JOE COMETA

JOE COMETA
Miguel Carqueija

Joe Cometa é o meu nome,
sou um grande detetive:
mesmo assim eu passo fome,
pois fartura nunca tive!

E lá na delegacia
sou o único honesto,
sempre segui esta via
e ainda acham que eu não presto!

Minha namorada implica,
quando é que vamos casar?
Só posso dar esta dica:
quando o cachorro miar!

Pois aqui no meu barraco
vivendo desse salário
pra comer só tenho um naco
e um guaraná no armário!


Mas sou muito elegante,
e sempre mantenho a linha;
nunca fico um elefante,
não tenho nem gordurinha!

Não precisa se espantar,
eu te explico num instante:
com a fome a me esfomear
sou um esqueleto ambulante!

Mesmo prendendo o bandido
vivo entrando pelo cano:
e assim mesmo sou tido
um herói norte-americano!

Exausto e esfomeado
em casa acendo minha vela,
esqueço que fui baleado
e ponho o angú na tijela!

Enquanto isso no apê
de luxo com sua família
meu chefe come um pavê
e eu vou seguindo minha trilha!

Pois sou um obstinado,
nem a fome me detém:
prendo o bandido malvado
mas me tratam com desdém!

E este é o destino bisonho
de quem tem honestidade:
que um dia isto mude é o sonho
de um guardião da cidade!


Rio de Janeiro, 2 de agosto de 2016.




NOTA: Joe Cometa (no original, Fearless Fosdick) é um detetive criando em 1942 nos quadrinhos de Al Capp (desenhista norte-americano), as tiras de Lil Abner (Ferdinando, ou seja, a Família Buscapé). Numa metalinguagem, Capp fazia uma história dentro da história. Ferdinando, caipira de Brejo Seco, era vidrado no Joe Cometa, a quem considerava o maior herói norte-americano de todos os tempos, assim, de vez em quando as sequências de Brejo Seco eram interrompidas quando ele parava para ler as tirinhas. Entrava então um episódio de Joe Cometa, na verdade uma caricatura do Dick Tracy. Cometa também tinha uma cara quadrada e era sisudo; mas diferente do outro, era paupérrimo, esquelético e quase maltrapilho, consequência do baixo salário que recebia. Fica claro nessa HQ que Cometa era o único policial honesto da delegacia; todos os demais, a começar pelo delegado, eram corruptos. Cometa chegava a ser uma pedra no sapato do delegado, e mesmo faminto seus métodos eram tipo “tolerância zero”; não tinha nenhum escrúpulo em matar os bandidos, e com frequência aparecia com buracos de bala no corpo. Uma vez ele matou toda a quadrilha de um chefão, o Carne Dura, que, furioso, exigiu providências do delegado, sujeito altamente corrupto. A solução foi aposentar Cometa, falsificando os documentos para que constasse ter ele alcançado os 65 anos (como o detetive tenta alegar, tinha só 38 e meio). O resto do episódio Cometa tenta desesperadamente provar que não tem 65 anos.
Ele também tinha uma namorada feia, mal-amada e mal-humorada, com quem nunca resolvia casar. Certa vez ela reclamou que, quando ele a visitava, ela apagava a luz e Cometa, em vez de correr para os seus braços, corria para a geladeira...
Al Capp sabia fazer críticas ácidas e impiedosas ao sistema. Ele se aposentou em 1977 e morreu em 1979. Ninguém assumiu a série de Lil Abner, pois Capp era dono de estilo único. Pelo que recordo, foi dito que ninguém teria coragem de assumir a franquia.



imagem google