Leões e Búfalos
Recebi de um amigo e não pude deixar de pensar em poesia (só pra variar).
É interessante observar que nem sempre o mais forte ou o predador natural consegue o seu intento. Assim como pequenas rimas, as que lutam contra os que gostam de se aproveitar do esforço alheio (como o crocodilo), que acabam perdendo terreno, sendo feridas, maculadas, ao juntarem-se em versos maiores, crendo nos seus pares, mesmo, aparentemente, sendo mais fracos, acabam por resgatar o que lhes pertence.
É, poesia tem rima, cadência, mesmo que seja pequena, tem fidelidade a um assunto, mesmo que seja aberta aos egos, tem capacidade de luta, mesmo contra os que se predispõem ao contrário e, por fim, acaba resgatando a si mesma porque o que a move é a alma, assim como, no animal, o instinto.
Isso é mesmo fantástico.
Os leões e os búfalos
Um vídeo amador chamado "Battle at Kruger", postado em maio deste ano no YouTube, se transformou em um dos grandes fenômenos do portal e atraiu até o momento mais de 15 milhões de visualizações. O vídeo enviado pelo usuário Jason275, e filmado pelo turista David Budzinski, mostra a batalha de um grupo de búfalos contra leões em plena savana, na reserva de Kruger, na África do Sul. Sem os recursos técnicos de um documentário real, Budzinski filmou durante 8,23 minutos, com sua câmera tremida, uma cena que documentaristas não tiveram a sorte de capturar, conforme noticiou o Guardian Unlimited. No início do vídeo, um grupo pequeno de búfalos passeia tranqüilamente, com um filhote entre eles. Mas, quatro leões se esgueiram e armam uma emboscada, capturando o filhote e jogando-o na água. Em uma rápida investida, crocodilos tentam ficar com o pequeno búfalo, contudo os leões conseguem tomar a presa de volta. Os búfalos, que aparentemente tinham ido embora, retornam depois de alguns segundos com toda a manada, prontos para resgatar o filhote, que surpreendentemente se levanta e caminha para a proteção. Na seqüência, as presas se tornam os caçadores. Os leões são quase totalmente cercados e postos para correr. A cena é tão inusitada que o vídeo é um grande sucesso e já atrai a atenção da televisão: na descrição do vídeo, os responsáveis informam que voltarão à África com o Discovery Channel, onde falarão sobre as filmagens. O vídeo também sendo declarado como o vídeo favorito de um dos fundadores do YouTube. A popularidade do vídeo está crescendo dada a grande veiculação do link na mídia internacional: dia 9 de agosto a BBC noticiava 9,5 milhões de acessos, no dia 23 de agosto, o vídeo já foi visto quase 15 milhões de vezes.
[Veja o vídeo, copie e cole o link em seu navegador]
http://br.youtube.com/watch?v=LU8DDYz68kM
Sampa, 11.03.2008