Castro Alves: Oh! Bendito o que semeia Livros... literatura é para sempree

Se você não ler não terá a busca e o prazer pela leitura!

http://literaturaparasempree.blogspot.com.br/2015/03/blog-post.html?showComment=1427341261889#c3896401917024008992

________________________________________

Conhecer vem dos livros; sentir e sabedoria vêm dos humildes e da vida. Cora Coralina:

https://www.facebook.com/JuliaPaesOficial/photos/a.340477882704408.79743.123529871065878/634383746647152/?type=1

_____________________________________

Oh! Bendito o que semeia

Livros... livros à mão cheia...

E manda o povo pensar!

O livro caindo n'alma

É germe - que faz a palma,

É chuva - que faz o mar.

Vós, que o templo das idéias

Largo - abris às multidões,

P'ra o batismo luminoso

Das grandes revoluções,

Agora que o trem de ferro

Acorda o tigre no cerro

E espanta os caboclos nus,

Fazei desse "rei dos ventos"

— Ginete dos pensamentos,

— Arauto da grande luz!...

(Castro Alves)

O tratamento dado aos temas do livro e do trem de ferro, nesses versos de "O livro e a América", permite afirmar corretamente que, no contexto de Espumas Flutuantes, o poeta romântico se abre ao progresso e à técnica, em que não vê incompatibilidade com os ciclos naturais.

Comentário: Ao aproximar metaforicamente o livro ao "germe" e à "chuva", na primeira estrofe, e, ao fazer o trem de ferro acordar o "tigre" e espantar "os caboclos nus", o poeta relaciona as imagens do progresso e da técnica às sugestões da natureza e não vê qualquer incompatibilidade entre esses dois universos, que outros românticos concebiam antagônicos e inconciliáveis.

____________________________________

11 comentários: Se você não ler não terá a busca e o prazer pela leitura!

Lucas -25 de março de 2015 20:02

Drogas

As drogas possuem um poder destrutivo na sociedade. Hoje as drogas são mais fáceis de encontrar. Muitos jovens usam drogas às vezes para ser aceito em um grupo de amigos. Provavelmente, eles não são amigos dele, pois estão apontando um caminho sem volta: morte à vida da pessoa. Tóxicos tornam a pessoa agressiva. Isso é só o começo para outros crimes. Ex: furto, tráfico de drogas etc.

Sem falar que a pessoa se autodestroem: a droga, quando entra no organismo da pessoa, age rápido e dá a sensação de prazer. Mas, logo depois, a pessoa começa a usar sempre e seu organismo se acostuma, passa a depender dela.

Se as famílias orientassem melhor seus filhos, teriam menos casos de crianças e adolescentes nas ruas. E, se o governo desse mais oportunidades de emprego, este índice cairia bastante.

Enfim, as drogas não fazem bem nem pra quem usa e nem pra quem vive perto dessas pessoas. O próprio nome já diz tudo: é uma droga.

Nome: Geraldo J.

Hipocrisia

Hoje, a sociedade exige muito de nós pra conseguir um emprego, exemplo: um vocabulário melhor, cursos e conhecimento que ainda vários pessoas não adquiriram .

De certa forma, isso é um tipo de preconceito, porque nem sempre todos têm boa aparência, vocabulário e conhecimento, e precisam de emprego.

Muitas pessoas passam por constrangimento, e acabam ficando desempregados e passando por dificuldades, com isso muitas pessoas entram em depressão.

Depressão é outro assunto bem delicado, se não tratar pode levar ao suicídio.

Isso tudo poderia ser evitado se a sociedade fosse menos hipócrita.

Bruna e Vitória

Nome: Gabriel - Kerlen - Diniz - Bruno

DROGAS

As drogas hoje em dia é um tema muito retratado em meio à sociedade. Varias pessoas começam a usar droga na adolescência ou em qualquer circunstancia de idade. Geralmente, por problemas familiares ou por influências de amigos. Muitos obtêm a escolha de usar ou não, mas mesmo assim é o único caminho fácil para fugir dos problemas e, assim, entram na dependência química.

Tudo pode começar com um cigarro ou maconha. Depois de um certo tempo, a maconha não satisfaz a pessoa e se vai atrás de outras drogas que possam satisfazer seu prazer impulsivo.

As drogas corroem as pessoas com certo tempo de uso, trazendo contigo as consequências de um caminho sem volta: destruindo sua família, seu lar, sua vida profissional, escolaridade, amizades, etc.

E, além desses problemas, acabam morrendo de overdose ou em uma clinica de reabilitação ao deficiente químico.

Alex e Myllena

A sociedade e a juventude

Quando as pessoas vão criticar, elas geralmente falam sobre tudo relacionado à política, saúde, educação, segurança.

É muito fácil criticar, mas será que é só isso que existe para ser criticado?

Há vários temas para refletir: emprego, em que os jovens querem ter sua primeira oportunidade e não conseguem, pois não têm experiência no ramo.

Muitos adolescentes se tornam dependentes de drogas e entram no mundo do crime: roubar para poder comprar mais droga.

Os alunos que estudam em escolas particulares, geralmente, têm melhores empregos. Há vários temas para refletir na sociedade!

Lucas e Roberto

Drogas

Hoje em dia, todo adolescente experimentam drogas em festas, baladas, e por querer se enturmar com os amigos e por influencia de outros.

Em todos locais se encontram produtos químicos que podem afetar a saúde, pessoas usando drogas nas ruas sem policiamento. Isso afeta outros seres humanos; elas se incomodam com isso com o cheiro, etc.

Muitos ficam alterados pelos efeitos de tais drogas, prejudicando o livre arbítrio de outros, perturbando a paz. Algumas pessoas usam drogas procurando o prazer a sós.

A droga se torna um meio de fuga para muitos com problemas pessoais. É preciso não nos deixarmos influenciar por pessoas de conduta negativas, cujos conselhos nos conduzem ao mau caminho.

Além disso, é necessário que nós, os jovens, quando estivermos enfrentando momentos difíceis, procuremos e nos aproximemos de Deus e pessoas sérias e responsáveis, éticas e sábias.

Sociedade de hoje

Irei fazer um pequeno texto criticando a nossa sociedade.

Antigamente, a gente podia dormir com as portas abertas, pois confiávamos uns nos outros. Hoje não podemos nem confiar nos nossos colegas. Nossa sociedade tem mudado muito de um tempo pra cá, como avançando em tecnologias, estudos, etc. Mas, ao mesmo tempo, avançamos e esquecemos das escolas, hospitais, bairros marginalizados pelas autoridades e sem seguranças. Por exemplo, com essa copa que teve, a gente gastou muito dinheiro e não precisávamos. Há outras pessoas que morreram na construção dos estádios. Criticamos a sociedade, pois mesmo que tentemos só olhamos para o avanço e não para o que está acontecendo hoje, tornamo-nos alienados.

Como podemos ver nos noticiários, estamos passando por uma forte crise de falta de água. Por culpa nossa mesmo, pois se economizássemos e não jogássemos lixo no chão e nos rios não estaríamos passando por esse problema. Precisamos nos preocupar com nos mesmos e parar de olhar para o que não vale muito - não estou dizendo que as tecnologias são inúteis; são muito uteis; se usadas corretamente.

Lucas e Pablo

_____________________

Vitória e Thiago

Juventude

Dizem que a juventude de hoje é um caso perdido...

Uma tendência dos mais velhos é esquecer que foram jovens, e o que fizeram em sua juventude. Que sofreram de seus pais as mesmas pressões que fazem sobre seus filhos. Caminha-se para um circulo vicioso.

"Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus.”

"ser jovem é viver a vida sim, seja com responsabilidade ou não, mas sempre com muita intensidade, criatividade e vontade de mudar o que não está legal.

O que nos incomoda, o que é injusto, alguns de formas bem radicais, outros de formas delicadas, mas sempre e na maioria das vezes através da linguagem lúdica. Ser jovem é ter arte de mudar, de inventar.....

Porque: ....Pra ser feliz a gente inventa

Conta piadas no sinal

Fala da vida da formiga

E diz que nada vai dar mal.

E assim nós jovens vamos a luta

A começar por nosso Brasil

Por Políticas Públicas de juventude

que deixe as juventudes mais a mil.”

Thaiane e Michelly

Antigamente ‘’Água’’ era um bem que todos descartavam.

Hoje é um bem que é necessário; ninguém imaginava que ia chegar a hora que a água ia acabar ou fazer falta.

E isso já está acontecendo, muitas cidades não tem água nem para beber. Nunca mais vai voltar a ser como era antes, tem cidades que ainda têm água mais até quando?

Imagina não ter água nem para beber? Nem para tomar banho, lavar uma louça etc. A situação está critica cada vez mais, e há pessoas que não percebem e continuam desperdiçando. Se cada um não tiver uma reflexão sobre isso, vamos acabar ficando sem água de vez, logo-logo.

É fato - o que está acontecendo não é só culpa da população; de uns dois anos pra cá a situação está bem precária.

Sim, agente precisa de água ate mesmo pelo uso de energia, não só pela energia e sim para outras coisas também. A água nunca vai voltar a ser como era antes. Porque para voltar a ser como era antes - precisa chover muito, porque debaixo do nosso solo, está acabando a água e imagina quando acabar de vez? O que será da gente?

Para agente ter o nível de água que tinha no passado, precisa encher todo solo abaixo de nos, ou seja, não teremos águas como tínhamos antes, mais sim podemos melhora isso.

Se cada um fizer sua parte, não faltará tanta a água assim. Então, pense muito bem antes de desperdiçar qualquer pingo de água !

Anderson, Juninho e Wesley

O MUNDO HOJE

Vamos começar falando sobre o amor; se existe amor hoje? Existe o amor entre familiares. Fora já questionamos tudo.

As pessoas matam em nome dos seus deuses, por isso temos outros pensamentos. Sou contra religião hipócrita. A pessoa não precisa servir a ninguém para ser uma boa.

A droga é uma forma de se prejudicar.

A pessoa trabalha o mês inteiro pra comprar o que tem e precisa. E sente que podia ganhar mais e ser mais feliz. E os impostos vêm corroer o valor do salário. E o trabalhador ainda está sujeito a uma aposentadoria medíocre e à violência urbana. E muitos ainda não têm casa...

Infelizmente, há pessoas usando mal o dinheiro. A ilusão de que ele traz felicidade, prazer, poder. Usa-se o poder e o dinheiro para corromper os outros. Busca-se uma vida boa, que não é uma boa vida, ética e da transformação interior e social.

Contudo, o dinheiro se torna um ídolo, uma maldição. Trabalhamos muito para ter dinheiro, com o risco de perder a saúde e os valores para centrá-lo na vida social e profissional. Difícil ter, fácil de se gastar...

Há tanta violência, desigualdade imensa, alagamento de regiões e cidades, falta de água... O brasil não sabe empregar os seus absurdos impostos para o bem público. Tanta corrupção, que mal exemplo dos homens públicos.

Abuso de poder, eleição que ainda colocam políticos corruptos no poder, enquanto o povo continua sofrendo as consequências de tudo isso... De um lado, excesso de desperdício e corrupção milenar; de outro, fome, miséria, salários precários e poucos investimentos sérios na educação, saúde e emprego ...

Muitos jovens confundem sexo com felicidade. Prazer é viver bem. Mas, há quem teima ou não se descobriu para ver a diferença entre felicidade e prazer. Os nossos atos atingem os outros. A gravidez indesejada e relacionamentos precários podem manter a mesmice de uma vida fútil, vagia e sem autoestima. Se tiver sexo e fizer amor fossem o melhor ou único prazer do mundo, as pessoas seriam tão felizes. Mas, não são: AIDS, angústias, falta de orientação e o não sentido da vida fazem parte da rotina de muitos jovens e casais. Não dialogam e não buscam afinidades duradouras, comprometendo a educação dos filhos e o sentido da vida. Não basta reproduzirmos o sistema e colocar outras vidas no mundo, é necessário criar as condições de realização e valor de si e o sentido do outro como alguém como eu...

Se o conjunto da sociedade acreditar e conquistar espaços de trabalho, lazer, educação, saúde, uso responsável dos bens e a distribuição de renda mais ética, menos idolatria ao prazer, ao dinheiro, ao poder, ao sexo, mais senso de valor, de crítica ao desperdício, respeito a todos e à natureza e aos animais, o mundo seria mais interessante, menos extressante: haveria mais trabalho.

http://literaturaparasempree.blogspot.com.br/2015/03/blog-post.html?showComment=1427341261889#c3896401917024008992

Se você não ler não terá a busca e o prazer pela leitura!

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/literatura-romantismo-10-questoes-598467.shtml?rs=p0uA1NvrPp1uA3NvrPp2uA4NvrPp3uA5NvrPp4uA2NvrPp5uA4NvrPp6uA2NvrPp7uA1NvrPp8uA4NvrPp9uA2NvrP&pn=Lstp - http://literaturaparasempree.blogspot.com.br/20
Enviado por J B Pereira em 25/03/2015
Reeditado em 28/03/2015
Código do texto: T5183356
Classificação de conteúdo: seguro