Motivação
Recentemente, um pensamento permeia minha mente: para que estou fazendo tudo isso? Para que acordo cedo todo dia clamando pelo alívio mensal do salário? Para que pego 3 horas de transporte público em busca de educação? Para que chego dedico outras 3 horas imerso em teorias políticas e pesquisas acadêmicas? Para que chego em casa às 1 da manhã sabendo que tudo se repetirá no dia seguinte?
Oque motiva os pobres é a sobrevivência, oque motiva a classe média é o gosto delicioso do mel da ascensão social, oque motiva os capitalistas é o acúmulo de capital. Contudo, onde me encaixo? Oque me motiva? Na teoria, seria um capitalista nato por natureza, fruto da ascensão social de meus ancestrais e acúmulo passado de geração em geração. Ora, cresci em uma escola particular, tive tudo do bom e do melhor, nunca me faltou nada e sou herdeiro de uma clínica odontológica com potencial latente somente esperando a minha intervenção. Contudo, oque divide minha alma é a minha moral e sobrevivência pois, apesar do caráter dos meus antecedentes, estou muito distante do verdadeiro topo da sociedade, se meus pais parassem de trabalhar por um ano minha vida mudaria do vinho ao vinagre. Sou classe média com certeza, porém com a possibilidade de ascender economicamente ainda mais por conta da família em que nasci, por conta de sua luta.
O fato que realmente complica tudo são as minhas crenças, eu detesto o sistema capitalista vigente mas, ao mesmo tempo, me beneficiaria tanto por ele. É inegável que o sistema de trocas mercantis é fundamental para qualquer um que vive na sociedade atual, isso apenas não é a minha prioridade. Meu verdadeiro sonho é mudar o mundo trazendo educação política para os cidadãos brasileiros.
Apesar de ter um sonho bem definido, me sinto um besta, um sonhador fora da realidade. Preciso de dinheiro! A saída está bem na minha frente! E mesmo assim escolho um caminho que não me beneficiará em nada! Esse sonho talvez nem seja possível, talvez não seja capaz, talvez eu mude de ideia como já mudei tantas outras vezes. Qual devo escolher? Qual motivação me guiará? Sonho na USP ou prosperidade na clínica?