As diferenças fundamentais entre positivismo e o empirismo.

Qual é a diferença fundamental.

Entre a Filosofia positivista.

Do método científico empirista.

O positivismo entende-se por um método.

Que buscam as leis gerais.

Que determinam os fenômenos naturais.

A diferença, entretanto, porque o mesmo.

Reduz o conhecimento aos fatos observáveis.

O positivismo propõe o rigor das Ciências naturais.

Ou seja, os procedimentos indutivos aplicados.

As Ciências do espírito.

Uma ação projetiva direta.

Quando a natureza metodológica é outra.

Refere-se as Ciências do social.

Pertence ao mundo das representações.

O que significa que o conhecimento pode ser apenas interpretativo.

Onde está o grande erro do positivismo.

Como corrente ideológica.

A crença ingênua que na elaboração das leis gerais.

O homem será capaz de prever os fenômenos naturais e sociais.

O que significa que o conhecimento cientifico.

Transforma-se em um instrumento de modificação social.

O domínio do homem sobre a natureza é possível.

Pelo caminho do recurso indutivo.

Associação da ideia do progresso a ordem.

E a defesa da ordem ligada a uma ideologia liberal econômica.

A natureza do significado não é científico.

O discurso sobre o espírito positivo de Comte.

A positividade do positivismo.

A respeito da realidade dos fatos.

O abandono das realidades metafísicas.

Especulações vazias estéreis.

O estabelecimento harmônico entre a razão e a realidade.

O conhecimento como precisão.

Enunciados rigorosos, sem antagonismos.

O saber como metodologia de organização.

Quanto ao princípio da relatividade.

Aceitação como fundamento da evolução.

Se conhecimento fosse absoluto.

Não seria possível a continuidade.

Não teria sentido a própria Ciência.

Porém, o grande erro.

O empirismo não é da natureza do conhecimento do espírito.

Apenas a lógica silogística.

A possível eliminação relativa da construção das contradições.

Não é possível o uso relativo do empirismo as Ciências do social.

Além da representação.

O método é interpretativo.

O que depende em síntese das construções subjetivas do saber.

A exatidão relativa só é possível quando as Ciências forem da natureza.

Com efeito, empírica.

Sendo desse modo, uma Ciência do entendimento.

Compreende-se a lógica aplicativa.

Porque tais fatos revelam determinadas características.

Quanto as Ciências do espírito.

Tão somente interpreta sempre subjetivamente.

Tais determinações.

Sem nenhum caráter de exatidão.

Motivo pelo qual não poderá ser indutiva.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 29/03/2015
Reeditado em 29/03/2015
Código do texto: T5188133
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