SABER E NÃO FAZER É NÃO SABER

Tem algum assunto em que você pode dizer eu sei tudo acerca disso? Ou afirmares que sabes o suficiente para falar e fazer?

Pois é, desde os meus dezoito anos que afirmo ter bastante conhecimento em relação a certos assuntos sociais e não só. Completei vinte e dois anos a onze dias atrás mas as minhas convicções começaram mais cedo.

Passado:

A partir da sétima classe que venho falando na escola sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissível) Gravidez indesejada e outros, e venho entendendo tão bem a matéria que não me restavam dúvidas de que quanto a isto estás bem, isto sem falar ainda dos trabalhos de investigação sobre como se transmitem e como não se transmitem e como prevenir as DST, os métodos contraceptivos naturais e artificiais e a tua nota chega aos dezoito valores, tens os elogio dos professores a inveja dos colegas a cobiça das garotas, e querendo ou não os ombros começam a subir também afinal você é o aluno destaque na escola, o professor de moral então não passa sem te dar um aperto de mão porque não basta um simples boa tarde.

No ensino médio comprovas o teu orgulho porque discutes abertamente com os teus professores de Biologia sem tabus nem preconceito e eles elogiam os teus conhecimentos e como se não bastasse fazes um trabalho sobre o calendário menstrual, as regularidades e irregularidades num período menstrual variando de mulher a mulher, vai crescendo cada vez mais a convicção de que sabes muito da matéria e sabes evitar qualquer problema relacionado a um destes temas. Confúcio dizia que saber e não fazer ainda é não saber, talvez com isto ele quisesse dizer que uma coisa é teoria outra é prática porque teoricamente todo mundo é piloto, todos querem ser Director Geral da Sonangol, teoricamente todos podem ser Presidente bastando apenas cumprir com as exigências da idade e outros, nos esquecemos que na prática a coisa muda de figura; engolir um monte de fórmulas não faz de nós grandes Químicos, aliás disse um grande químico cujo nome não me vem em mente agora: “não queremos Químicos que tenham aprendido esta disciplina lendo apenas livros” assim como devorar o código civil e a lei constitucional não faz de nós génios de direito, porque estar de frente aos colegas, professores e directores da escola não se compara com trabalhar ou fazer experiencias com a Nitroglicerina, o Ácido Sulfúrico e outras substâncias químicas que nem vale a pena cita-las, ou olhar para o rosto furioso do líder de uma gang e condena-lo a prisão perpetua ou mesmo vinte anos de prisão, sentir o nó nas tripas e pensar onde “enfiar” a família para que nenhum deles sofra da fúria dos outros elementos da gang que estão soltos, evitar a corrupção, resistir a tentação dos milhões de dólares, e quanto ao nosso assunto tudo começa com um olhar sedutor, chamativo desejável, a troca dos números do telemóvel, o beijo no rosto, sentir os lábios dela roçando sua pele bem ao lado da sua boca e você não fez nenhum juramento de castidade e assim como você ela sabe exactamente no que estás a pensar para mais tarde. Sabes resistir a isto tudo?

Presente:

bem… porque não tentar: o que fazes amanhã? Nada. Que tal sairmos? Tudo bem, já tens o meu número só tens que me ligar a confirmar. E quando então chega o amanhã: querida o amanhã é hoje. Então está confirmado? Claro. Ainda bem.

Com dois mil Kwanzas não podes ir muito distante, porque não ir ver um pôr do sol e mais tarde leva-la a casa. Depois de assistirem o lindo pôr do sol, já se encontram a fazer o resumo do dia entre as quatro paredes do quarto, quando te apercebes que estás a perder tempo falando de coisas que já aconteceram quando podiam estar a falar no que está para acontecer. Então começas com o bla bla bla, tipo: já te disse que és muito linda e que tens o sorriso como o desabrochar de uma porcelana e resplandecente como o girassol? Ainda não, mas agradeço o facto de o estares a dizer agora. De repente fazes um flash-back para o teu passado e começas a contar as namoradas que já tiveste, mas isto não te assusta porque você é dotado de conhecimento quanto a doenças de transmissão sexual e outros, afinal você aprendeu isto, até porque nunca tens relações sexuais sem preservativo.

Tu vives com os teus pais, estas numa Universidade privada onde os teus pais pagam sacrificadamente trezentos dólares por mês haver se tenham também um dos seus formado em medicina, por isso não se importam em amarrar o cinto para comprar livros caríssimos, fascículos diariamente, calçados, vestuários, e ainda a alimentação, os teus pais não se importam com isso porque eles sabem que és ajuizado e jamais os provocarias uma decepção, e eles nem podem esperar nenhuma consequência de um acto sexual porque eles nem imaginam que possas ter uma namorada, e de um tempo até agora tens estado distante da tua namorada… namorada sim, porque você sabe que tens, os teus pais é que não desconfiam, pois então, ela te chama dizendo que precisa conversar contigo sobre um assunto importante, e logo você adivinha: ela vai terminar comigo afinal tenho estado muito distante, mas eu gosto dela, mas se for melhor para ela eu aceito, afinal não é a primeira nem segunda vez que isto acontece, ai está o problema estou a crescer e preciso de relacionamento firmes e duradouros, mas vou lá ter certeza do que se passa, se puder arranjo argumentos para a convencer a não terminarmos.

Quando o dia deu lugar a noite, te diriges para casa dela, e quando chegas lá está ela toda linda como sempre, o brilho das estrelas se reflectia nos olhos dela, porque a noite por acaso estava linda, repleta de luzes irradiadas pelas lindas estrelas no céu e pela lua que também vinha enfeitar a noite que tinha todos os ingredientes que fazem uma noite romântica, vocês estão juntos o clima parece tenso e ela parece nervosa e tu começas a ficar preocupado e nervoso ao mesmo tempo, porque se ela vai terminar contigo devia parecer triste ou chateada, não nervosa, então tu dizes uma piada e ela sorri, te complica mais porque já não vias onde estava a urgência em falar contigo resumes então que ela armou aquilo para veres que estas muito distante dela.

Bem, o melhor é esquecer as preocupações, começas com as carícias, elogias os seios dela: adoro seios pequeninos. E ela nada diz. Foi então que crias coragem e perguntas: ainda não me disseste o que querias falar comigo, ou já? E os nervos dela vieram a flor da pele, porque tremia toda ao falar, e quando decidiu abrir a boca mesmo com os lábios trémulos disse: Estou Grávida.

Perdeste a fala, e parece que a audição também porque ela falava, falava e tu nada ouvias, nem uma única palavra, quando abriste a boca, nem as tuas palavras ouvias porque não sabes o que disseste, simplesmente ela para de falar e vai-se embora deixando você só.

E naquele momento, apenas pensavas na decepção dos teus pais, teus amigos, teus professores, não te passa na cabeça que vão entender porque estes sabem que você namora e era suposto acontecer, os teus sonhos desmoronam, sempre pensaste que gritarias de felicidade quando recebesses esta mensagem, nunca imaginaste que seria tão cedo e tão sem condições, desce-te o Sócrates a cabeça “Sei que nada sei”, nada sei sobre métodos contraceptivos, nada sei sobre calendário menstrual, nem nada relacionado ao assunto.

Uma coisa você sabe, tem um filho a tua espera, responsabilidade significa responder pelos teus actos, isto aprendeste na Educação Moral e Cívica, portanto não deixe a moça sozinha como se fosse ela a única responsável pelo acto. Corra atrás dela antes que ela cometa uma loucura por culpa tua.

Futuro:

…?