?
Educa-se para ser bom, humanista, altruísta? De que forma?
Encontrou o desafio para educação: A dialética do amor
- Ensinar com amor, a amar, com a razão e com o coração -
Olhou para o mar. Maceió é linda! Orla, mais bela não há!
Olhou para os filhos. Pensou nos netos. E na crise.
Qual seria a melhor forma de educar, para traduzir a prova,
De um verdadeiro amor para com os filhos, netos, alunos(as)?
Sem ser doutrinador das palavras e crenças alheias;
Sem ser alienador dos medos que aprendeu a apreender;
Sem ser simplório e deixar correr a revelia do acaso?
Seria suscitando o espírito investigativo, racional, questionador?
Não, creio que apenas isso não. Mas acrescentaria mais o que?
Seria suscitando e espírito humanista, onde além da racionalidade
Acrescentaria também o aspecto consciencioso?
Ouviu um grito na multidão que se fez registrar na minh’alma:
-“Ser neoliberal, não é ser burro nem desinformado, é ser mau. ”
Ser bom faz parte da índole nata, ou se aprende? É modificável?
Educa-se para ser bom, humanista, altruísta? De que forma?
Encontrou o desafio para educação: A dialética do amor
- Ensinar com amor, a amar, com a razão e com o coração -