Mato Grosso
Foi amor à primeira vista
No breve momento de um sobrevoo
Um céu invertido, de verde e mais cores
Ali naquele mato
Um mar de folhagens
Entremeado de flores
Esse é o grosso dos matagais
Pintado de amores
Registro de tantas eras ancestrais.
O Estado do Mato Grosso tem como peculiaridade acolher em seu território três dos mais importantes ecossistemas brasileiros: o Cerrado, a Floresta Amazônica e o Pantanal. Ao mesmo tempo, é no Mato Grosso que estão as nascentes das duas maiores bacias hidrográficas do continente: a amazônica e a platina. Com tais atributos naturais, o estado apresenta uma ampla diversidade de paisagens e de espécies de fauna e flora, com alta incidência de endemismo, ou seja, de espécies encontradas apenas em sua região.
O Cerrado cobre uma área de aproximadamente 2.000.000 km2 quase o tamanho da Europa ocidental e devido à grande biodiversidade de plantas e endemismo é considerada a Savana mais rica do Planeta. Vários dos maiores rios brasileiros nascem nesta área de grande importância ecológica e de grande beleza.
A Amazônia só pode ser descrita em superlativos. Cobre uma área de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados sendo que 80% está em território brasileiro e esses espalhados em 8 Estados, sendo um deles o Estado de Mato Grosso. Esta floresta tropical é considerada a maior e mais intacta no mundo, com milhares de rios que respondem por 20% da água doce do Planeta.
O Pantanal é uma enorme planície alagável, situada no Centro do Continente Sul Americano, com aproximadamente 130.000 km2 no Brasil. Considerado o principal Santuário Ecológico das Américas, com um grande número de mamíferos, pássaros, répteis, de fácil visualização, para o deleite de fotógrafos e amantes da vida selvagem.
Fonte:https://www.ciaeco.tur.br/brasil/amazonas/amazonia/tres+ecossistemas+-+8+dias.html, em 21/09/21
Fonte:https://www.visiteobrasil.com.br/centro-oeste/mato-grosso/ecoturismo/conheca/ecossistemas-brasileiros, em 21/09/21