A Vontade Move o Mundo
A Vontade Move o Mundo
Diz o sábio:
"Se soubesse o que pensam de ti andaria tranquilamente nu pelas calçadas da cidade."
Apanhadores de sonhos são os desejos humanos. Para realizar um, sufoca outro.
O desejo aparece de acordo com o que se conhece sobre a vida. Se algo parece bom, queremos. Se parece ruim, nos afastamos.
O sonho é a realidade de alguns.
Sou um homem? Não! Sou policial, empresário, artista... Algo superior que me eleva, transforma a rotina que seria monótona em algo magnifico. Mas no fundo, somos apenas homens e mulheres com seus desejos. Algumas qualidades, alguns defeitos. Somos únicos, isso é verdade, não há ninguém como você. Isso nos torna especiais. Mas a relevância, a importância, essa é para poucos. E esses poucos realmente fazem a diferença. Mas a maioria de nós, os que não são extremamente relevantes, não querem ser apenas mais um na multidão. A vaidade exige que sejamos algo extraordinário. Então criamos uma história sobre nós, sobre superação, importância, grandes feitos. Tudo para agradar a vaidade. E funciona. Sonhos.
O sonho é tão real que nos afasta da realidade, da verdade, das coisas como são. É a moça na fila do mercado brigando pela demora em ser atendida. Ela é muito importante e não pode se atrasar. Mas assim que o emprego atual dela a manda embora, coloca-se facilmente outra em seu lugar. E ela, com toda a importância, refaz seus planos, cria uma narrativa sobre o motivo da demissão anterior e consegue outro emprego. Recupera sua importância. Se ela era teimosa, a teimosia se torna proatividade no novo currículo. Se era preguiçosa, se torna detalhista. E por um tempo se enganam quem fala e quem escuta. Isso é normal de nossa natureza. Até por que se, com humildade, ela contar o motivo real da demissão anterior, ela não será contratada, mas sim outra que fez o tal arranjo vaidoso.
Lembro-me das aulas na quinta série onde uma professora muito sábia perguntou “quem aqui morreria para que nunca mais se tenha fome no mundo?” Vários alunos levantaram a mão. E então ela perguntou: “E quantos fariam isso se ninguém soubesse que a fome acabou por sua causa, que fosse feito anonimamente, ninguém ia saber que você foi o herói?” Uma demora para que uma ou outra mão se erguesse. Vaidades.
Os sonhos são desejos a serem realizados. Muitos e muitos desejos, por vezes contraditórios. Não chega a ser o ladrão desejando ser policial. É mais sutil. É o homem querendo ser bom pai mesmo ao se afastar. O amigo que quer ajudar e atrapalha. É desejar algo e escolher um caminho que me leve até esse algo, ou seja, desejar um dos vários caminhos. Mas junto a eles estão caminhos que não me levarão a esse algo. É como escolher entre três portas onde apenas uma levará ao que deseja. Desejamos escolher essa ou aquela. Mas a recompensa não é revelada ao abrir a porta, é preciso caminhar. E após algumas horas, dias, anos, no meio do caminho encontramos o que o caminho guarda: O príncipe. se escolheu errado, o sapo.
Para saber qual caminho escolher, é muito importante ter conhecimento sobre esse mundo. Quais os resultados de nossas ações. Não adianta querer atrair abelha com sal. Nessa caminhada é de extrema ajuda alguém com mais experiência, livros, filmes, enfim, conhecer história. Tanto da vida de alguém quanto dos resultados de ações de civilizações. Tudo dependerá de qual tipo de decisão você terá que enfrentar. Se for prefeito, decisões sobre o andamento de uma cidade. Se for operador de caixa, a operação do caixa de onde trabalha. E mendigo, como esmolar o pão de cada dia.
Um desejo que aparece e pensamos em como realizá-lo. Seguindo assim um invisível caminho, um passo a passo. E ao caminhar descobrimos obstáculos e esses obstáculos ou nos param ou os superamos. Mas às vezes o obstáculo passa a ser um novo desejo ou nos cria um novo desejo. Seria maravilhoso se em um estalar de dedos conseguíssemos o que desejamos. Mas não é assim. Desejamos algo, começamos a ir atrás desse algo e recebemos um resultado. Quase uma formula matemática. Os resultados de suas ações. Exemplo? Quero ser feliz. Serei feliz ao me formar em alguma faculdade. Me matriculo. Começo a estudar e não gosto do assunto escolhido. Arrependo-me. Uma formula matemática que traz um resultado. Tão importante quanto o sonho é o caminho. Para um precisa do outro.
Sonhar ao dormir. Meus filhos sonham aos seus quatro anos, contam o que vêm. Um amigo surdo diz que sonha com as pessoas gesticulando com ele, nada de ouvir vozes ou falar. O cego ainda vê nesse mágico recanto. O paralítico corre. O doente é curado e o saudável tem seus pesadelos terríveis.
O sonho ao dormir é mais real do que aquele que inventamos? Ao menos o sonho que temos ao dormir tem seu fim e se mostra a nós como ficção. Já o sonho do dia a dia, a ilusão criada por nós nos engana. E leva-se mais tempo para perceber tal engano.