Felicidade existe

Há quem jure que não. Eu, de minha parte ,tenho certeza de existir felicidade.

(Por quê tanta certeza?) Já muitos me indagaram. Vendo-me às voltas com toda sorte de dificuldades, tentando resolver uma gama infindável de questões impostas pela vida sem posse dos recursos necessários, achavam-me(acham ainda alguns) louco por afirmá-lo e viver todo o tempo esperançoso de um dia melhor.

Ora! Nada mais é , essa minha qualidade, que uma simples compreensão das leis da vida. Veja bem. Um alpinista, por exemplo , quando decide escalar uma montanha. Ele sabe dos riscos que corre, das dores que advirão dessa empreitada, do cansaço, enfim. Sabe que há de passar bons pedaços para alcançar a glória de conquistar o pico da montanha.

Na vida é a mesma coisa. A analogia é bem simples.

Imagine que um certo alpinista, como a maioria das pessoas na vida, decidisse encontrar alguém para carregá-lo até lá em cima. Livraria seu corpo do cansaço, das dores. MAS, não se livraria do risco de quem escolheu para carregá-lo deixá-lo despencar, ou, simplesmente, desistir de continuar. E, uma coisa seria certa ai: Mesmo chegando ao topo, ele jamais experimentaria a glória de vencer o desafio. Ele apenas estaria lá. Como alguém que já nasce com tudo que tem e não faz nada disso crescer, apenas consome. Estar em algum topo apenas, não é importante. Importante mesmo é o como se chegou até lá. Se foi por acaso, se foi carregado por outro nos braços, ou se chegou lá escalando com seus próprios braços.

A felicidade existe sim. Ela é a glória de se chegar ao topo da montanha. Infelizmente, a maioria das pessoas não compreendem essa coisa tão simples, e vivem esperando alguém para carregá-las até o topo. Estes, que agem assim, enquanto o fizerem, não conhecerão a felicidade senão pelo relato de outros.

Por isso. Todos os dias enfrento os desafios que a vida me propõe com força. É o meu subir na montanha. E espero chegar lá. Porque cada vez que eu escorrego e me seguro em algum ramo ou fenda de pedra pra não rolar montanha abaixo, e meus braços doem e sangram, eu descanso um pouco, e consigo perceber que cada vez que isso acontece, meus braços tornam-se mais e mais fortes, e a minha vitória, o meu alcançar do topo, se valoriza mais e mais, a cada escorregadela, a cada cicatriz.

E você? o que vai fazer agora?

Vamos escalar a montanha, ou vais ficar no sopé?

Eu estou indo....

Roni Muniz
Enviado por Roni Muniz em 05/03/2008
Reeditado em 16/07/2013
Código do texto: T887986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.