Ta na hora de acordar
Querer abraçar o resto de tudo, ou tudo do resto. O ser humano é um mistério, difícil de desvendar e inacreditavelmente uma surpresa a cada instante de vida. A alguns anos atrás centenas de jovens brasileiros mostraram ter garra , ter vontade de lutar pela nação, e pelos ideais de cada habitante deste pais, destemidos saiam nas ruas de caras pintadas, acreditando em uma sociedade justa e igualitária.
Ser brasileiro necessariamente não é torcer pela camisa verde a amarela em épocas futebolísticas, e nem ao menos ter o samba no pé em época de Carnaval. O brasileiro tem a fama de bondoso, de caridoso, gente fina, elegante e sincera, hospitaleira e de coração mole, que ama samba e tem as mais belas bundas do mundo em suas praias, o paraíso tropical. Existirá um lugar melhor? Que nação exemplar não é?
Ao deparar-me com isso, fico a pensar, o que seria o certo? O que seria o melhor? Quais os ideais desta nova geração?
Se perguntares a alguém quais são seus objetivos para daqui a alguns anos, qual é o seu sonho, seu plano futuro ; certamente terei como respostas algumas frases repetidas: ter um bom dinheiro, uma casa, um carro do ano, estar formado, ir para a Europa, ter minha família e filhos, ser bem reconhecido profissionalmente, Olha! Muito bem, estão corretas todas estas coisas, certamente você quer o melhor para você daqui para daqui a alguns anos, mas ai está um detalhe, você quer isso pra você, sua família e seus entes.
Contrariando isto, se tivesses feito esta pergunta a um jovem daquela época da qual lembrei no começo, com certeza a resposta seria diferente mas de total acordo em todos os pensamentos: uma qualidade de vida igualitária e de qualidade a toda nação, onde os direitos e os deveres sejam severamente cumpridos, uma sociedade justa. Resposta diferente não é? Para os jovens daquela época não, a felicidade não deveria ser individual, mas coletiva, a nação brasileira estava em seu pensamento.
Mas o que acontece com os jovens de hoje? É o descaso? Acomodação? Indiferença? Egoísmo? Pensamos em nós, em nossas coisas, em nossa vida,corremos atrás dos nossos bens, dos melhores aromas, das melhores condições, dos melhores alimentos. Isso tudo para quem?Para nós mesmos, estamos pensando no outro? Estamos entendendo os sentimentos e as necessidades dos outros? Podem ser os costumes que mudaram não é?Pode ser.
Mas definitivamente o Brasil está isolado. Ser brasileiro e se unir em época de Copa do mundo, mostra como somos o país mais nacionalista do mundo e que nos amamos! Não! Logicamente não, falta união do país, em todos os âmbitos e aspectos; torcer pela seleção é tão mais importante do que lutar por nossos direitos? Sambar no Carnaval é fácil para o poder, pois o povo fica de olhos tapados e como cordeirinhos caem nas mãos deles e acabam deixando com que façam o que quiserem de suas vidas.
É lamentável dizer isso, mas o Brasil precisa de um choque, a nação precisa acordar! Onde foi a justiça? No bolso do policial? Onde está a educação? Em bancos internacionais? É Brasil dormir poder trazer pesadelos péssimos. Nação brasileira acorda! Acorda Brasil! Acorda....