DEUSES TEMPORÁRIOS & MAIS
deuses temporários i (27 mar 11)
em meu sonho, o mundo se dissolve,
abandonado pela gravidade:
lanço cordas à lua e minha cidade,
juntamente com a atmosfera que a envolve,
é sustentada íntegra e revolve
pelo espaço sideral, em opacidade,
enquanto a terra, na autenticidade
fragmentada, em rotação se volve.
quanta tolice escrevo diariamente!
riscas de sangue escorrendo pela mão
e já duvido que seja inspiração,
porém obsessão, inteiramente,
a me enroscar nas dobras de um padrão
NESSE HISTOGRAMA SUTIL DA compulsão.
deuses temporários ii
em meu sonho, o acordar é permanente,
muito mais claro que durante o dia.
é mais difícil nutrir a fantasia
quando a exigência diária é mais premente.
tenho cidades a que vou frequente,
mil pessoas com quem vivo em harmonia
muito bem nos conhecemos; a elegia
é que, no instante da lucidez nascente,
recordo ainda os rostos, mas os nomes
minha memória inteira menoscaba,
pois não são rostos que encontre no presente,
talvez criados somente por minhas fomes,
JÁ QUE sabemos que na vida tudo acaba,
porém vivemos qual se fORA permanente.
DEUSES TEMPORÁRIOS III
VAIDADES E ILUSÕES MOSTRAM APENAS
DO ORGULHO HUMANO SUA INUTILIDADE.
TUDO QUANTO OBTEMOS, NA VERDADE,
DESAPARECE DE SÚBITO, QUANDO AS CENAS
DAS PEÇAS QUE MONTAMOS, ÀS DEZENAS,
SÃO ENCERRADAS COM FINALIDADE,
NO TROAR DAS PALMAS DA MORTALIDADE:
O PANO CAI E FICAM AS ALFENAS,
QUE OUTROS ATORES LOGO EMPREGARÃO,
EM TEMPORÁRIO BRILHO FLUORESCENTE:
CASULOS INCONSCIENTES NESSAS TEIAS,
QUE CEDO OU TARDE, TAMBÉM SE ROMPERÃO
E RESTA APENAS A CARCASSA IRIDESCENTE
DA PORTENTOSA MORTE DAS BALEIAS.
PASSAMANARIA I (5 abr 11)
Quando chegou, consigo trouxe o sol
e, na penumbra noturna desse outono,
as plagas percorreu de todo o sono,
aclimatado em gorjeios de arrebol.
Quando chegou, seus olhos de farol
brilharam na canção que ainda entono,
seu corpo inteiro do meu tornou-se dono
e derreteu-me como o ouro no crisol.
Mas quando pálida brotava a madrugada,
deixou os meus lençóis, já satisfeita,
vestiu-se e, de apressada, me abraçou.
E sem olhar atrás, desceu a escada.
E enquanto o Sol todo o horizonte azeita,
meu próprio sol no quarto se apagou.
PASSAMANARIA II
Horas depois, acordando estremunhado,
só encontrei os cabelos que esquecera
no travesseiro e à minha cabeceira,
como evidência de não ter sonhado...
Guardei esses cabelos com cuidado,
(apenas fios reluzentes concedera,
nos filamentos da vida que se esgueira),
depois de tê-los pelos lábios perpassado.
E até o ponto em que a memória alcança,
entre as páginas da Bíblia conservados,
foram minha prece e minha religião.
Houve outras ocasiões da antiga dança,
mas esses fios ficaram consagrados,
como as franjas de uma estola de paixão.
PASSAMANARIA III
Ela passou por mim, pois tudo passa:
seguiu os seus caminhos, devagar,
porém segura e sem olhar atrás.
Dentro da alma deixou marca de traça.
Mas da primeira noite a pura graça
ainda me acompanha, a sussurrar
recordações que só a saudade traz,
na calidez que ainda me encompassa.
E quando eu abro a Bíblia, por motivo
qualquer e nela faço uma leitura,
abrem-se as páginas em que guardei os fios
e tudo então me retorna, redivivo,
da liturgia a comunhão mais pura,
no sacramento de meus antigos cios.
CAMA FLUTUANTE I (9 abr 11)
Que existem outras explicações bem sei,
provavelmente mais certas do que a minha.
Mas para versos só me servem de bainha
essas quimeras que eu mesmo fantasiei.
Conheço o fluxo que de lágrimas chorei,
lambi o sal das que verteu minha rainha.
Mas de todo o pranto humano a ladainha
eu imagino, mas não vivenciarei...
Deste modo, ao olhar "Cama Flutuante",
não me interessa o que Frida quis dizer,
nem os motivos por que o quadro pintou.
Somente sei do sonho delirante,
que em mim gerou e logo fez crescer
o som do sino que em minhalma badalou.
CAMA FLUTUANTE II
A seu redor há fetos incompletos;
pélvis rachada, pois sofrera um acidente,
cujas sequelas experimentou frequente,
nessa sua vida de incompletos fetos.
Sem proteção de deuses ou de tetos,
ela flutua em posição jacente,
bem definido o púbis redolente,
como o horizonte de estranhos objetos.
Por mais onírica que pareça essa pintura,
só representa a sua vivência pura,
transmutada em catarse emocional,
enquanto os vultos que essa água espelha
não têm correspondência e só de esguelha,
lhes consigo imaginar o original.
CAMA FLUTUANTE III
E vejo a forma com que se revelou
a Frida Kahlo, por meio da pintura.
Do seu destino enfrentando a força escura,
que em livre-arbítrio plenamente dominou.
Essa cama em que flutua revelou
o amniótico despontar dessa lisura.
Amarelas essas águas, chama pura
de quanto a vida ingrata lhe mostrou.
E esses adornos que a rodeiam, afinal,
cada um preso por cordão umbilical,
são fios de sangue por ela derramados.
São avatares que desencarnou
do inconsciente que lhe despertou,
como filhos que jamais foram gerados.
AS PUNHALADAS DE FRIDA I (10 abr 11)
Em toda a obra da grande Frida Kahlo
se possa achar talvez mais inquietante
esta figura do homem triunfante,
em sua tradicional pose de galo...
Sobre o cadáver ainda palpitante
de sua mulher, após apunhalá-lo,
usada a adaga no lugar do falo,
seu sangue a observar expectante...
Eu, por enquanto, não matei ninguém,
por mais que seja eu mesmo passional:
é de forma diferente que me insiro.
Mas reconheço que fazer amor com quem
derrama ainda seu fluxo menstrual,
até me enquadra em certo tipo de vampiro...
AS PUNHALADAS DE FRIDA II
Que tudo quanto é humano me pertence
já repeti mil vezes: é o lema de Aretino.
Portanto, esse punhal de bico fino,
por mais que eu mesmo de oposta forma pense,
também é meu e a repugnância vence.
O livre-arbítrio determina meu destino,
mas sou o cadáver e quem lhe toca o sino
e não posso impedir que em mim se adense
todo o bem e todo o mal da humanidade,
que, em parte, meu arbítrio determinam.
E desse modo, eu sinto as punhaladas
e é meu pulso que tem ferocidade
e são meus dedos que o pincel empinam
contra a moldura as manchas encarnadas.
AS PUNHALADAS DE FRIDA III
Diz a faixa: "São apenas uns furinhos..."
Nela se espelha a condição humana.
A pomba branca à negra pomba irmana:
são necessários esses dois biquinhos
para que o dístico flutue. São mesquinhos,
sem dúvida, os dizeres que proclama,
mas é uma faixa de presépio insana.
O "Glória a Deus nas Alturas" dos anjinhos
também flutua sobre a manjedoura
e São José vigia sobre a vida...
Este é o vigia da morte e seu destino
a condição humana não desdoura.
Só uma pergunta me leva de vencida:
quem lavará a camisa do assassino...?