Cidade de Niceia.
Cidade de Niceia.
Jesus Cristo de um simples profeta.
Homem quase comum transformou-se em Deus.
Ário um padre da cidade de Alexandria afirmava que Cristo ao contrário do Pai.
Tinha sido criado por Ele.
Com efeito, teve um início biológico como todo ser humano.
Nossa? Estupefato Nicomedes perguntou a Edjar jamais poderia imaginar que Jesus tornou-se Deus por um decreto.
Respondeu Edjar a Nicomedes, exatamente. Ficou determinado por Constantino que Cristo fora gerado e não criado, com a mesma substancia de Javé, que em grego significa Homooùsion, ou seja, a mesma realidade, substância igual.
Quem questionasse a determinação do concílio de Niceia pagaria com a própria vida. Com medo da punição todos passaram acreditar em Jesus como Deus.
Nicomedes.
Como Cristo era entendido antes do concílio de Niceia?
Edjar fazendo uso de uma expressão em grego, homoioùsion, ou seja de substancia similar, semelhança como homem, todo homem não é imagem e semelhança de Deus, Jesus também era. Jesus passou ser consubstancial ao Pai, essa ideia não havia antes.
Nicomedes.
Qual foi o motivo de Constantino tomar tal atitude?
Edjar justifica meramente política. Constantino filho de um general Romano Constâncio, famoso e forte politicamente, envolveu com uma mulher muito bonita e de vida fácil, cujo nome era Flávia Helena, da qual nasceu Constantino.
Constâncio abandonou Flávia para casar com Teodora a filha do imperador Maximiliano, com objetivo ele Constâncio fazer-se Imperador, sendo que teria o apoio das forças armadas.
Acontece que Constâncio morreu, entretanto, antes o seu filho tinha participado das forças armadas e tinha bom tramite entre os generais, primeiro a serviço de Diocleciano depois de Galério por ultimo a serviço do próprio pai.
Constantino deu um fantástico golpe de Estado e tomou o poder. Para consolidar como imperador buscando fundamento nobre, Constantino casou com Fausta filha do imperador Maximiliano o qual mandou matá-lo.
No entanto, vários outros nobres inclusive os filhos de Maximiliano disputavam o poder, todos desejam o título de Augusto. Eliminados, como a elite política adorava o sol como Deus, Constantino para vingá-los não apenas liberou o culto aos cristãos, mas foi além declarou Jesus como o legitimo Deus da história da humanidade.
A partir desse momento teve os cristãos como grande aliado para se manter no poder.
Nicomedes disse a Edjar, você me encanta com suas explicações, são lógicas e demolidoras.
Formulou Edjar se não fosse um golpe de Estado dado pelo o exercito e a tomada do poder pelo Constantino, ninguém iria sequer saber da existência de Jesus.
Os demais imperadores tinham propósito de aos poucos eliminar todos os cristãos do universo e por um ato de vingança de um imperador golpista o mundo desse modo fabricou o primeiro Deus.
Até aos nossos dias impera na consciência de milhões de pessoas não conhecedora da história. Criou-se uma alma para cada cidadão para justificar a invenção de Deus, o céu e o inferno, o Vaticano a grande instituição detentora do poder de Deus.
Edjar Dias de Vasconcelos.