Como deve ser entendido o positivismo.
Positivismo.
Existem três proposições teóricas metodológicas.
Fundamentais ao desenvolvimento da ciência.
Social.
O que relaciona a respeito com as ideologias.
E utopias.
As visões sociais do mundo.
Valores e posições de classes.
Questões essencialmente políticas.
Ao que se define ao processo científico.
Na linguagem da natureza do espírito.
Como refletiu Dilthey.
De certo modo:
O positivismo.
O Marxismo.
O historicismo.
O que é interessante.
Tais visões se entrecruzam.
Misturam.
Com suas prevalências.
Encontramos posicionamentos.
Epistemológicos.
Que são parcialmente.
Cada uma dessas correntes.
Como então entendermos.
Certos antagonismos.
Isso significa.
Que as correntes não são hermeneuticamente.
Fechadas.
Como muita gente não esclarecida imagina.
Como é difícil o entendimento.
De tais elaborações.
É necessário muita cultura filosófica.
Valores culturais e ideologias.
Nas definições das políticas de Estados.
Nos modelos dos processos civilizatórios.
Vou trabalhar nessa poesia.
O que é apenas o positivismo.
Uma proposta histórica da análise.
Do positivismo.
No uso da dialética marxista.
Uma reflexão crítica epistemologicamente.
Uma análise do positivismo.
Na perspectiva.
Da sua evolução no método histórico social.
O que significa essa análise.
A princípio.
O positivismo se fundamenta por três lógicas.
Erradamente.
A primeira delas:
A mistura com a lógica.
Da ciência da natureza com a ciência do espírito.
Como se fosse à mesma coisa.
Ciências da natureza com ciências do social.
Sua tese fundamental.
A sociedade humana é regulada.
Por leis das ciências naturais.
Como se fossem as mesmas características.
Os mesmos fundamentos de epistemologias.
A segunda tese.
As leis das ciências naturais são invariáveis.
Do mesmo modo as leis das ciências sociais.
A terceira tese:
Qualquer entendimento não depende da vontade.
Essencialmente humana.
Os resultados são os mesmos.
No uso dos mesmos critérios.
Assim como é certo as leis da física.
Da biologia ou da química.
Toda análise de qualquer fenômeno social.
Como as leis são iguais.
Tanto em uma ciência como em outra.
Os procedimentos são iguais.
Existe uma grande harmonia no mundo social.
Do mesmo modo que existe uma harmonia.
No mundo da natureza.
Essa é a ideologia do positivismo.
Como método aplicado as ciências do social.
Desse modo cientificamente.
Os procedimentos para conhecer.
As ciências do social.
São os mesmos para conhecer.
As ciências da natureza.
O que é mais ideológico.
Nesse procedimento epistemológico.
Do mesmo modo.
Que as ciências da natureza.
São objetivas, neutras, livres de juízes de valores.
De ideologias políticas.
As ciências do social devem proceder igualmente.
Segundo o mesmo modelo de objetividade.
O que significa.
Que as ciências do social.
Deve estudar a sociedade.
Com o mesmo espírito de objetividade.
Sem ideologizar fatos políticos.
Não se pode ter juízes de valores.
Livrar de qualquer procedimento ideológico.
No fundo o positivismo quer mesmo.
Que apenas o positivismo possa ter ideologia.
E não outras tendências filosóficas.
Qual é grande desejo da ideologia positivista.
No uso da análise desvinculada.
Com as classes sociais.
Com posições políticas.
Visões utópicas do mundo.
Que apenas o positivismo possa ter ideologia.
Desenvolvendo sua análise em defesa das classes.
Detentoras do poder político e econômico.
Entao a ideia fundamental do positivismo.
Do seu método epistemológico.
A ciência social só pode ser ciência.
Se fizer uso da ideologia positivista.
Aplicada a própria ciência do social.
Eliminando todas as formas de preconceitos.
Sem eliminar o positivismo.
Como preconceito ideológico.
Obs: Vou escrever outros artigos mostrando a história e evolução do positivismo, suas tendências e variáveis em cada tempo histórico, para melhor entendimento dessa variável epistemológica.
Edjar Dias de Vasconcelos.
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