Em terras do sul ,lá está linda exuberante.
Flores,hortênsias roxas, leque que se abre.
Com cores vivas ao sol pétala brilhante.
Contorna e em margem de rio cobre.
Flor de oriente ,cultivada arte nobre.
Símbolo da famosa Gramado,cidade luz.
Na cor lilás,rosea,vermelha ou branca.
Pétala por pétala em buquê ao sol reluz.
Como bordadura em vasos e quintais plantada.
Em Pampas,exótica , em cantos se destaca.
Flora em estaca e por espaço se espalha.
Na primavera e verão ,vasto cordão.
Margea por estrada ,como muro na mata entalha.
Destaca-se entre flores ,parecendo um medalhão
Encanta ,copiosa vegetação vinda da China e Japão.
regina ferreirinha
Obs…
Região das Hortênsias é uma comarca turística do do RGS. As cidades que a compõem são Gramado,Canela,Nova Petrópolis , ligadas por uma das estradas mais belas do país. A região é de colonização predominantemente alemã e clima invernal frio. A arquitetura enxaimel, os festivais locais, a possibilidade de neve e a farta culinária típica são suas principais atrações.
A flor que dá nome a toda a região é a hortênsia. O primeiro em plantá-la na área foi Oscar Knorr, uma dos vizinhos mais tradicionais da cidade de Gramado. Aos poucos, a moda dos jardins das hortênsias pegou e foi ganhando jardins privados, praças, ruas e estradas. A cor tipicamente azul das flores deve-se à grande quantia de ferro no solo da Serra Gaúcha.
Hoje em dia a região das hortênsias é o principal destino turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais visitados por turistas de todo o Brasil. Há uma grande quantia de hotéis, pousadas e cabanas, além de requintados restaurantes que oferecem cozinha alemã, suiça, italiana ( café colonial) A região também é conhecida pela produção de sapatos, roupa de couro, malharias, móveis, chocolate e artesanato. Também é procurada por pessoas que gostam do ecoturismo, pois possui mata nativa de araucárias., riachos cristalinos, cachoeiras, serras, vales e canyons.(wikipédia)