viagem no tempo

Viagem ante ao tempo.

Oh. Tempo. És tu que ora me espreitas?

Faço isso a cada instante.

Qual tua maior serventia?

Faço o antes, o durante e o depois.

Imaginas o mundo sem isso?

De fato, não. Mas porque ao passares por mim imprimistes em minha pele, tantas marcas?

Para fazer-te ciente em que lugar da estrada da vida estais.

Por que tiraras de mim o vigor?

Por que há o tempo de precisar dele, e o de aprender a viver sem ele.

Mas era tão bom ser jovem.

Jamais o saberia se assim permanecesse.

Eu posso voltar na tua estrada?

Sim. Há um modo. Mas não é um simples caminhar.

Como o faria?

Cada um deve descobrir por si mesmo. Não há uma fórmula única.

Alguém já o fez?

Sim.

E como fez?

Acredite. De nada valeria dizê-lo a ti. Não te servirá o mesmo caminho.

De quais instrumentos valeu-se tal criatura?

Dos próprios atributos.

Como?

Afiou a própria vontade. Insuflou em si mesmo o ânimo. Cultivou a esperança. Regou a própria fé.

Quero fazê-lo.

E por quê?

Quero tornar a ser jovem.

E para que?

Para viver todas as alegrias de que me lembro.

Mas não será possível suprimir as angústias. Teria também de experimentá-las uma vez mais.

É...Isso eu não pensei. Mas ainda assim desejo.

Sabes o que virá pela frente, no teu futuro?

Não. Tu ofuscas minha visão do futuro.

Não o faço. Não pode haver visão daquilo que não foi ainda escrito.

Não tenho então um destino?

Algumas pessoas tem, outras não.

Como assim?

As que se deixam levarem-se pela correnteza dos fatos que as rodeiam, sim. Porém as que cavalgam seus momentos não.

Quer dizer que nada é certo de acontecer? Não há uma história escrita desde sempre?

Enquanto houver o livre arbítrio, não pode haver uma história pronta para todos envolvidos nela.

Voltar ao passado me daria a chance de re-escrever o meu agora. Certo ?

Sim. Mas ,sabes exatamente o que queres agora e como fazê-lo se voltares ao passado?

Estou certo que sim.

Se algo der errado, vais querer voltar novamente no tempo e refaze-lo.

Mas agora já sei como fazer.

Não. Apenas pensa que sabe.

Aplicarei planos estratégicos e farei o hoje chegar a meu bel prazer.

A vida humana é um conjunto além dele mesmo. Não podes controlar tudo em tua vida. Para cada ação dirigida ao meio em que te encontras,uma reação externa a ti desencadeia outras tantas.

Se voltares na linha do tempo e fizeres tudo diferente. Só há uma coisa que poderás ter plena certeza: Que quando hoje chegar ele será diferente, daí mais nada se é possível afirmar.

Não posso te assegurar que não estarás querendo, com vontade ainda mais intensa,

Voltar no tempo para novamente refazer.

Parece coisa de filme.

Por que ao invés de voltar ao passado, não tenta refazer a sua perpesctiva de futuro?

Por que ao invés de retroceder, não pensa em avançar?

Do futuro eu não sei nada.

Isso é ótimo. Poderás fazer algo melhor do que você já sabe ser o passado. Há sementes esplendidas acolhida na vastidão do futuro. Regue-as. Poderão ser a melhor das possibilidades. O melhor está sempre por ser criado.

Seria possível?

Isso te asseguro. Afinal, o que mais queres voltando ao passado senão ter um novo futuro?

Conta-me uma coisa?

Digas o que queres tu saber de mim?

Mostra-me aquele a quem afirmas ter voltado ao passado. Quero olhar em seus olhos e saber da verdade. Da satisfação que emana. Da realização que aparenta.

Pois bem. Fá-lo-ei.

Quando?

Agora mesmo.

Então?

Caminhe até aquele corredor á tua frente, e vire a esquerda. Verás.

Aqui? Mas só o que vejo é um espelho.

Sim. Somente desse modo poderás olhá-lo nos olhos.

Empreguemos nossa alma inteira em eternizarmos cada instante além de nossa memória, e o tempo não nos ferirá jamais.

Roni Muniz
Enviado por Roni Muniz em 03/04/2008
Reeditado em 27/09/2011
Código do texto: T929513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.