Como Aprender Ensinar Competências.

Como aprender ensinar competências.

Antônio Zabala.

Mestre da Pedagogia.

Desenvolve um trabalho.

Com objetivo de oferecer instrumentos.

Que ajudem os professores interpretarem.

A realidade.

Ao mesmo tempo compreender.

O que acontece em sala de aula.

Para melhor desenvolver o que se deve fazer.

Tomar as medidas certas.

Visando objetivar o funcionamento pedagógico.

Revisar sempre o que foi ensinado.

O que de certo modo não está claro.

Para o aluno.

A prática educacional.

Exige análise objetiva.

Consiste em fazer o professor ser.

Exatamente competente naquilo que deve.

Ser ensinado.

O que significa proceder como bom professor.

Portanto, o mesmo deve ter domínio.

Dos processos de sínteses.

O que se chama pedagogicamente.

De competência adquirida.

Ninguém é bom professor sem o saber.

Constituído.

O trabalho é impedido.

Na medida em que os alunos perceberem.

A ignorância do professor.

A Pedagogia é desenvolvida mediante.

O conhecimento e a experiência.

São diversas variáveis do saber.

Conhecê-las permitirá o professor.

Planejar o projeto pedagógico.

Portanto, é fundamental a avaliação.

Para a retomada da elaboração do saber.

Necessário à defesa do conjunto das atividades.

Definidas e estruturadas.

Para efetivação dos objetivos.

Como fundamento do início, meio e fim.

A ordem sequencial das atividades pedagógicas.

Com conhecimento de cátedra.

Entender o mecanismo.

Das lógicas sequenciais.

Definindo o mecanismo.

Na lógica do papel do professor.

E sua relação com os alunos.

Como devem ser organizadas as aulas.

A exposição dos conteúdos.

O uso do material didático.

As dificuldades normais.

As perspectivas curriculares.

Papel da avaliação.

A pergunta fundamental.

Para que educar.

O fundamento da epistemologia.

A função do saber e sua relação.

Com o papel das disciplinas.

A função social e política.

Com o mecanismo.

Do ensino aprendizagem.

A função do professor.

É determinar os objetivos.

Da educação.

Objetivar as capacidades.

Para o desenvolvimento dos alunos.

A no uso técnico da cognição.

Na busca da autonomia pessoal.

No atendimento a lógica.

Atual do campo social.

Atendimento a lógica do campo social.

Aplicação da epistemologia política.

Toda forma de fundamento se dá.

Naturalmente no campo epistemológico.

Constituído na seguinte interrogação.

O que se deve saber? O que se deve fazer.

A terceira perspectiva.

O que deve ser.

Desse modo propõe como saída.

A formação integral do professor.

A natureza dos diversos conteúdos.

Zabala ensina que não é possível ensinar nada.

Sem considerar como referência alguma coisa.

As diversas naturezas do saber.

No desenvolvimento da aprendizagem.

O professor deve levar em consideração.

As diversidades dos alunos.

O modelo de estruturação.

Para a formação dos caminhos.

Da formação da lógica pedagógica.

Em defesa do mecanismo do ensino.

O critério do desenvolvimento.

Do ensino aprendizagem.

Serão sempre os conhecimentos prévios.

De cada aluno.

Zabala é um construtivista.

Defende a natureza das complexidades.

Dentro de o mecanismo do ensino saber.

Constituído.

O aluno terá que ajudar no estabelecimento.

Da prática elaborada.

Na ação construtivista.

O aluno não poderá deixar de ser.

Protagonista na construção do saber.

A natureza da dialética do entendimento.

Desenvolve o movimento pedagógico.

Passando por diversas etapas complementares.

Desenvolvendo atividade mental do aluno.

Até chegar a formulação do entendimento.

Puramente lógico.

O entendimento das relações factuais.

Situações dadas.

Aos fenômenos reais.

Situados nas realidades singulares.

Os alunos compreendendo os modelos.

De análises.

As equações de cidadania.

O uso da linguagem.

Nos processos de construção.

O processo das sínteses.

O mundo das significações.

As representações da realidade.

As formulações de causa e efeito.

No caminho do mundo empírico.

Na constante interpretação epistemológica.

Como sujeito real por parte do aluno.

Na compreensão do objeto.

Diferente da interpretação em relação.

A teoria da compreensão.

O que possibilita a interpretação.

De um objeto.

É o caráter relativo do campo da subjetividade.

O que é exclusivamente.

Do método pedagógico interdisciplinar.

O campo da compreensão.

Muito diferente.

Pertence ao mundo das ciências.

Naturais.

Atende a pedagogia transdisciplinar.

Compreende apenas os objetos.

Da objetividade.

O que não admite a interpretação.

Compete ao professor entender.

Todas as complexidades.

O que significa a impossibilidade.

No desenvolvimento da prática pedagógica.

Com baixa qualificação cultural.

A pedagogia não é uma questão de método.

Pois envolvem complexidades.

Domínio de todas as variáveis possíveis.

No domínio do mecanismo da construção.

Do saber epistemológico.

Edjar Dias de Vasconcelos.