Como Aprender Ensinar Competências.
Como aprender ensinar competências.
Antônio Zabala.
Mestre da Pedagogia.
Desenvolve um trabalho.
Com objetivo de oferecer instrumentos.
Que ajudem os professores interpretarem.
A realidade.
Ao mesmo tempo compreender.
O que acontece em sala de aula.
Para melhor desenvolver o que se deve fazer.
Tomar as medidas certas.
Visando objetivar o funcionamento pedagógico.
Revisar sempre o que foi ensinado.
O que de certo modo não está claro.
Para o aluno.
A prática educacional.
Exige análise objetiva.
Consiste em fazer o professor ser.
Exatamente competente naquilo que deve.
Ser ensinado.
O que significa proceder como bom professor.
Portanto, o mesmo deve ter domínio.
Dos processos de sínteses.
O que se chama pedagogicamente.
De competência adquirida.
Ninguém é bom professor sem o saber.
Constituído.
O trabalho é impedido.
Na medida em que os alunos perceberem.
A ignorância do professor.
A Pedagogia é desenvolvida mediante.
O conhecimento e a experiência.
São diversas variáveis do saber.
Conhecê-las permitirá o professor.
Planejar o projeto pedagógico.
Portanto, é fundamental a avaliação.
Para a retomada da elaboração do saber.
Necessário à defesa do conjunto das atividades.
Definidas e estruturadas.
Para efetivação dos objetivos.
Como fundamento do início, meio e fim.
A ordem sequencial das atividades pedagógicas.
Com conhecimento de cátedra.
Entender o mecanismo.
Das lógicas sequenciais.
Definindo o mecanismo.
Na lógica do papel do professor.
E sua relação com os alunos.
Como devem ser organizadas as aulas.
A exposição dos conteúdos.
O uso do material didático.
As dificuldades normais.
As perspectivas curriculares.
Papel da avaliação.
A pergunta fundamental.
Para que educar.
O fundamento da epistemologia.
A função do saber e sua relação.
Com o papel das disciplinas.
A função social e política.
Com o mecanismo.
Do ensino aprendizagem.
A função do professor.
É determinar os objetivos.
Da educação.
Objetivar as capacidades.
Para o desenvolvimento dos alunos.
A no uso técnico da cognição.
Na busca da autonomia pessoal.
No atendimento a lógica.
Atual do campo social.
Atendimento a lógica do campo social.
Aplicação da epistemologia política.
Toda forma de fundamento se dá.
Naturalmente no campo epistemológico.
Constituído na seguinte interrogação.
O que se deve saber? O que se deve fazer.
A terceira perspectiva.
O que deve ser.
Desse modo propõe como saída.
A formação integral do professor.
A natureza dos diversos conteúdos.
Zabala ensina que não é possível ensinar nada.
Sem considerar como referência alguma coisa.
As diversas naturezas do saber.
No desenvolvimento da aprendizagem.
O professor deve levar em consideração.
As diversidades dos alunos.
O modelo de estruturação.
Para a formação dos caminhos.
Da formação da lógica pedagógica.
Em defesa do mecanismo do ensino.
O critério do desenvolvimento.
Do ensino aprendizagem.
Serão sempre os conhecimentos prévios.
De cada aluno.
Zabala é um construtivista.
Defende a natureza das complexidades.
Dentro de o mecanismo do ensino saber.
Constituído.
O aluno terá que ajudar no estabelecimento.
Da prática elaborada.
Na ação construtivista.
O aluno não poderá deixar de ser.
Protagonista na construção do saber.
A natureza da dialética do entendimento.
Desenvolve o movimento pedagógico.
Passando por diversas etapas complementares.
Desenvolvendo atividade mental do aluno.
Até chegar a formulação do entendimento.
Puramente lógico.
O entendimento das relações factuais.
Situações dadas.
Aos fenômenos reais.
Situados nas realidades singulares.
Os alunos compreendendo os modelos.
De análises.
As equações de cidadania.
O uso da linguagem.
Nos processos de construção.
O processo das sínteses.
O mundo das significações.
As representações da realidade.
As formulações de causa e efeito.
No caminho do mundo empírico.
Na constante interpretação epistemológica.
Como sujeito real por parte do aluno.
Na compreensão do objeto.
Diferente da interpretação em relação.
A teoria da compreensão.
O que possibilita a interpretação.
De um objeto.
É o caráter relativo do campo da subjetividade.
O que é exclusivamente.
Do método pedagógico interdisciplinar.
O campo da compreensão.
Muito diferente.
Pertence ao mundo das ciências.
Naturais.
Atende a pedagogia transdisciplinar.
Compreende apenas os objetos.
Da objetividade.
O que não admite a interpretação.
Compete ao professor entender.
Todas as complexidades.
O que significa a impossibilidade.
No desenvolvimento da prática pedagógica.
Com baixa qualificação cultural.
A pedagogia não é uma questão de método.
Pois envolvem complexidades.
Domínio de todas as variáveis possíveis.
No domínio do mecanismo da construção.
Do saber epistemológico.
Edjar Dias de Vasconcelos.