POESIA – Foi-se a nossa República – 18.05.2017
 
 
POESIA – Foi-se a nossa República – 18.05.2017
 
 
Já não me sinto feliz como outrora,
A alegria fugiu deste meu ser,
Quadrilhas vão surgindo de hora em hora,
Não me sinto capaz de resolver...
 
Bandidos venderam a nossa República,
As nossas esperanças de crescer,
E de nada adianta qualquer súplica,
Pois muito mais irá aparecer...
 
São vinte e oito siglas partidárias,
Dando guarida a quase dois mil delinquentes,
Em modalidades de crimes várias...
 
Nenhum líder sequer não encontramos,
Que se possa chamar de competente,
Com moral pra lutar pelos nossos reclamos.
 
 
Ansilgus
Na foto os donos da JBS.

10/06/17 19:53 - Cristina Gaspar comentou bonito:

Meu querido poeta, ando também, em estado de estupor, é tanta
barbaridade, tanta corrupção. Independência, democracia, justiça,

república, são palavras jogadas ao vento e isso ainda está longe de
acabar. Triste ver para onde caminha nosso País, parabéns pelo
incisivo texto, abraços fraternos, fique com Deus na proteção de seus
passos, obrigada sempre por seu carinho.
 
10/06/17 18:23 - magda crovador comentou lindamente:

Versos profundos e tristes.
Mergulharam a nossa República numa agonia irreversível, com 206

milhões de brasileiros, segundo o IBGE, submersos num abismo que vai
se arrastar por muitos e muitos anos.
Esses dois analfabetos e desavergonhados viraram à esquina, achando
que está tudo certo. Só que, a consciência aprisiona o ser humano e
cobra sem dó e piedade. O dinheiro não cura a consciência.
Essa facção de criminosos envolvendo políticos e empreiteiros, violou
o direito mais sagrado que é o respeito ao próximo.
Há mais de dois mil anos atrás, o maior Sábio do Planeta Terra,
enfrentou a ira dos romanos, na época do Império e pregou o maior
ensinamento o amor ao próximo. Amor e respeito caminham juntos,mas
impiedosamente, enlutaram a alma do Brasil.
Nunca esqueci a frase de Rousseau filósofo e escritor:"O homem é
naturalmente bom, mas a sociedade o corrompe." Aqui penso diferente,
pois se o homem é de bom caráter, jamais irá se corromper.
Querido amigo Ansilgus, desculpa o comentário extenso, mas é o que
sinto no momento. Parabéns. Boa saúde e muita LUZ.

 
1/06/2017 19:16 - Antonio Tavares de Lima
Boa noite colega e amigo poeta Ansilgus... nada mais verdadeiro do que os versos do tão belo e expressivo soneto dizem...mas o pior de tudo é que a corrupção se alastra em tudo, pois todos querem usa a Lei de Gerson...aqui alguns poetas se corrompem forjando leituras de poema, ali pessoas cortam fila em todas os lugares, acolá outros usam dopping nos esportes e assim vão ao lamaçal pela fúria espúrias dos nossos maus políticos que bem sabem sugar o que a Pátria tem...só ladrões de consciência...que DEUS nos salve...PAZ E LUZ.
 
11/06/2017 18:38 - Aila Brito
Triste realidade. Um país que tinha tudo para emergir, agora se vê mergulhado num mar de lama, apodrecido pela desenfreada corrupção, e que se agiganta na incapacidade de resoluções cabíveis; e apenas respostas paliativas surgem, na proporção inversa e desastrosa de mais um 'estouro', uma 'nova manchete', a cada nova manhã; e que nos barbarizam, envergonham, e nos tornam impotentes. Oportuno e belo trabalho. Assino embaixo! Abração mestre. (Ah, grata por lembrar meu nome, no DESAFIO EM CORDEL, do também mestre, TROVADOR DAS ALTEROSAS. Já se encontra lá! Meio complicado, uma vez que não sabia praticamente nada, sobre a região Centro-Oeste; exceto, sobre essa grande e vergonhosa corrupção rss).
 
11/06/2017 18:13 - Isabel Ramos
Pura verdade Ansilgus meu amigo. Quando pensamos que já vimos tudo, remexe-se o panelão e lá vem mais um tanto coisas ruins, mas que só atingem a nós, o povo. Não temos mais quem nos represente... Triste momento... Como disseste expressivamente neste primoroso escrito, num tocante sentir! Amei! Bjs

1/06/2017 13:50 - Marilda Lavienrose
A corrupção parece doença / em metástase a tudo invade/o povo brasileiro perdeu crença /mas ainda espera um milagre. E eu poderia fazer mais alguma quadrinha e assim comentar, mas digo e repito sem receio: vamos pedir, de novo a intervenção militar. Confio nos generais e eles de tudo sabem,apenas observam a situação e pacientes,obedecem a ordem que lhes cabem- do Governo corrupto, a quem, por lei são sujeitos-até que algum deles com 5 estrelas...bem, é fácil adivinhar,mas esperam e sei porque- sangue não querem derramar.Não era pra rimar rs...Abraços!

12/06/2017 17:35 - 
Walmor Zimerman
Nobre poeta e mestre das terras do Recife. Momentos de "estupefação" , porque não dizer de descrença, pois a honestidade deveria um comportamento "deles" em seus mínimos atos... Lamentavelmente, isto não está acontecendo... Nem na "direita", "esquerda" ou "centro", pois a grande maioria está comprometida, com a palavra corrupção, colocaram o "ter" acima do "ser"... Mas, independente disto a vida prossegue, pois no final do mês "eles" não irão pagar nossas contas, nós é que temos que fazer um sacrifício para honra-las... Pois temos que fazer do "pouco" "muito", pois temos dignidade... Parabéns pelos patrióticos versos. Grato pela visita. Um abraço amigo.
 
12/06/2017 16:09 - gajocosta
Soneto a traduzir com perfeição o atual calamitoso jogo político, as espúrias transações, a lama envolvendo as corjas instaladas no poder. A esperança se esvai, não há como imaginar uma saída, nesta realidade surreal, que impune sangra o coração do povo, cansado de diuturnamente tomar conhecimento de inconcebíveis transações de quem deveria ter um mínimo de Ética, ou , vergonha de seus abomináveis atos. Faltam adjetivos para caracterizar tanta desfaçatez. Parabéns por seu soneto de indignação e ver o porvir agonizando por antecipação. Esta página vale por sua poesia, dolorosa e real, porém de grande elaboração. Aplausos e um grande abraço.
 
12/06/2017 15:36 - Nativa
O diabo usa e abusa dos cavalos em Brasília, outros estados e municípios desse país. Dão gargalhadas, bebem, comem, mentem e fazem algazarras em seus terreiros. Espíritos sem luz, destruidores... Trevas assustadoras ameaçam gravemente o povo brasileiro. Preparam-se para maiores enganos nas próximas eleições, serão os mesmos de hoje. Não vejo nenhum em condições de governar o país. Só Deus, para dar um basta em tudo que está aí. Muito triste. Bjs
 
12/06/2017 15:36 - Alcir Andrade
Boa tarde mestre Ansilgus! Nos anos 90 eu gostava de uma música dos Paralamas do Sucesso chamada Luiz Inácio (300 Picaretas), onde o tal de Luiz Inácio avisava que são 300 picaretas com anel de doutor, mas a realidade nos mostra que a conta estava errada são aproximadamente 2 mil picaretas, como você mesmo fala aqui, e ele, na ocasião, esqueceu (tem memória fraca este rapaz, isso quando sabe das coisas) de se incluir entre os picaretas que assaltam. Obrigado por comentar a letra de EU PRECISO DE UM MILAGRE. Uma ótima e abençoada semana. Abraços.
 
12/06/2017 06:03 - Esther Lessa
Ansilgus, meu querido amigo! O soneto seu nos diz de maneira acertadíssima da vergonha em que nosso povo foi jogado. A sujeira e o lamaçal que envolvem a política brasileira, assim como, outros setores da sociedade, lembram-me muito, a obra do escritor português Ferreira de Castro, " A SELVA", em que o cenário exuberante da Amazônia, aqui para o bem, explode em vida espontânea. Do solo, os elementos surgiam do nada. No nosso caso, o solo da iniquidade faz brotar toda a sorte de corrupção e de falta de compaixão e De Deus.E tudo é feito da maneira mais abrangente possível. Salvo as exceções que confirmam a regra, perderam descaradamente todos os limites da decência e do respeito. Nem a si mesmos respeitam. E em nós outros, só provocam profunda indignação e, tomara que não, uma desolação e desesperança nos nossos destinos.Parabéns, querido amigo, pela lucidez de seu poema! Deus o Abençoe! Grata pela visita. Abraços fraternos. Oro por você e seu amor de verdade.

11/06/2017 08:24 - 
Lydiene Maryen
O cumprimento por este texto, infelizmente é isso que estamos vivendo e fico cá perguntando até quando?...Como eles podem dar estes podres exemplos a esta Pátria querida e aos filhos e netos deles mesmos? Estarão com os nomes nas árvores genealógicas familiares como 'corruptos' da Nação; (que vergonha). Caro poeta venho agradecer seu carinho, me alegro ao ver no meu cantinho. Amei! Carinhosamente beijos mil-Ly.
 
10/06/2017 14:10 - Miguel Toledo
Ansilgus, linda poesia e o seu verdadeiro teor. A nossa república está em frangalhos, as instituições estão desmoralizadas, quadrilha de políticos e de empreiteiros, o TSE deu demonstração de fraqueza, fazendo um julgamento político e não judicial, absolvendo a legenda e os políticos corruptos das eleições de 2014. Estamos no mato sem cachorro, meu caro amigo. Um fraterno abraço.
 
11/06/2017 18:13 - Isabel Ramos
Pura verdade Ansilgus meu amigo. Quando pensamos que já vimos tudo, remexe-se o panelão e lá vem mais um tanto coisas ruins, mas que só atingem a nós, o povo. Não temos mais quem nos represente... Triste momento... Como disseste expressivamente neste primoroso escrito, num tocante sentir! Amei! Bjs.
 
11/06/2017 19:16 - Antonio Tavares de Lima
Boa noite colega e amigo poeta Ansilgus...nada mais verdadeiro do que os versos do tão belo e expressivo soneto dizem...mas o pior de tudo é que a corrupção se alastra em tudo, pois todos querem usa a Lei de Gerson...aqui alguns poetas se corrompem forjando leituras de poema, ali pessoas cortam fila em todas os lugares, acolá outros usam dopping nos esportes e assim vão ao lamaçal pela fúria espúrias dos nossos maus políticos que bem sabem sugar o que a Pátria tem...so ladrões de consciencia...que DEUS nos salve...PAZ E LUZ.


15/06/2017 10:34 - Ísis Dumont comentou bonito:
CHEGO A IMAGINAR QUE OS HOMENS HONESTOS ESTÃO MORTOS. EMBORA, AINDA EXISTAM ALGUNS ESSES É MINORIA. SE FOSSE O CONTRÁRIO, TALVEZ PUDESSEM MUDAR ESSE QUADRO VERGONHOSO, HORROROSO E TRISTE AO MESMO TEMPO. NÓS, POVO BRASILEIRO, NÃO DEVEMOS JAMAIS VER ESTA REALIDADE COMO ALGO NORMAL, NUNCA! DEVEMOS, SIM, NOS INDIGNAR E EXPOR NOSSAS OPINIÕES CONTRÁRIAS ONDE E SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL! DÓI IMENSAMENTE VER A POPULAÇÃO MORRENDO À MÍNGUA. VER OS PORTADORES DE CÂNCER SUPLICANDO POR UMA MARCAÇÃO DE CONSULTA, MAS PRECISAMENTE POR UMA VAGA PARA REALIZAR TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO, E QUANDO CONSEGUE A TAL VAGA, JÁ NÃO RESTAM MAIS QUE DOIS OU TRÊS MESES DE VIDA. TENHO ASSISTIDO ALGUNS CASOS ASSIM, COM MUITA TRISTEZA E IMPOTÊNCIA TAMBÉM, INFELIZMENTE! DESCULPE-ME PELO DESABAFO, MAS SEU TEXTO INSPIROU-ME. FORTE ABRAÇO E BEIJO CARINHOSO. BOM DIA, ANSILGUS!!

 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 10/06/2017
Reeditado em 15/06/2017
Código do texto: T6023516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.