O dia que tomei um café com a minha eu do passado

Ela chegou com 30 minutos de antecedência, aquele jeitinho envergonhado de quem sente que estava incomodando. Sentou à minha frente muito calmamente, medo de chamar atenção ou fazer alguma besteira. Eu fiquei ali, parada, só observando por longos segundos... Vestia aquela roupa e calçado surrados, o rosto coberto por acne e os cabelos ondulados com a franja cobrindo a face. Ela me viu observando-a e abaixou o rosto, sua insegurança não permitia contato visual.

Então decidi quebrar o silêncio e disse: A gente conseguiu!

Vi sua fisionomia mudar diante dos meus olhos, um sorrisinho sem graça de canto e a euforia estourou em sua voz:

_Conseguimos? Nos formamos? Como pagamos? E a família? Deixamos de ser feia e sofrer bullying? Passamos em um concurso?

Eu a interrompi:

_Calma! Calma! Você e sua ansiedade, como sempre né rsrs. Então, fizemos uma graduação em uma faculdade pública e você trabalhou arduamente para pagar as apostilas, tinha dia que não dava tempo de comer, mas nossas notas sempre foram altas e nos formamos com louvor! Sua família não é mais desestruturada, Deus te abençoou com uma família linda(marido e filho) e não existe mais brigas e nem vícios em sua casa, as terapias também te ajudaram a perdoar seus pais, você entendeu que eles eram apenas seres humanos errando, mas tentando acertar. Nunca fomos feia, vc que era insegura, mas hoje você está mais madura e aprendeu a apreciar até os seus defeitos, temos muito orgulho da sua autoconfiança. E sim, passamos naquele concurso que você sonhou e já estamos com outros sonhos em vista. E sabe aquela casa com piscina que era seu sonho de infância? Também temos. Temos também 4 pós graduações. Sabe os antidepressivos? Você não precisa mais deles. Hoje você é uma pessoa que treina musculação 5x na semana e equilibra bem seu emocional, você também aprendeu a se conhecer e hoje escreve como válvula de escape. Enfim, você é tão forte que até os traumas e depressão você venceu.

A essa altura ela chorava de soluçar, eu dei um longo abraço nela e disse: Obrigada! Sem sua força de menina eu nunca me tornaria a mulher que sou. Apenas continue com seus objetivos, vai demorar, tem dias que vc vai pensar em desistir, você vai sentir-se injustiçada. Porém, vai valer a pena!