DO VALOR DAS PEQUENAS COISAS

AO LONGO DOS MILÊNIOS O SER HUMANO VEM DEMONSTRANDO, DIA APÓS DIA, SEU DESEJO DE SER GRANDE, DE DESCOBRIR E CRIAR COISAS NOVAS E DE RENOVAR O JÁ EXISTENTE. SEM DÚVIDA É IMPORTANTE QUE EXISTAM PESSOAS ASSIM, COM PREDISPOSIÇÃO PARA O NOVO E PARA A GRANDEZA, MATERIAL, INTELECTUAL, CULTURAL, RELIGIOSA E ETC. NOMES COMO SÓCRATES, ALEXANDRE DA MACEDÔNIA, GENGIS KHAN, DA VINCI, MAQUIAVEL, NIETZCHE E TANTOS OUTROS QUE NEM CABERIAM AQUI, SE TORNARAM GRANDES, MAIORES DO QUE ELES MESMOS, MOTIVOS ESSES QUE OS LEVARAM A "IMORTALIDADE" NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. MAS, E QUANTO A NÓS, MEROS CIDADÃOS DE UMA SOCIEDADE QUE NÃO DÁ A DEVIDA OPORTUNIDADE PARA QUE DEMONSTREMOS NOSSO REAL VALOR E CAPACIDADE? NÓS, INFELIZMENTE, VIVEREMOS E MORREREMOS NO ANONIMATO E NOSSOS NOMES SE PERDERÃO NA HISTÓRIA, TALVEZ MAIS RAPIDAMENTE ATÉ DO QUE A DECOMPOSIÇÃO DE NOSSOS CORPOS. É AÍ QUE ENTRA O VALOR DE PEQUENOS DETALHES QUE PODEM FAZER TODA A DIFERENÇA.

COMO DITO ANTERIORMENTE, O HOMEM TEM O DESEJO INERENTE DE SER GRANDE, MAS, O QUE QUER DIZER REALMENTE ESTA GRANDEZA? SERÁ QUE PRECISAMOS SER GÊNIOS LITERÁRIOS OU ACADÊMICOS PARA NOS TORNARMOS PESSOAS IMPORTANTES O SUFICIENTE PARA SOBREVIVERMOS NA MEMÓRIA ALHEIA? PARTICULARMENTE, CREIO SER MAIS IMPORTANTE NOS TORNARMOS RECONHECIDOS E LEMBRADOS ENTRE AS PESSOAS QUE REALMENTE NOS QUEREM, E A QUEM QUEREMOS, BEM.

O VALOR DE UMA VERDADEIRA AMIZADE ESTÁ REPRESENTADO NAS COISAS SIMPLES, MAS QUE AS VEZES NÃO DAMOS IMPORTÂNCIA JUSTAMENTE POR ESTA SIMPLICIDADE (SOMADO À "MANIA DE GRANDEZA" DE QUE JÁ TRATAMOS). UM SIMPLES TELEFONEMA, UM ABRAÇO E ATÉ MESMO UMA PIADA SEM GRAÇA,JÁ SÃO SUFICIENTES PARA ARRANCAR UM SORRISO DE QUALQUER ROSTO CARRANCUDO DO NOSSO AMIGO CHEIO DE PROBLEMAS.

NÃO SOMOS ETERNOS, E ISSO NOS ASSUSTA. A IDÉIA DA MORTE COMO FIM DA VIDA MATERIAL, DE PERECIMENTO DA CARNE NÃO DEVERIA NOS ATORMENTAR, E SIM SER UM INCENTIVO A MAIS PARA FAZERMOS O NOSSO MELHOR, COMO FILHO, COMO PAI, COMO AMIGO, COMO PROFISSIONAL. NÃO AJA PENSANDO NO RETORNO QUE SUA ATITUDE TRARÁ. FAÇA SEU MELHOR, DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES, E, GARANTO, QUE PODE SER QUE NÃO SE TORNE UM "IMORTAL" PERANTE A HUMANIDADE, MAS CERTAMENTE SEU NOME ECOARÁ NA MEMÓRIA DAQUELES A QUEM VOCÊ ILUMINOU COM UM SIMPLES "POSSO AJUDAR?"