O que é a vida (uma visão filosofica)

O que é a vida? Talvez mesmo filosoficamente eu precise de um pouco de poesia para demonstrar o que penso.

Não sei se para você será tão simples compreender como é para mim. Mas a vida e o mundo são apenas um baile de mascaras numa casa de espelhos.

Talvez seja preciso explicar melhor. Todos temos uma visão muito cartesiana, que divide e compartimenta de mais o que temos ao nosso redor, por isso achamos que algumas coisas não têm ligação alguma com outras e por tentar ver o mundo em seu pequenos pedaços esquecendo que tudo é interligado, acabamos por complicar muito as coisas. Mas bem, tomemos uma visão mais holística, nada no mundo está separado, pois tudo faz parte do mundo. Por isso é um erro esquecer disso e achar que algo é independente. Ao se modificar um fator, o todo é modificado, é como na teoria do caos. Logo a melhor analogia que encontrei foi essa.

Explicando as mascaras, elas são as mascaras que usamos ou que a sociedade nos força a usar, escondem o que somos ate quando nos pomos frente a nossos reflexos. A casa de espelhos é justamente o fato de tudo estar interligado, cada movimento feito reflete por todo o salão e cada coisa parece mais do que realmente é, uma mesa pode ter inúmeros reflexos de ângulos diferentes e cada pessoa pode interpretar cada reflexo de um modo como sendo mesas diferentes, mas não compreendem qual é a mesa real e não sabem que ao altera-la, alteraram a visão de todos os ângulos. Cada pessoa terá vários reflexos mascarados e depois de passar anos dançando neste baile, poderá não compreender isso, e já não saberá qual é seu reflexo, não saberá quem é real ou não e nem mesmo se lembrará da própria face, continuara a dançar a musica tocada despreocupadamente e também usufruirá de tudo sem saber que de uma hora pra outra tudo pode acabar ou mudar drasticamente pois não passam de um reflexo da realidade.

Não sei se fui capaz de explicar bem o que eu penso, as vezes as coisas fazem todo o sentido na minha mente e eu compreendo mas não sou capaz de formar um raciocínio que os outros entendam (minha mente é meio confusa mas tudo lá acontece rápido). Mas o que eu pretendia era acordar os que lerem para está visão, para que possam agir melhor sem se enganar com reflexos distorcidos da realidade, mas que mesmo assim sejam capazes de aproveitar o baile, e quem sabe um dia, também sejam capazes de ver por baixo das mascaras.

Dancem o baile de mascaras nesta grandiosa casa de espelhos que é a vida.

W Nophelim
Enviado por W Nophelim em 03/05/2008
Código do texto: T972833
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.