HOJE: IMPERDÍVEL OPORTUNIDADE

Por vezes, a impressão de não ter objetivos definidos, metas a alcançar, parece ser ingrediente mais benéfico para o dia-a-dia. Evitam-se chateações, desilusões, incertezas, frustrações, desesperanças. Mas imagine um atleta profissional cujo propósito não é vencer, mas simplesmente competir. A partir da competição alcança-se a vitória. Competir é caminho para a vitória, mas preferir ficar apenas nele é optar por ficar na trajetória. É viajar do Brasil à Itália e preferir fincar âncora em alto-mar, sob as águas do Atlântico.

Não defendo o esquadrinhamento hermético da vida. Isso não. São ínfimos os elementos do nosso viver os quais podemos tomar-lhes nas mãos e não sofrermos quaisquer afetações contrárias ao nosso querer. Tenho minhas (inúmeras) ressalvas aos que sustentam como positiva a idéia de seguir qualquer rumo porque também nos fará chegar em algum lugar. Repare bem: é como pretender ir para casa e entrar em qualquer ônibus. A casa é o destino almejado; mas, assim, onde se chegará?

Parece-me mais adequado nos posicionarmos como protagonistas da nossa própria história, atentos às oportunidades ao longo do percurso. Realmente vivendo, não somente existindo. Dispostos a enfrentar chateações, desilusões, incertezas, frustrações, desesperanças, criativamente revertendo-as em potentes propulsores na direção de um algo mais, capaz de nos fazer pensar que o hoje é uma imperdível oportunidade para um amanhã melhor.

Ctba/PR, 17.ABR.2008.

Danilo Andreato
Enviado por Danilo Andreato em 17/04/2008
Reeditado em 17/04/2008
Código do texto: T950554