A Natureza das Ideologias Multiculturais.

A sociedade brasileira.

Toda ela é determinada.

Pelo aspecto Multicultural.

São diferenças fundamentais.

Quando ideologizadas.

Destrói a construção.

De um projeto pedagógico.

Comum.

O autor mostra que os insights.

Da teoria curricular crítica.

As contribuições da teoria.

Social e cultural contemporânea.

Quando se age por ideologias.

Ou preconceitos.

Prejudicam as estratégias pedagógicas.

Decorrentes dessas visões.

Autor aborda a importância.

Do multiculturalismo.

Empregada com a finalidade.

Para mostrar o caráter.

Multidisciplinar.

Quando todo objeto em estudo.

Tem na organização de um sistema.

Na defesa das relações lógicas.

E psicológicas.

O multicultural faz parte.

Da multidisciplinaridade

O caráter social e político.

Das relações de poder.

Cumpre papel preponderante.

Ao conduzir indivíduos e situações.

Para a realidade cultural.

O multiculturalismo corresponde.

A natureza da resposta.

Para Moreira a cultura assume.

Atitude de relevo na estrutura.

Da organização da sociedade.

Como a constituição de novos.

Autores fazendo com que a revolução.

Naturalmente cultural.

Faça parte da realidade.

Sócia, política e econômica.

Ao analisar as questões culturais.

Deparamos com a diversidade.

Das culturas.

No interior do Brasil e do mundo.

Ao mesmo tempo a diversidade cultural.

Revela tendências de homogeneidade.

Por meio da comunicação de massa.

O autor mostra que existe um lado.

Muito bom da diversidade cultural.

O estímulo ao respeito à tolerância.

Sobretudo, a convivência.

Mostra que o pressuposto das diferenças.

Não se resolve apenas pela aceitação.

Mas pelo reconhecimento.

Qual a saída a essa perspectiva.

É necessário evitar uma nova apartheid.

O esfacelamento dos projetos em comum.

A única saída é o diálogo permanente.

A superação das divergências.

Aproximação entre as diferenças.

Ele entende que o multiculturalismo.

Está sendo incorporado nas propostas.

Pedagógicas.

Os professores precisam compreender.

As diferenças.

Por meio do dialogo como estratégia.

Para o desenvolvimento do projeto.

Pedagógico.

A diferença de cultura e multiculturalismo.

Apoiado na ideia de Tomaz Tadeu da Silva.

A relação da estrutura discursiva.

E dos sistemas de representação.

As relações de poder.

A mecanicidade da funcionalidade.

Dessa dialética.

Dentro do currículo e das estratégias.

Pedagógicas.

Abordar essa questão do ponto de vista.

Da identidade e da diferença.

Diante da teorização cultural.

Propõe o abandono da perspectiva.

Monocultural.

O diálogo deve reconhecer o discurso do outro.

A sua cultura e seus significados de ação.

O valor multicultural é fundamental.

Defende o papel dos sujeitos mediadores.

Normalmente são os professores.

Que ajudarão os alunos a entenderem as diferenças.

Entre eles mesmos.

Presentes na escola e na sociedade.

Ajudando ao entendimento de questões.

Como o universalismo e o relativismo.

Entre outras epistemologias.

O dialogo é visto para Moreira.

Como instrumento.

Serviço da democratização.

Da escola e da sociedade.

Na criação de consensos culturais.

Cognitivos.

Na eliminação da diferenças.

O autor apresenta a proposta da pedagogia.

Do impenetrável.

De Elizabeth Ellsworth.

A intenção e compartilhar pontos comuns.

A respeito da opressão.

O autor defende uma educação. multicultural.

Em duas vertentes culturais.

O pós-moderno e o pós-estrutural.

Atrelados a defesa da tolerância.

Em um permanente discurso multicultural.

Articulado com a pedagogia. Interdisciplinar.

Ele acredita na necessidade do enriquecimento.

Das teorizações as práticas com a finalidade.

De desestabilizar e renovar.

O modo como reagimos.

Aos desafios e as diferenças.

Pelo caminho do pluralismo.

Na modificação.

Da sociedade contemporânea.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/11/2013
Reeditado em 03/02/2015
Código do texto: T4558976
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