O vazio existencial

"Existe no homem um vazio do tamanho de Deus!" — Fiodor Dostoiévski.

Essa frase sintetiza de forma profunda e tocante a realidade do vazio existencial que habita no interior de cada ser humano. Ao longo da vida, muitos de nós sentimos uma lacuna inexplicável, uma sensação de que algo está faltando, apesar de todas as conquistas materiais, relacionamentos e realizações pessoais. Esse vazio, ao contrário do que muitas vezes se pensa, não pode ser preenchido por coisas transitórias e terrenas, pois ele tem uma dimensão espiritual, a qual transcende o palpável.

O vazio existencial que sentimos está diretamente relacionado à nossa busca por sentido. Quanto mais nos afastamos do propósito maior, mais essa sensação se intensifica. Dostoiévski sugere que esse espaço é do tamanho de Deus, indicando que apenas algo de natureza infinita pode preencher o que parece um buraco sem fundo.

Deus, aqui, é símbolo do transcendente, do absoluto, do amor que preenche, da paz que silencia o caos interior. Quando permitimos que Ele faça parte de nossa vida, descobrimos que o preenchimento desse vazio é proporcional à nossa abertura para o divino. Quanto mais nos conectamos com o sagrado, mais sentido encontramos na existência, mais plenitude experimentamos.

Assim, a busca por preencher esse vazio não é uma jornada externa, mas um mergulho profundo em nosso interior, onde o infinito aguarda. Que possamos, ao longo de nossa vida, nos abrir para esse encontro que nos completa, e perceber que o verdadeiro sentido da vida está em acolher o que é eterno e imutável.

Mantcho Soares
Enviado por Mantcho Soares em 23/11/2024
Código do texto: T8203295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.