Capítulo de tudo depende - A POLITICA

A POLITICA

Politica é algo que existe desde que a humanidade existe, e teve várias formas já, basicamente, politica é a arte e a forma de se relacionar socialmente, definir politicas que são normas e regras de condutas, leis, planos e de definir uma organização a grupos de indivíduos, existem muitas formas de politica.

Desde a Grécia antiga, os métodos políticos de estados e cidades, de organizações locais de cidadãos ao povo de uma nação ou qualquer tipo de estado já existiam, a democracia garante que todos participem de algum modo da politica, seja pelo voto ou pelo exercer de sua livre expressão com livre responsabilidade, logicamente observando o bom senso.

Apresar de sermos animais, em teoria deveríamos ser civilizados, mas a espécie humana é selvagem em sua natureza, e portanto ao desenvolver seus sistemas políticos, também desenvolve sistemas militares, pois quando se há polis, há um múltiplo de pessoas, quando o sistema politico é mal pensado favorece ditadores e oligarquias, corrupção e opressão, quando na verdade um sistema politico deve se basear na convivência de múltiplas micro sociedades compondo uma macro sociedade de humanos que são em maioria tolos. Essa deve ser a premissa básica, a maioria sempre vai ser tola, mas mesmo assim a democracia é a força natural da liberdade sadia na evolução do conviver humano, e nosso dever protege-la e aprimora-la se possível.

O ser humano é um animal politico, negociamos e nos relacionamos, e estamos sempre buscando de certa forma mudanças, como temos um tempo de vida em média de 80 / 90 / 100 anos, que é curto, ao comparar com a idade da terra é muito, muito, muito, mas muito pouco, e essa finitude de nossos egos e corpos nos dá uma espécie de ansiedade natural que estamos sempre procurando negociar para satisfazer nossos interesses instintivos, mas não é somente o ser humano o único animal terrestre a ser politico, de certa forma todos os animais são.

Atualmente no nosso país, estamos em um sistema democrático de governo baseado em 3 poderes, o poder legislativo, o poder executivo e o judiciário certo? mais pra frente vou propor um quarto poder e detalha-lo, mas não agora, os poderes servem a uma constituição que é a carta magna em um estado democrático de direito. Isso significa que nossa politica é baseada em uma centralização tripla de tarefas, que também depois detalharei, mas existem muitas diferenças da politica dos Estados Unidos por exemplo, o Brasil é melhor em politicas publicas, isso devido a nossa jovem democracia por constituição ser escrita em uma época mais recente do que a constituição americana que é bem antiga, e precisaria de uma certa revisão em minha opinião, mas isso deixaria aos cientistas políticos, tem pessoas que afirmam que a politica é uma ciência, eu concordo, mas que ainda não seja uma ciência, pois não é feita assim, deveria ser mas ainda não é, e o que é, é sim um caos, a politica evolui tal como a vida, mas sistemas políticos são voláteis e podem mudar repentinamente quando não há uma constituição de poderes sólida, a democracia é atualmente uma forma de governo bem sadia, a mais sadia, e quem diz o contrário desconfio do caráter!

Mas na democracia há espectros, da esquerda até a direita, nesse ninho de rato politico que é o espectro politico dual e seus radicais extremistas, e suas diferenças entre os lados espectrais dessa politica que se forma no campo de ideias e de quais leis devem vigorar, como deve e pra quem se deve governar, aspectos de decisões de cunho ideológico, etc. Tudo isso gera o espectro politico, que é apenas dual na definição comum, que ao meu ver carece de realidade, pois definições politicas podem ser mais diversas do que se pensa.

A minha identificação do espectro politico é de esquerda, podemos definir assim nossa opinião politica? não seria resumir demais?

A direita é conservadora, mas conservadora de que? ah, ela está preocupada em conservar a natureza? não, pois isso geralmente é pauta de esquerda, do que a direita se preocupa? com dogmas religiosos, com a economia dos ricos e pobres, do dinheiro, de isentar os ricos de impostos? então claramente vou mais pra esquerda, a direita me cheira mal .... muito mal ... mas e a esquerda? bem, tem coisas que discordo também, porque a esquerda também tem uns dogmas doidos também, e que deveríamos falar de partidos e nomes de políticos, mas decidi não datar, nem mencionar políticos aqui, mas me identifico um pouco com a esquerda com ressalvas e nada com a direita e tenho ideias diferentes dos dois espectros que detalharei nos capítulos seguintes, pois tenho muito a falar de politica e vou tentar sem citar nenhum nome, apenas com propostas e ideias, pois acho que a politica também pode adoecer caso não seja mais clara e objetiva da forma que puder ...

Pois quando se há um debate politico a maior parte é ataques pessoais e aos costumes e aparências dos adversários políticos e não é quase nunca um debate analítico de propostas sem reações emocionadas e sem reações egóicas, pelo contrário, os debates e campanhas políticas se tornam um teatro de maluquices. Precisamos criticar o politico com tudo que temos, sim, temos que criticar, o povo tem que exigir a melhor proposta para todos, se entende muito errado a questão da democracia, não é o governo da maioria subjugando as minorias, não, é justamente a garantia que todos tenham ganho, e não somente alguns grupos, mesmo se forem maioria, mas a politica virou uma competição que muitas vezes não é mais sadia, mas o paradoxo disso é que politica não deve ser amena mesmo, porém, tudo depende ... calma ... a politica carece de calma, análise e sensatez, quase todos temos emoções também, acalme-se.

A politica humana enfrenta desafios tremendos, os regimes mudam e as garantias de um regime democrático e que seja justo deve ser defendido, porém há falhas, no fim quem tem o controle do poder econômico ganha um poder desproporcional e injusto de decisão, mesmo em democracias capitalistas sólidas, onde não há rigor de alta concentração econômica, ou seja, onde poucos concentra a quase totalidade de toda riqueza e o resto fica com o resto, quando corporações, industrias, instituições religiosas, etc., querem se isentar dos impostos a serem repassados para projetos socialistas necessários para haver a justiça social, onde os altos burgueses cagam para o resto, há uma degradação econômica, aumento da violência e uma sociedade que tenderá sempre a um declínio, onde até os de uma classe alta e classe média se acham ricos, os de classe média podem se sentir ricos, tem o que querem com certa labuta mínima, sem imaginar os números de poucos ricos que detém um poder oculto, mas pujante, eles cagam para a justiça social, só que infelizmente poucos detém o controle gerador de números de riquezas, há números que simplesmente não há necessidade de um apenas ter, mesmo que se queira, não há como gastar tudo nem em 10 gerações algumas riquezas, enquanto a maioria mundial sofre, de guerras, fome, miséria e sofrimento.

Justiça social Serve para várias coisas, e é necessária por várias razões. A justiça social é dar ao povo diverso a infraestrutura social que seja capaz de prover os mesmos recursos iniciais para toda sorte de cidadãos, visando beneficiar as classes econômicas mais baixas e grupos sociais mais discriminados, dando chance para que inclusive baixe a criminalidade, reduza a violência, e outras coisas que será benéfico a comunidade, além de prover mais ascensão econômica causando maior movimento econômico enriquecendo uma quantidade maior de pessoas, como fazer isso é a questão que devemos tomar cuidado em responder.

É claro que justiça social não é apenas em âmbito econômico, mas ideológico, social e politico. Pois deve haver a sustentabilidade da pluralidade natural de uma polis de milhões de indivíduos.

Dito isso, devo constar algumas premissas para continuar com a ideia indo para o caminho que espero, dado a tudo que já escrevi nesse épico escrito do TUDO DEPENDE.

- As religiões não são representadas politicamente de forma justa entre elas, a mais favorecida no brasil politicamente é o cristianismo seguido dos outros monoteísmos.

- O deus que o cristianismo professa, e todo seu arcabouço de crenças não corresponde ao conhecimento cientifico da realidade, nem corresponde a melhor moral que temos e seus fiéis não demonstram um bom comportamento social com o diverso, dando muitas razões para questionar a influencia religiosa no poder politico.

- A democracia é até então a melhor forma de governo, porém ela precisa sempre ser aprimorada e a premissa básica não é a maioria sob a minoria, mas é a garantia que todos possam ser atendidos, e que as minorias possam ter sua representatividade, protegidas da maioria, geralmente a maioria é tola, esta deve ser a premissa, pois a maioria se guia por padrões comuns não pensados de ideia. Por isso a maioria será tola! e democracia é o governo de todos.

- O poder legislativo com suas bancadas são o poder que mais necessita de supervisão cientifica e social, pois há uma grande desvantagem de influências nesse poder, há bancadas comandadas pela elite econômica e a religiosa, o resto do povo fica a mercê de leis sendo feitas pelo interesses de grupos que apesar de serem eleitos seguem agendas que o povo desconhece.

- A ciência é a melhor forma de descobrir e entender a realidade e de pensar na humanidade, as leis deveriam passar pelo rigor cientifico no estudo de impactos, eficácia, etc.

- A ciência não é religião e supera o entendimento da realidade da religião, ela é a forma mais completa de se fazer conhecimento não corrompido pelo ego e desejos humanos, apesar de também evoluir e sempre estar em revisão.

- A ciência não é só politica porque ela é uma ferramenta, como a medicina, por exemplo, que todos os espectros políticos usam, uns mais que outros, apesar de se posicionar como pauta politica, a ciência é em suma e deveria ser considerada como tal, o recurso mais importante de um país que busca o desenvolvimento geral.

- A politica atual tende ao caos, grupos extremistas sempre querem poder, disfarçam suas ganas, mas estão lá, no seio politico.

- A forma que definimos opinião politica é muito, mas muito limitada, pois de forma dual nos definimos como direita ou como esquerda, sim, eu sei que alguns sabem que há um espectro de nuances, porém ainda tende a dualidade, jeito de pensar advindo da religião monoteísta, e que atrapalha todo o entendimento de cidadãos que não refletem sobre politica da mesma forma por várias razões, há o aspecto social que observo a maioria ignorar, ao invés de nos preocuparmos em dualidades, devíamos nos permitir pensar e perceber em multiplicidades, entender qual o objetivo mais comum a todos sem exceções, e fazer todos refletirem mais a fundo, e nesse processo perceber os que estão mal intencionados e se recusarão a refletir profundamente sobre seus anseios políticos.

- Devíamos nos focar em ideias de ganho para todos e não somente em sistemas econômicos que privilegiam e favorecem apenas os poucos detentores de uma super riqueza concentrada que não foi gerada somente por uma pessoa, mas sim a partir de uma ou várias pessoas com contribuição de outras tantas, mas somente poucos ganham a maioria dos lucros, e este sistema capitalista sem freios e sem limites está insano há um tempo já, e causa muito sofrer no mundo.

- Temos que pensar em reduzir o sofrimento de todos e não reduzir o sofrer de um com o sofrer de outros, a ideia de sacrifício vinda do cristianismo deixou o inconsciente do capitalismo sádico, e esse capitalismo é uma máquina de causar sofrer da humanidade.

- Foda-se o comunismo também, depende de como se entende o comunismo, pois há uma presença histórica de ditadores em poderes comunistas, mas não tão nocivos quanto o capitalismo ocidental mas quase lá, mas ainda sim tem coisas chocantes de coisas que aconteceu que poderíamos sim questionar também, o único comunismo atualmente, que de comunismo só tem no nome e que na verdade é um capitalismo socialista, é o chinês, que está funcionando muito bem nos últimos anos, claro que tenho criticas também, poucas, em politicas que falarei no capitulo de politicas psicodélicas, porém em termos de justiça social a china tem dado um ótimo exemplo.

- Há sim ideias, hipóteses, teorias e propostas que não são nem de direita e nem de esquerda, mas sim diferentes, e que pode inclusive dar uma boa diplomacia aos desejos de todos do espectro dual, que na verdade deveria ser descartado e ser pensado uma nova forma de encarar a politica, porque desse jeito que a humanidade vai, vai dar merda...

LEIA INTEIRO NO TEXTO: TUDO DEPENDE

Marcel Sussai
Enviado por Marcel Sussai em 26/04/2025
Reeditado em 26/04/2025
Código do texto: T8318246
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.