Reprovado na Entrevista de Emprego - Conselho Estoico

Parte I - A Aceitação

Primeiro é preciso aceitar o que não pode controlar. A decisão de aprovar, ou não aprovar, é da profissional de RH que faz a seleção, e a isso chamamos de fato real e imutável, é verdade real que não podemos mudar.

A ideia central do estoicismo é a aceitação das coisas que estão além do nosso controle. É focar no que você pode controlar. A recomendação estoica no caso da reprovação a vaga do emprego, é que você ontrole suas reações e seus julgamentos, isso o levará ao respeito e compreensão do trabalho dos profissionais de RH. Não só isso, lhe dará maior serenidade e sabedoria para chegar ao sucesso desejado com menor sofrimento(não entenda com menor esforço). Não julgue e nem espere resposta do profissional de RH. Julgue a si mesmo pelo seu fracasso. Busque respostas em si mesmo, mas com foco e atitude para melhorar a si mesmo.

Parte II - A Reação

Quando reprovado na entrevista de emprego, lembre que em todas situações da vida, não importa o que aconteceu, pois, seu progresso e paz interior vai depender de você, vai depender da forma como você reage após a ocorrência dos fatos(eu disse após, não sofra pelo antes, nem pelo depois).

Se você avaliar bem, se você dear tempo para passar as emoções, mesmo sabendo que aquela oportunidade tinha grande importância na sua vida, você entenderá que o ocorrido não foi uma tragédia. Verá que a emoção negativa atrasou seus passos, mas não o matou, e você está vivo para levantar a cabeça e seguir. Você poderá caminhar mas um passo no objetivo, em vez de lamentar e procurar culpado. Se está fraco, caminhe apenas um passo, depois mais um passo, e assim, passo a posso, despertará o Deus que existe em você, que é a consciência da sua existência, da sua responsabilidade para com você e para com seus semelhantes, e só assim enchergara o quanto é forte e se preparará(seus esforços) para as oportunidades futuras. As oportunidades perdidas devem ficar no passado, é tolice chorar sobre o leite derramado na areia.

É natural a quem perdeu uma oportunidade importante de trabalho sentir raiva e desânimo, ou buscar um culpado para justificar seu fracasso.

O seguidor do estoicismo, o estoico, em vez de se deixar levar por essas emoções negativas, usa a razão para refletir sobre a situação, e se pergunta:

O que devo melhorar para próxima entrevista? Será que não estou preparado para essa função? Onde vou buscar nova oportunidade de emprego? E então ele se prepara e vencer.

O estoico deixa o fracasso no passado, usa seu tempo e inteligência mantendo o foco em controlar suas atitudes, e vive cada dia na preparação(ação prática) para futuras oportunidades.

Enquanto o estoico vê que o fato em si não foi tragédia, e absorve o aprendizado, o candidato comum não contrala suas emoções e potencializa o fracasso; e talvez viverá o resto da vida com foco no fracasso, e o que é pior, sem saber que ele é o responsável pelo seu sofrimento e infortúnio. Isso ocorre porque ele aceita o fracasso com algo imutável, e sem uma resposta racional para ocorrido, sem sabedoria, sem tomar atitude, ele se o coloca na aceitação passiva, isto é, ele não faz nada para mudar, e assim faz de sua vida um fracasso após outro, sem corrigir seus erros. E com foco naquela entrevista de emprego com resultado negativo, em algo que já ficou no passado, ele segue sem saber disso.

Parte III - Conclusão

Então, para concluir, aceitar que perdeu a vaga de emprego lhe abrirá portas, não esperar que outras pessoas irão busvar vagas de emprego para você, é o que precisa ser feito. Mas é a aceitação e reação diante dos fatos que o levará a outros caminhos nunca imaginados. Saiba, quem aceita a realidade vive melhor; quem não aceita vive de sofrimentos.

Se você ainda não superou essa fase, saiba que os sábios não ocupam o presente justificando o passando, vivem o momento presente; refletindo sobre experiências passadas e avaliando as que lhes podem serem úteis no futuro. Vive em buscar onde precisa mudar para ser bom, sábio, generoso e agradar ao Deus de seu coração. O sábio, vive exercitando seu cérebro para não fracassar, vive colocando em prática suas ideias, vive fazendo no presente, sempre com foco no futuro, mas sem se preocupar com que ainda não é prioridade.

Fraternal abraço

Professor Castilho