PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,17-19)(10/03/21)
 
Caríssimos, a Lei de Deus é a voz de Deus escrita, sinal da Sua aliança, e da Sua presença falando conosco diretamente. Na primeira leitura ouvimos Moisés, dizer: "Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou... Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos".
 
São João, começa o seu Evangelho, com as seguintes palavras: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." (Jo 1,1-4.14.17).
.
Com efeito, no Evangelho de hoje ouvimos Jesus, dizer: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento." Ora, como ouvimos, é muito significativo a nossa obediência ao que o Senhor Jesus nos ensina, pois a lei perfeita do amor, quando obedecida, torna-se para nossa vida uma muralha de proteção intransponível.
.
De fato, estamos a caminho do Reino de Deus em cumprimento à Lei perfeita da liberdade, e nesse itinerário não importa o tempo que ainda falta; o que importa é seguir o Senhor Jesus tal qual Ele nos tem ensinado a cada instante do nosso viver e sermos perseverantes até o fim. Não tenhamos medo, o Senhor conhece muito bem as suas ovelhas e nos porta em seus ombros quando precisamos.
 
Portanto, caríssimos, o bom é saber que não estamos sozinhos no cumprimento de nossa missão, isto porque o Senhor mesmo nos conduz pela estrada das virtudes, da obediência e da fidelidade aos seus mandamentos nos dando todas as graças necessárias para a a nossa salvação.
 
Destarte, peçamos ao Senhor que por Seu infinito amor nos ajude a vencermos as dificuldades que se apresentam ao longo do percurso que ainda temos à trilhar até que cheguemos ao Reino dos céus, morada definitiva dos redimidos.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.