A Natureza das Ideologias Multiculturais.
A sociedade brasileira.
Toda ela é determinada.
Pelo aspecto Multicultural.
São diferenças fundamentais.
Quando ideologizadas.
Destrói a construção.
De um projeto pedagógico.
Comum.
O autor mostra que os insights.
Da teoria curricular crítica.
As contribuições da teoria.
Social e cultural contemporânea.
Quando se age por ideologias.
Ou preconceitos.
Prejudicam as estratégias pedagógicas.
Decorrentes dessas visões.
Autor aborda a importância.
Do multiculturalismo.
Empregada com a finalidade.
Para mostrar o caráter.
Multidisciplinar.
Quando todo objeto em estudo.
Tem na organização de um sistema.
Na defesa das relações lógicas.
E psicológicas.
O multicultural faz parte.
Da multidisciplinaridade
O caráter social e político.
Das relações de poder.
Cumpre papel preponderante.
Ao conduzir indivíduos e situações.
Para a realidade cultural.
O multiculturalismo corresponde.
A natureza da resposta.
Para Moreira a cultura assume.
Atitude de relevo na estrutura.
Da organização da sociedade.
Como a constituição de novos.
Autores fazendo com que a revolução.
Naturalmente cultural.
Faça parte da realidade.
Sócia, política e econômica.
Ao analisar as questões culturais.
Deparamos com a diversidade.
Das culturas.
No interior do Brasil e do mundo.
Ao mesmo tempo a diversidade cultural.
Revela tendências de homogeneidade.
Por meio da comunicação de massa.
O autor mostra que existe um lado.
Muito bom da diversidade cultural.
O estímulo ao respeito à tolerância.
Sobretudo, a convivência.
Mostra que o pressuposto das diferenças.
Não se resolve apenas pela aceitação.
Mas pelo reconhecimento.
Qual a saída a essa perspectiva.
É necessário evitar uma nova apartheid.
O esfacelamento dos projetos em comum.
A única saída é o diálogo permanente.
A superação das divergências.
Aproximação entre as diferenças.
Ele entende que o multiculturalismo.
Está sendo incorporado nas propostas.
Pedagógicas.
Os professores precisam compreender.
As diferenças.
Por meio do dialogo como estratégia.
Para o desenvolvimento do projeto.
Pedagógico.
A diferença de cultura e multiculturalismo.
Apoiado na ideia de Tomaz Tadeu da Silva.
A relação da estrutura discursiva.
E dos sistemas de representação.
As relações de poder.
A mecanicidade da funcionalidade.
Dessa dialética.
Dentro do currículo e das estratégias.
Pedagógicas.
Abordar essa questão do ponto de vista.
Da identidade e da diferença.
Diante da teorização cultural.
Propõe o abandono da perspectiva.
Monocultural.
O diálogo deve reconhecer o discurso do outro.
A sua cultura e seus significados de ação.
O valor multicultural é fundamental.
Defende o papel dos sujeitos mediadores.
Normalmente são os professores.
Que ajudarão os alunos a entenderem as diferenças.
Entre eles mesmos.
Presentes na escola e na sociedade.
Ajudando ao entendimento de questões.
Como o universalismo e o relativismo.
Entre outras epistemologias.
O dialogo é visto para Moreira.
Como instrumento.
Serviço da democratização.
Da escola e da sociedade.
Na criação de consensos culturais.
Cognitivos.
Na eliminação da diferenças.
O autor apresenta a proposta da pedagogia.
Do impenetrável.
De Elizabeth Ellsworth.
A intenção e compartilhar pontos comuns.
A respeito da opressão.
O autor defende uma educação. multicultural.
Em duas vertentes culturais.
O pós-moderno e o pós-estrutural.
Atrelados a defesa da tolerância.
Em um permanente discurso multicultural.
Articulado com a pedagogia. Interdisciplinar.
Ele acredita na necessidade do enriquecimento.
Das teorizações as práticas com a finalidade.
De desestabilizar e renovar.
O modo como reagimos.
Aos desafios e as diferenças.
Pelo caminho do pluralismo.
Na modificação.
Da sociedade contemporânea.
Edjar Dias de Vasconcelos.