SINTO ORGULHO DE MIM

Sinto orgulho de mim por ter sido fiel à instituição a que pertenço, por acreditar na justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este meu povo varonil enveredar pelo caminho da honestidade e da honra.

Sinto orgulho de mim por ter feito parte de uma era que lutou e luta pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos nossos filhos, a simples e sonhada esperança da virtude pela honra, a crença da sensatez no julgamento da verdade, a ética com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o "próximo" para que seja feliz a qualquer custo, buscando a tal "felicidade" em caminhos eivados de respeito para com o seu próximo.

Tenho orgulho de mim, pela capacidade de saber ouvir, sem despejar meu verbo, por abominar desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, pela capacidade de reconhecer um erro cometido, pela coragem de não aceitar e condenar atos criminosos, pela conservação da posição de sempre "pela capacidade” de voltar atrás e mudar para melhor.

Tenho orgulho de mim, pois faço parte de um povo que não desiste nunca, que envereda por caminhos os quais são correto e honesto.

Tenho orgulho da minha potência, da minha garra, da minha disposição de suplantar o cansaço.

Tenho para onde ir, mas ficarei aqui neste meu chão, sempre vibrando ao ouvir meu Hino e sem usar a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado do orgulho que sinto de mim, tenho tanto orgulho de ti, povo brasileiro!

Rubens Lima

"De tanto ver naufragar as nulidades, de tanto ver minimizar a desonra, de tanto ver prosperar a justiça, de tanto ver diminuir se os poderes nas mãos dos maus, o brasileiro se regozija com a presença da virtude, orgulha-se da honra, e tem certeza de que vale à pena ser honesto".
Rui Barbosa