"O ALFA E O ÔMEGA (AS SAGRADAS ESCRITURAS BÍBLICAS NA NOVA VERSÃO INTERNACIONAL TRANSCRITAS EM FORMA DE QUADRAS COM RIMAS PARALELAS)"

"BREVES PALAVRAS SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS BÍBLICAS E A FORMA USADA PARA TRANSCREVÊ-LAS"

A Bíblia Sagrada, um dos mais antigos livros o qual reúne documentos milenares, ao mesmo tempo faz-se sempre contemporânea e atual por conta dos seus princípios de vida os quais eternos são: princípios estes os quais nos trazem para uma reflexão profunda sobre as questões da origem e do fim dos tempos, abarcando este mundão de meu Deus, habitável, desequilibrado pela ação humana, raça cujo coração, potencial tem para realizar os mais hediondos e abomináveis atos jamais praticados por qualquer um dos seres inumanos:

Enquanto o irracional animal age naturalmente para a manutenção e preservação de sua sobrevivência, age o racional ser não somente para manter e preservar também sua sobrevivência, como para manter e preservar a maldade e a perversidade, acalentadas em seu coração o qual, quando consciente desta realidade, por salvação clama, por conseguinte, em Cristo Jesus, plenamente, encontrada.

Assim, constatamos nas Sagradas Escrituras a primordial e premente necessidade de achegarmo-nos a Deus para salvos sermos de nós mesmos, porquanto nossa humanidade é tão humana, mas tão humana, que não conseguimos agir para além das nossas necessidades e nossos desejos, não porque não podemos, mas porque não queremos. E nesse embate, há quem se entregue para não apenas aparar suas arestas como deixar-se burilar pelos eternos princípios, e também há quem permanentemente resista a tais princípios para prosseguir fiel aos desejos do seu próprio coração.

De modo que, dessa forma sendo, tanto o Antigo como o Novo Testamentos Bíblicos, reúnem as mais diversas histórias dessa nossa humana raça, em tempo algum, desumana, senão e tão somente, nas suas mazelas e benesses, não menos e não mais do que humanamente humana.

Este fôra um trabalho o qual requereu muita disciplina e paciência para ser realizado até sua conclusão, portanto, desde o primeiro livro, Gênesis, até o derradeiro, Apocalipse.

Escritas de forma não rebuscada, porém, fácil de se entender, abarcadas fizeram-se estas quadras pela intenção de, com uma fiel transcrição das Escrituras, no entanto, também, com uma liberdade criativa para a construção das rimas, beleza gerar, vez as próprias Escrituras Bíblicas serem de uma poderosa veracidade inigualavelmente bela. Como bem escreveu a veterana mineira Adélia Prado estas suas poéticas e belas palavras as quais aqui registro: “Deus é mais belo do que eu; e não é jovem; isto sim é consôlo”; e “A borboleta pousada, ou é Deus ou é nada”.

Para aquela a qual possibilitou-me ser um genuíno cristão, minha querida esposa Sara, para meus filhos Lucas, Laís, Ana Beatriz e Samuel, bem como para minhas noras Taís e Carla, meu genro Rafael e, não menos, para os meus lindos, lindos netos Juliana, Daniel, Ananda Rosa e mais uma a caminho, Bianca. Sem vocês, apenas metade de mim eu seria. Para cada um de vocês, minha sincera gratidão e o meu amor, ainda não perfeito, contudo, em Cristo Jesus nosso Senhor, para este fim caminhando. Aquele o Qual abundante vida concede-nos e o Qual infinito faz-Se e, portanto, de eternidade a eternidade, vive, desejo que continue abençoando-os, acima de tudo, com Sua própria presença, vez verdadeira, melhor e maior bênção não haver. Amém e amém.

"O PRINCÍPIO"

(GÊNESIS 1; 2: 1-3)

No princípio Deus criou os céus e também a terra, sendo, pois, que esta, sem forma e vazia era; as trevas cobriam, então, a face do abismo e, da Criação, prosseguia o seu realismo:

O Espírito de Deus eis que, assim, Se movia, sobre a face das águas; em Sua soberania, disse Deus: "haja luz", e houve luz; e isto Deus viu: que a luz era boa; então, eis que Ele prosseguiu:

Separou a luz das trevas; Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite; tudo, pois, se seguia: passaram-se a tarde e a manhã; e esse fôra o dia primeiro, ó Criação mais promissora!

Depois disse Deus: "haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas"; neste seguimento, então, assim Deus fez, as águas, aqui, separando: as que estavam embaixo, pois Deus foi ordenando,

Das que estavam por cima; e eis que, pois, foi assim; ao firmamento Deus chamou céu; inda não era o fim: passaram-se a tarde e a manhã; o dia segundo foi este; e disse Deus, no falar mais que profundo:

"Ajuntem-se num só lugar as águas que, pois, estão debaixo do céu; apareça, agora, eis que, então, a parte sêca"; e assim foi; e à sêca parte Deus chamou terra, e chamou mares, então, destarte,

Ao conjunto das águas; e pois, Deus viu que ficou bom; então disse Deus: "cubra-se a terra, pois, por este tom: de toda vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam, entrementes,

Grãos de acôrdo com suas espécies"; e foi assim; a terra fez brotar a vegetação, eis que, enfim: plantas que dão sementes concorde as espécies suas, e árvores cujos frutos dão, pois, sementes cruas

De acôrdo com suas espécies; e então, viu Deus que ficou bom; dessa forma, conforme os atos Seus, passaram-se a tarde e a manhã; o dia terceiro esse foi; disse Deus, com Seu falar mais que certeiro:

"Haja luminares, então, no firmamento do céu", ó que, pois, coisa alguma fôra realizada ao léu! "luminares para separar o dia da noite", ai que ainda viria o tempo de todo açoite!

"Sirvam eles de sinais, pois, para marcar estações, dias e anos", e a mais reluzente das ações: "no firmamento do céu, sirvam, pois, de luminares para iluminar a terra", ó tão mais novos ares!

E assim foi; e os dois grandes luminares, Deus fez: o maior a governar o dia, e por sua vez, o menor para governar a noite; e fez também as estrelas; dessa forma, tal prosseguimento vem:

Para iluminar a terra, então, Deus os colocou no firmamento do céu; nisto também colaborou: para, o dia e a noite, portanto, governar e, das trevas, eis que, a luz, então, poder separar;

E Deus viu que ficou bom; passaram-se tarde e manhã; esse foi o quarto dia, ó glorioso afã! disse Deus também: "encham-se, águas, de seres vivos, e sobre a terra voem as aves, pois, nestes crivos:

Sob o firmamento do céu"; dessa forma, Deus criou os grandes animais aquáticos e, pois, povoou as águas com os demais seres vivos, de acôrdo com suas espécies, ó ato criativo gordo!

E, conforme as suas espécies, todas as aves; Deus viu que ficou bom; eis que inda não há entraves! então, Deus os abençoou, dizendo: "férteis sejam e multipliquem-se! eis que, assim, então, ensejam:

Encham as águas dos mares! e, pois, se multipliquem as aves na terra"; ó ordens! que gravadas fiquem: passaram-se tarde e manhã, pois, deste dia quinto; e disse Deus: "produza a terra o que lhe é distinto:

Seres vivos de acôrdo com as suas espécies: rebanhos domésticos e mais benditas benesses: animais selvagens e, pois, os demais seres vivos da terra, cada um conforme seus tipos nativos";

E assim foi; e Deus criou os animais selvagens de acôrdo, pois, com as espécies e as coragens, e os rebanhos domésticos conforme os seus tipos, e os demais seres vivos, ó Criação! ó ritos!,

Os demais seres vivos terrestres por separação; Deus viu que ficou bom e pôs Sua fala em ação: "façamos, então, o homem, eis que à nossa imagem, conforme nossa semelhança", ai! que personagem!

"E domine ele, portanto, sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os demais aqui a se dar: animais grandes de toda terra e os pequenos, sobre todos estes que, pois, se movem nos terrenos

Rente ao chão"; criou Deus o homem, pois, à Sua imagem, à imagem de Deus o criou, ó santa atrelagem! homem e mulher, por conseguinte, eis que os criou; dessa maneira, então, Deus, portanto, os abençoou

E lhes disse: "sejam férteis e, pois, se multipliquem! a terra, portanto, encham e nisto, pois, se apliquem: a subjuguem, sobre os peixes e as aves do céu, dominem", ai homem! inda será o seu próprio réu!

"E dominem sobre todos os bichos que se movem pela terra"; disse Deus, com palavras que O tomem: "eis que lhes dou todas as plantas, portanto, que nascem em toda a terra, e que nisto, pois, se satisfazem:

Produzem sementes, mais as árvores que dão frutos com semente; elas servirão nesses atos justos: de alimento para vocês; e dou os vegetais como alimento, pois, a todos os grandes animais

Da terra, aves do céu e todas as criaturas que se movem rente ao chão, todos estes, in naturas, que têm em si fôlego de vida"; assim foi, então; e Deus viu tudo o que fizera, ó mais divina ação!

E tudo, portanto, muito bom havia ficado; passaram-se a tarde e a manhã, ó Deus tão amado! esse foi, por assim concluir-se, o dia sexto; céus e terra, tudo o que neles há, nesse contexto,

Concluídos foram; a obra que realizara, no sétimo dia Deus, portanto, já terminara, e nesse dia descansou; Deus veio abençoar o sétimo dia e, pois, o veio santificar,

Porque nele descansou de toda obra criada, ó tão boa Criação de Deus, pois, realizada! eis portanto, a criação de toda Humanidade plena de bons atos, como de atos de maldade!

"A ORIGEM DA HUMANIDADE"

(GÊNESIS 2: 4-25)

Eis a história da origem dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: quando se encerra a criação deste planeta e dos céus, ainda eis que não brotara arbusto nem, pois, advinda

Nenhuma germinação de planta alguma no campo, porque o Senhor Deus, em atributo, pois, tão amplo, sobre a terra, então, inda não tinha feito chover, também, a cultivar o solo, por, homem, não haver;

Todavia, de toda terra, água, pois, brotava e a superfície toda do solo, irrigava; e, do pó da terra, o homem, o Senhor Deus formou, o fôlego de vida, em suas narinas, soprou,

E um ser vivente, portanto, o homem, se tornou; ora, no Éden, um jardim, o Senhor Deus, pois, plantou, para os lados do leste; e ali, então, colocou o homem o qual, portanto, Ele, o Senhor, formou;

Aos olhos, todo tipo de árvores agradáveis, e boas para alimento, ó atos tão amáveis!, do solo, o Senhor Deus fez nascer então; do jardim, no meio, estavam a árvore da vida e, sim,

A árvore do conhecimento do bem e do mal; um rio nascia no Éden, ó nascente abissal!, irrigando o jardim; depois, se dividia em quatro; o primeiro é Pisom; e ele vai nesse trato:

Onde existe ouro, pois, toda a terra de Havilá, ele percorre, cujo ouro é excelente; lá, também há o bdélio e, de ônix, a pedra, ai que o coração humano inda não empedra!

O qual percorre toda a terra de Cuxe, o Giom, é o segundo, ó Senhor Deus Soberano tão bom! o terceiro, correndo pela Assíria, lado leste, é o Tigre; e o quarto, ó criação celeste!,

É o Eufrates; o homem, o Senhor Deus colocou no Jardim do Éden, sim, o homem que Ele criou, a cuidar dele e cultivá-lo; e Deus, o Senhor, ordenou ao homem: "coma livremente", ó penhor!,

"De qualquer árvore do jardim, mas eis que não coma", ai que, na alma, o homem entrou em fatal coma!, "não venha comer da árvore do conhecimento do bem e do mal; pois no dia deste advento,

Em que dela comer, certamente você morrerá"; então o Senhor Deus declarou, pois, o que dar-se-á: "não é bom que o homem esteja só; isto farei: para ele, alguém que o auxilie, e darei,

Pois este mesmo alguém que, portanto, o corresponda"; após Ele formar da terra, então, nesta onda, todas as aves do céu e os animais do campo, o Senhor os trouxe ao homem neste ato amplo:

Para constatar, pois, como este chamar-lhes-ia; e, a cada ser vivo, seu nome, esse seria, o nome que o homem desse; assim o homem deu nome aos rebanhos domésticos, nesse ato seu,

Às aves do céu, e todos os selvagens animais; porém, havia algo para se preocupar a mais: para o homem, então, alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse, ai que, então, lhe amasse,

Não se encontrou; então, cair, pois, em sono profundo, fez ao homem o Senhor Deus; e, enquanto, a fundo, este dormia, tirou dele, pois, uma costela, fechando o lugar com carne; eis que ficou em tela:

Com esta parte que havia tirado do homem, eis os fatos os quais, por conseguinte, que o tomem: o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele; disse, pois, o macho, neste dizer tão próprio dele:

"Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne, também, da minha carne!" e mais isto sua fala contém: "porquanto do homem ela fôra, então, tirada, assim vai o que lhe segue: mulher será chamada";

Por essa razão, pois, pai e mãe, o homem deixará e à sua mulher, ele, portanto, unir-se-á, e uma só carne eles, portanto, tornar-se-ão; ambos viviam, então, nus, ó natural condição!

E dessa forma, eles não sentiam, pois, vergonha, ai que tendem eles, então, para a mais vil peçonha! ó Criação do Deus Altíssimo eis que perfeita, porém, abarcada por uma amarga colheita!

"O RELATO DA QUEDA"

(GÊNESIS 3)

Ora, pois, a serpente era, então, o mais astuto dos animais selvagens, ai estado tão mais bruto! de todos os quais o Senhor Deus havia, pois, feito; e ela perguntou à mulher, eis que deste jeito:

"Foi isto mesmo que Deus disse: 'não comam, portanto, nenhum fruto das árvores do jardim?'" no entanto, respondeu a mulher à serpente: "podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas veio dizer

Deus: 'não comam do fruto da árvore a qual está no meio do jardim, nem toquem nele, pois assim há: do contrário, vocês morrerão'"; pois disse a serpente à mulher: "certo que não morrerão! fique ciente:

Deus sabe, pois, que, no dia em que dele comerem, eis que, então, você e o homem, ao perceberem, os olhos de ambos, por conseguinte, abrir-se-ão, do bem e do mal, conhecedores, como Deus serão";

Pois quando a mulher viu que a árvore, ao paladar, vinha, por conseguinte, dessa maneira, se mostrar: aos olhos, atraente, ao paladar, agradável e, além disso, mostrava-se ela desejável

Para dela se obter, portanto, discernimento, do seu fruto tomou e, pois, nesse arroubamento, consequentemente, assim o fez: ela o comeu e, prosseguindo, para o seu marido, ela o deu

Que, também, veio comer; os seus olhos abriram-se e isso, pois, perceberam: nus, eles dois viram-se; e juntaram folhas de figueira para se cobrir; o homem e sua mulher, assim, vieram ouvir:

Do Senhor Deus, que andava pelo jardim, os passos, quando soprava a brisa do dia, ó compassos! e, da presença do Senhor Deus, pois, se esconderam, entre as árvores do jardim, pois não obedeceram!

Mas o Senhor Deus chamou o homem, pois, perguntando: "onde está você?" eis que o homem foi lhe falando: "ouvi Teus passos no jardim e, pois, com mêdo fiquei porque estava nu; por isso, assim eu me portei:

Me escondi"; e Deus perguntou: "que, pois, estava nu, quem lhe disse? você comeu do fruto", ai tal rebu!, "da árvore da qual, portanto, comer lhe proibi?" disse o homem: "ó Senhor Deus, sim, do fruto eu comi,

Porque fôra a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, assim, certeira"; o Senhor Deus perguntou então à mulher: "você fez foi o quê?" respondeu a mulher: "foi que, por minha vez,

Eu comi porque a serpente, portanto, me enganou"; então, à serpente, o Senhor Deus eis que declarou: "já que você fez isso, você é, então, maldita entre os rebanhos domésticos", ó mas que desdita!

"Entre todos e, pois, todos os animais selvagens!", ai consequente ação com temerosas abordagens! "sobre o seu ventre, ó maldita, você rastejará e, todos os dias da sua vida, pó comerá;

Entre você e a mulher porei inimizade, entre a sua descendência e, ó real verdade!, o descendente dela; então, este, a cabeça ferir-lhe-á, e você ferir-lhe-á, ó doença!,

O calcanhar"; à mulher, o Senhor Deus, pois, declarou: "multiplicarei grandemente isto, o qual lhe dou: o sofrimento o qual você terá na gravidez; com sofrimento, você", ó consequente rigidez!,

"Dará à luz filhos; neste prosseguir, seu desejo será para seu marido, e ele, nesse arpêjo, domina-la-á"; e para o homem, eis que, pois, falou: "a você, esta sentença, portanto, dar, Eu lhe vou:

Pois visto que, à sua mulher, ouvidos, você deu e, do fruto da árvore, você, portanto, comeu, a árvore da qual, pois então, Eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra, ordem clara

A qual lhe dou, maldita, portanto, por sua causa; com sofrimento o qual não terá nenhuma pausa, você alimentar-se-á dela todos os dias da sua vida; e, pois, ausente de alegrias,

Ela dar-lhe-á ervas daninhas e os espinhos e você terá que trilhar, então, estes caminhos: alimentar-se das plantas do campo; com o suar do seu rosto, comerá seu pão, até vir a voltar

À terra, visto que dela você fôra tirado; porque você é pó e ao pó voltará", ó brado! Adão deu à sua mulher, pois, o nome de Eva, ai mulher, do pecado, por conseguinte, a serva!,

Porque seria a mãe de toda humanidade; o Senhor Deus, pois, ó que, nessa atonalidade, fez as roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher; assim disse o Senhor Deus, então:

"Agora, pois, o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal", ai o mal e seus nós! "não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida", ai mal disforme!

"E o coma, e viva para sempre"; eis, por isso, o Senhor Deus, por conseguinte, fôra, pois, conciso: o solo, do qual fôra tirado, para cultivar, do jardim do Éden, embora, sim, o veio mandar;

Depois que, o homem, o Senhor Deus, então, expulsou, querubins, a leste do jardim do Éden, colocou e, a qual se movia, uma espada flamejante, o rumo, à árvore da vida, guardando adiante!

"CAIM MATA ABEL"

(GÊNESIS 4: 1-16)

Com Eva, a sua mulher, Adão teve relações, e ela engravidou e deu à luz, ó povoações!, Caim; disse ela: "pois com o auxílio do Senhor tive um filho homem", ai! portanto, o parto com dor!

Voltou a dar à luz, pois, desta vez, a Abel, então, de Caim, por conseguinte, eis que, assim, o irmão! Abel fôra pastor de ovelhas e, agricultor, Caim; passado algum tempo, Caim, a Deus, o Senhor,

Do fruto da terra trouxe uma oferta e, pois, Abel, por sua vez, do seu rebanho, ó mais vindouro fel! as partes gordas, então, trouxe, das primeiras crias; o Senhor aceitou com agrado, ó euforias!,

Abel e sua oferta; mas não aceitou Caim e sua oferta; consequentemente, então, assim, o irmão de Abel enfureceu-se e seu rosto se transformou; dessa maneira, isso fica pôsto:

O Senhor disse a Caim: "por que está furioso? por que se transtornou seu rosto, voluntarioso? se você fizer o bem, então não será aceito? mas se não o fizer, saiba, pois, o que lhe é feito:

O pecado o ameaça à porta; ele deseja fazer isto, portanto, o que, então, ele almeja: chegando-se a você, por conseguinte, conquistá-lo, contudo, deve você, ó Caim, pois, dominá-lo";

Para o seu irmão Abel disse Caim, no entanto: "vamos para o campo"; quando estavam lá, eis portanto, seu irmão Abel, Caim, malditamente, atacou e, consequentemente, ali mesmo, pois, o matou;

Então o Senhor perguntou a Caim: "está onde seu irmão Abel?" Caim, que, da verdade, se esconde, respondeu: "não sei; por meu irmão sou eu responsável?" disse Deus: "você fez foi o quê?", ó inescusável!

"Escute! da terra, do seu irmão, está clamando o sangue; Caim, vai agora, então, escutando: amaldiçoado é você, pois, pela terra a qual abriu a boca para receber", ai tão grande mal!,

"O sangue do seu irmão; pois quando você cultivar a terra, da sua força, ela não mais vai lhe dar; você será um fugitivo errante pelo mundo"; disse Caim ao Senhor, ai! suplício tão imundo!:

"Do qual posso suportar, maior é o meu castigo porquanto, comigo mesmo, ai que, pois, eu litigo! hoje me expulsas desta terra e, portanto, terei que me esconder da Tua face; fugitivo serei,

Errante pelo mundo e, pois, qualquer que me encontrar, matar-me-á"; contudo, o Senhor veio lhe falar: "ouça, portanto, o que lhe digo: não será assim; eis que, então, a vingança, se alguém matar Caim,

Sete vezes sofrerá"; e Deus colocou um sinal em Caim, irmão de Abel, pois, para que, afinal, ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse; então, que, da presença de Deus, ele se afastasse,

Assim ocorreu, e foi viver na terra de Node, a leste do Éden, ai mal! pois que, tão pleno, eclode e, por conseguinte, neste caminhar, atrelado, dele não se livra: fica inda mais enredado!

"OS DESCENDENTES DE CAIM"

(GÊNESIS 4: 17-24)

Caim teve relações com sua mulher, e ela gerou, pariu Enoque, ai do homem, a mazela! depois Caim fundou uma cidade, dando o nome de seu filho Enoque, pois, ó então, mas que renome!

A Enoque, nasceu-lhe Irade; a este, Meujael o qual, por sua vez, então, gerou a Metusael, e este, a Lameque; Lameque, pois, veio tomar duas mulheres as quais, portanto, vinham se chamar

Ada e Zilá; Ada deu à luz seu filho Jabal o qual tinha um irmão cujo nome era Jubal, além de ser o pai daqueles que moram em tendas e criam rebanhos; o irmão dele, ó contendas!,

Foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta; Zilá também deu à luz um filho, aqui, em pauta: Tubalcaim, o qual, pois, fabricava ferramentas de bronze e de ferro, ó tão humanas tormentas!

Uma irmã teve Tubalcaim, chamada Naamá; disse Lameque às suas mulheres: "Ada, Zilá, ouçam-me; mulheres de Lameque, então, escutem minhas palavras: o homicídio, agora, me tem:

Eu matei um homem, ai que, porque ele me feriu, e também um menino porque nisto ele se viu: me machucou; sete vezes, se Caim é vingado, sê-lo-ei setenta e sete", eis que finalizado!

"O NASCIMENTO DE SETE"

(GÊNESIS 4: 25-26)

Pois Adão teve relação com Eva novamente, ela deu à luz outro filho, ó que, fertilmente!, a quem chamou Sete, proferindo: "Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, pois isto ocorreu:

Caim o matou"; também a Sete nasceu um filho, a quem chamou Enos, ó da descendência, o brilho! nessa época, pois então, começou-se a invocar o nome do Senhor, ó Deus de poder a se clamar!

"A DESCENDÊNCIA DE ADÃO"

(GÊNESIS 5)

Eis o registro o qual vem da descendência de Adão: quando Deus criou o homem, pois, à semelhança, então, de Deus o fez; homem e mulher os criou; criados, quando foram, chamou-os Homem, e abençoados

Eis que foram; um filho, pois, à sua semelhança, conforme sua imagem, gerou Adão tal criança, aos cento e trinta anos; e deu-lhe o nome de Sete; viveu mais oitocentos anos e nisso se mete:

Gerou outros filhos e filhas e viveu ao todo novecentos e trinta e morreu, ó que denôdo! aos cento e cinco anos, Sete gerou Enos; depois, Sete viveu oitocentos e sete e gerou, pois,

Outros filhos e filhas e, ao todo, ele viveu novecentos e doze anos, então, ele morreu; aos noventa anos, Enos, portanto, gerou Cainã; depois disso, Enos viveu, ó mais longevo amanhã!,

Oitocentos e quinze anos, pois então, gerando outros filhos e filhas; ao todo, foi sustentando novecentos e cinco anos e morreu; e Cainã gerou Maalaleel, então, ó glória da manhã!,

Aos setenta anos; mais oitocentos e quarenta viveu, gerando filhos e filhas, vida marrenta! viveu novecentos e dez anos e veio morrer; aos sessenta e cinco, Maalaleel, pois, veio ter

Jarede, e vivendo mais oitocentos e trinta, outros filhos e filhas gerando, ai vida extinta aos oitocentos e noventa e cinco! e Jarede, aos cento e sessenta e dois, gerou, portanto, adrede,

Enoque; depois que gerou Enoque, ele viveu oitocentos anos, gerou o que aqui compreendeu: mais filhos e filhas; novecentos e sessenta e dois anos viveu e veio falecer; e então, depois,

Aos sessenta e cinco, Enoque gerou Matusalém; depois, andou com Deus trezentos anos e vai além: gerou outros filhos e filhas; e viveu, portanto, trezentos e sessenta e cinco anos, nesse tanto

Indo: com Deus, ele andou e, então, pois, encontrado, já não fôra, pois Deus o havia arrebatado; aos cento e oitenta e sete anos, Matusalém gerou Lameque; depois, isto, portanto, advém:

Setecentos e oitenta e dois anos ele viveu e gerou outros filhos e filhas; isto ocorreu: chegou até aos novecentos e sessenta e nove e veio falecer; a história, assim se move:

Aos cento e oitenta e dois, Lameque foi pai de Noé e disse: "eis que, assim, agora, nossa história é: do nosso trabalho, ele, pois, aliviar-nos-á, bem como do sofrimento de nossas mãos, o qual há,

Pela terra que o Senhor amaldiçoou, causados; ó que, então, grandes feitos serão realizados! neste prosseguimento, pois, depois que Noé nasceu, quinhentos e noventa e cinco anos seu pai viveu,

Gerando outros filhos e filhas; e veio viver setecentos e setenta e sete anos, a sofrer, então, a morte de seu corpo; prosseguindo, Noé, aos quinhentos, havia gerado Sem, Cam e Jafé!