A Heresia necessária

Heresia vem do grego, quer dizer escolha, opção, vontade, é quando se tem um pensamento e visão diferente de um sistema comum, ou religião. Chamar alguém de herege é um termo usado por cristãos medievais para perseguir, matar e torturar quem não se convertia ao cristianismo ou tinham outras crenças ou culturas durante a idade média.

Heresia não precisa ser somente contra um sistema religioso, pode ser sobre qualquer sistema imposto. Mas realmente não é um movimento de um grupo, mas um individuo que possua sua própria visão de mundo será um herege por diferenciar de uma visão de mundo imposta por costumes totalitários, religiosos principalmente, mas não somente, pois pode ser contra ideologias politicas dogmáticas também.

Na verdade o herege, tem um inimigo e apenas um, o dogma! Dogma é qualquer coisa que se coloque como uma verdade absoluta e que também não se deixa investigar, questionar ou entender. Dogma é uma ideia que deve apenas aceitar, ela é imposta assim, para evitar a reflexão, geralmente quanto maior a burrice de uma pessoa, mais fácil ela se torna dominada por um dogma! Dogmas são criados por outras pessoas que tem intenções diversas e prováveis interesses.

A religião é cheia de dogmas, que deus existe, que tudo que acontece é certo, que o tal líder é a voz de um deus, tem muitos dogmas, que a bíblia é certa e é um bom livro, isso é um dogma, pois não é a verdade, mas é imposta assim, não se deve questionar, e se questionar será punido! Pois é conveniente ao líder religioso que mantenha o controle mental de seus fiéis, ou o sistema politico use desses fiéis que tem senso critico reduzido e apenas segue o líder cegamente. Enfim, há inúmeros motivos egoístas para que lideres religiosos sustentem por anos um sistema mentiroso que tem sido lucrativo. Um herege é aquele que questiona, que deflagra a falha clara e confronta, nega pra si a imposição maldosa de uma coisa de alguém mal intencionado, apenas por ter caráter religioso!

O que é deus? pra existir defina-o, pois o que ele é se entendemos que quem fala dele são salafrários egoístas? Pessoas que sempre quis dominar a humanidade através da imposição, violência, racismos, preconceitos, mentiras, poder econômico e controle mental através de um poder religioso centralizado na ideia de um deus? A humanidade ainda está nos tempos antigos do Egito? onde faraós eram reverenciados como deuses? quando na verdade nem eram?

O que é um deus? defina-o, desafio a questionar este conceito, pois ele não existe, é sem sentido e só é propagado através de uma violência psicológica justificada em livros antigos criados cheio de histórias absurdas que encantam emocionalmente sem de fato ser verdadeiro! Questione, se deus existe, tanto sofrer, ao sadismo de um senhor que nada é! Há tanta beleza e coisa boa na natureza sim, mas deus quer roubar o mérito até disso? em uma morbidez sádica o fiel resume tudo em um deus e quer escravizar tudo pela vontade desse deus e chama isso de amor! Violenta pregação histórica que gerou muitos hereges que felizmente não fez disso uma totalidade, o dogma religioso também é contra diversidade, eles falam que deus criou tudo, mas não conhecem outras crenças, povos, culturas, e então quer que todos pensam e creem no mesmo que ele, impondo politicamente, militarmente, economicamente e religiosamente esse poder macabro de uma fé que não se deixa questionar e nem ser confrontada! E quando se faz, cria demônios ilusórios pra culpar sua estupidez de fé! Questione deus, se ele existe ele entenderia tanta desconfiança pois supostamente devia saber tudo! se ele não existe, você aprendeu algo, e pode aprender mais coisas sem as amarras de uma ignorância forçada a você, com novos desafios de lidar com o desconhecido que tanto assusta a humanidade, a ciência é um ato herege de descobrir a realidade para vivermos melhor, meu lado místico é se conectar com a natureza que eu sei que é real e cuidar do viver, amor não precisa de dogma, gostar e cuidar de quem está com você e respeitar os seres vivos é suficiente, não precisa de religião!

Ter alguma gana sadia pelo saber, questionar o querer de tanto acreditar por esperar um deus que não existe te dar o que deve ser conquistado por todos!

A heresia necessária sobre um sistema capitalista que põe o lucro acima de tudo, acima até mesmo da pluralidade social, bem estar geral, e todos que vivem, nesse mundo tão desigual, assolado por dogmas nas mentes de gente que escravizadas mentalmente não desfazem seus enganos e nem lutam pelos direitos de todos os seres vivos! A natureza precisa ser cuidada e está sendo destruída, porque todos estão conformados, faltam hereges! O mundo precisa da heresia!

Marcel Sussai
Enviado por Marcel Sussai em 25/03/2025
Código do texto: T8293556
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.