Tratado da Vida Plena
Viver a vida real, viver o agora, essa é a verdadeira vida, a única que realmente existe.
A vida fora da realidade e do agora é ilusória. Para viver a vida real o agora é necessário primeiro encarar o ócio, encarar o tédio. Enquanto sua mente estiver ocupada demais com coisas externas, não será possível viver a vida plena, a vida que se encontra na realidade e no agora.
Por isso, se você quiser uma vida plena você vai ter que frear, desacelerar, não precisa parar totalmente, por mais que o cenário ideal seria parar totalmente, também é possível trocar o pneu com o veiculo em movimento. Diria que o desafio não é tão complicado. O ponto crucial é iniciar, diminuir a velocidade e passar pela purificação.
Quando você muda seu ritmo para um ritmo mais lento, você vai se encontrar sozinho e é assim mesmo que tem que ser. Fique em silencio, exclua os estímulos externos, desligue a internet, feche o notebook, desligue o tablete, esconda o celular. Fique só você e mais ninguém.
Logo o tédio vira, sua mente começa a falar, vem sono, tristeza, ansiedade, depressão, muitos sentimentos ruins aparecem. Esses sentimentos surgem não porque você está em ócio, a verdade é que eles sempre estiveram aí do seu lado, porém ao silencias os estímulos externos, toda a maquiagem e barulho caí e agora você pode ver a verdadeira face da sua realidade.
Pouco a pouco você foi tomado e dominado, por micro prazeres ou apenas viveu se escondendo atrás de supostas obrigações. No fundo sua mente só estava fugindo da sua realidade chata e tediosa, afinal você não vive como nas novelas ou nos filmes. Você é apenas um mero mortal, nascido em um mundo real sem conto de fadas.
O mundo real não é tão colorido como a tela de celular, ou como seu jogo de computador ou como ver vídeos de sexo. Isso tudo gera muito mais prazer para seu cérebro, por isso nós fixamos tanto em fantasias, adoramos uma ilusão de ótica. Não preciso nem dizer, obviamente ilusão de ótica não é viver plenamente, e somente vivendo a realidade é possível encontrar os verdadeiros sentimentos de satisfação e felicidade.
O caminho para viver a realidade é viver o agora, direcionar a sua mente e seu corpo para o agora. Seja o que for que você irá fazer, respire, olhe bem ao seu redor, diga para sua mente o que está fazendo, escolha um ponto objetivo pra alcançar e simplesmente execute, sem preocupar com erros, execute da forma mais fluída possível. Assim você age no agora, se esforce para realizar mais atividades desse tipo, queira aumentar sua presença no mundo real, seja notado pelas outras pessoas e sinta elas também.
Faça pausas na sua rotina, reflita sobre sua vida ou sobre a vida em geral, observe uma paisagem bonita, ouça uma musica clássica, faça academia sem fone de ouvidos. Todos esses exercícios para sua mente estar mais presente no aqui e agora. Quanto mais no agora você viver, mais presente você estará na realidade, melhor compreensão você terá do mundo real.
Quem compreende sua realidade pode se conhecer com mais facilidade, se tornando mais seguro com a vida e menos ansioso e depressivo. A ansiedade vem quando você não compreender algo, porque parece muito grande. A depressão vem quando você pensa saber muito sobre algo, porque parece pequeno demais.
Vivendo a realidade você consegue ter a real dimensão das coisas, enxergando de forma equilibrada e no equilíbrio não existe ansiedade, nem depressão.
O que é proposito?
É o fruto que a arvore de maçã dá. A arvore de maçã dá maçã, esse é o seu proposito(fruto) natural.
Nem todo o proposito é natural, podem haver distorções por induções, que abalam a natureza real das coisas; exemplo: produtos químicos, remédios, etc.