A fantasia de uma ilusão.
A fantasia de uma ilusão.
São tantas.
Não tem escolha.
Nem mesmo princípio.
Apofântico.
Raciocínio a priori.
A ideia é uma fantasia.
Sem ápeiron.
Qual é o significado.
O mundo silencia.
O próprio silêncio
O que deve ser dito.
E que não deve ser entendido.
Diversos caminhos.
Explicações transcendentais.
O mundo é uma mentira.
Quase em todos os aspectos.
Prescientemente.
Negando sempre.
O princípio da identidade.
Sem mnemotécnicismo.
O mundo não é ele mesmo.
Então o que é a sua referência.
Não tem fundamento.
Nada tem lógica.
A não ser o mundo empírico.
Sendo os aspectos práticos.
Define se o que é útil.
O que é bom.
O que causa a felicidade.
Como muito bem.
Explicitou Epicuro.
A unidade do universo.
Tudo está em tudo.
Como pensou.
Anaxágoras.
Mas o mundo.
É a sua escuridão.
Permanentemente.
Mesmo tendo.
Sua origem.
No gelo.
O princípio da incausabilidade.
Muita loucura.
O que devo dizer.
Se não sei seus cofatoriais.
Tales de Mileto.
Tinha razão.
A origem de tudo.
Resultou da água.
Mas como a mesma.
Surgiu.
Dentro da imensidão.
Vazia.
Desértica.
Escura.
E com a ausência.
De qualquer possibilidade.
De energia.
Então o mundo.
Todos os cosmos.
Eram suas negações.
Esse princípio.
Não caberia na linguagem.
De Tales de Mileto.
Muito menos de Platão.
Aristóteles.
Até mesmo Descartes.
Ou Darwin.
Werner Heisenberger.
O mundo é o mundo.
Mas seu princípio.
É exatamente o nada.
Todos os seres.
São vítimas do mundo.
Não temos poder.
Sobre nós.
Somos presas.
Da natureza.
Ou das Instituições.
Políticas.
Medo.
Medo.
Medo.
O homem é o lobo.
Dele mesmo.
Investido pela ordem.
O poder está na ideologia.
Não existe direito.
Natural.
Todo direito é artificial.
Ideológico.
Do mesmo modo.
As concepções culturais.
Convencionalidades.
Apenas o mundo empírico.
Tem alguma validade.
Para vida do homem.
Mas a essência de tudo.
Em última instância.
Não tem nenhum fundamento.
A vida mesmo sendo real.
É um imenso vazio.
Do mesmo modo a linguagem.
Isso porque a mesma não consegue.
Falar de uma única verdade possível.
Que significa.
O fundamento primário.
A substancialidade da inexistência.
O lastro fundamental.
O que não é percebível.
Posso dizer desse modo.
Mas a intuição da intercepção.
O que posso refletir.
Que antes da existência.
De qualquer átomo.
A única existência.
Era um imenso vazio.
Escuro.
Desértico.
E frio.
Esse é o princípio fundamental.
Da incausabilidade.
De onde tudo surgiu.
Condensado na formação.
Da água.
Motivo pelo qual.
Tales de Mileto.
Estava absolutamente certo.
Edjar Dias de vasconcelos.