Liberdade
Vivi uma boa fase da minha vida em que me submeti a uma série de restrições religiosas.
A Religião pode sim se tornar uma prisão.
Religiões tem inúmeras doutrinas, algumas mais radicais outras menos rígidas...São em muitos casos extremamente castradoras envolvendo uma série de sacrifícios.
Quem está dentro não percebe a prisão...quem conseguiu sair percebe o quanto estava aprisionado em coisas sem sentido...sem lógica....sem razão.
É horrível querer fazer algo que alguém diz que não pode...Assim como é horrível fazer algo obrigado...sem prazer....sem vontade.
É a perda da liberdade.
A boa e verdadeira religião é fazer o bem...jamais a maldade...Se todos assim fizessem estava resolvido o problema da humanidade.
A vida...o estilo de vida precisa ser prazeroso.... caso contrário é a sabotagem da própria vida.
No entanto é preciso fazer bom uso da liberdade....A liberdade exige responsabilidade...Nem tudo que tenho vontade de fazer vou fazer...nem tudo me convém fazer....por isso não vou fazer.
Posso cair em uma prisão...em um vício....Perder o controle.... O que seria uma agressão a minha saúde... Seria o mal uso da liberdade.
Liberdade portanto é fazer o que tenho vontade de fazer...tendo controle no sentido de que não esteja me fazendo mal... nem mal a ninguém...caso contrário não seria mais livre....estaria preso a vícios e a maldade.
V.M