Tudo depende de quê?

Tudo depende do momento.

Se aquilo tivesse acontecido em outra hora, talvez não fosse igual. É sempre assim. Uma regra da vida.

Seu desempenho numa prova difícil ou numa entrevista de emprego concorrida depende de como você acordou naquele dia, o que pensou durante a noite, se as idéias mudaram. Não dá pra ter certeza de nada.

Sofreu acidente? Por que justamente você estava lá? E se você tivesse lembrado que precisava comprar pão ou se tivesse resolvido de última hora visitar um amigo que há tanto tempo não vê? Talvez não fosse você. Ou talvez o acidente estivesse apenas esperando você passar por aquele lugar específico. Uma hora ou outra, o caminho tinha que ser aquele mesmo.

Então será que as coisas que acontecem nos perseguem? Tanto as boas quanto as ruins?

Aí é uma questão de perspectiva. Tem gente que acha que destino é o cara que rege a vida, que coloca as pessoas num determinado lugar pra que tudo aconteça conforme esboçado no caderninho de eventos diários.

Outros acreditam que é a alma da gente que atrai as pessoas, os sentimentos, tudo o que acontece. Sendo assim, cada pessoa vai atrair o que a alma puxar, independentemente de local, horário ou disposição.

E tem quem acredite que tudo é Deus, que desde que nascemos já está tudo arquitetado pra ser daquela maneira. Se ouvirmos direitinho, é o coração quem fala por Deus. E se prestarmos atenção, é assim que chegamos onde queremos. Se estivermos de acordo com o coração, os planos Dele são exatamente os nossos, mesmo que para isso precise haver um pouco de relutância, de teimosia, de tempo para abrir os olhos.

O slogan da sociedade hoje em dia é: "A vida não espera. O tempo não pára". Isso também depende do que estamos falando e sob qual perspectiva. A vida não espera a gente ser feliz. O tempo realmente não vai parar pra você sentar na própria dor e se jogar na lama por mais tempo do que o necessário.

Mas se for pra seguir o caminho certo... bom, a regra é a mesma. A vida e o tempo vão seguir, mas Deus vai esperar. Ele sempre espera, porque, mesmo a mais fiel das vidas erra de vez em quando. Apela para o livre-arbítrio, quer fazer as coisas de maneira rápida e sem fracassos, quer ser auto-suficiente. E é por isso que a palavra INDIVÍDUO vale muito mais hoje do que qualquer outra.

O maior defeito do ser humano é não ter paciência para as coisas da alma, do coração. Tudo é pra ontem. Aí a vida segue um ritmo frenético, você fica sem tempo de observar as pessoas, as situações e os sentimentos. Deixa passar batida aquela voz que sussurra, porque esta voz nunca vai gritar e nem te agarrar pelos ombros pra te colocar na direção certa. Tem gente que funciona assim.

Se desacelerássemos só um pouquinho a cada dia, tirássemos uns minutos só pra ouvir, sem querer impostar nossa voz por cima do que querem nos dizer, aí talvez as coisas não dependam tanto.

Pra quem escuta, quase tudo perde essa característica de depender. É tudo uma certeza, mesmo que seja difícil de enxergar.

********************