Gente que nos agride sem motivo
Recentemente, eu estava assistindo novamente aos filmes da saga Rocky(protagonizada por Sylvester Stallone) no Youtube e tive a chance de me deliciar novamente com os filmes cheios de personagens icônicos. Além de Rocky, que personifica o homem simples e obscuro que vence as adversidades e chega ao topo, há Adrian, a esposa que está ao lado dele nos bons e maus momentos; Mickey, o seu treinador e pai substituto; Paulie, o cunhado rabugento que apesar de sua rabugice nunca deixa de ajudá-lo nas horas difíceis e Apollo Creed, que passa de rival a amigo e irmão. Em Rocky 4, passado na época da Guerra Fria, o campeão de boxe soviético, Ivan Drago, vai aos Estados Unidos desafiar Rocky - que é o atual campeão de boxe dos pesos pesado- mas Apollo - mesmo estando velho e longe dos ringues há um bom tempo - quer desafiar Drago numa luta de exibição. Rocky e Adrian tentam demovê-lo de sua ideia alegando que ele não está mais no pique de antigamente, mas Apollo insiste e Rocky concorda em apoiá-lo. Como quem assistiu ao filme antes sabe muito bem, Apollo agiu de forma arrogante e desrespeitou Drago e a União Soviética, dando o tempo todo a entender que venceria facilmente o boxeador soviético por ser mais experiente e o que seria apenas uma luta amigável de exibição se torna uma tragédia: Apollo logo começa a ser massacrado pelo rival e Rocky, vendo que ele não aguenta, tenta aconselhá-lo a desistir, mas Apollo não quer desistir e continua sendo violentamente golpeado até que cai nocauteado e inconsciente, morrendo em seguida.
Entre os muitos comentários que li, houve quem dissesse que Apollo morreu porque não quis admitir que estava velho demais para lutar e também porque desrespeitou Ivan Drago, insultando-o de forma acintosa. Obviamente, eu comecei a refletir sobre o que essas pessoas disseram. Quem conhece a saga sabe que Apollo Creed realmente era um personagem arrogante - nos dois primeiros filmes ele desrespeitou Rocky também - e que não queria admitir que seus dias de glória como campeão haviam passado. Com certeza, não querer admitir que já não era o mesmo dos seus tempos áureos lhe custou a vida e ele errou muito ao ser grosseiro com Drago. Porém, dizer que Drago o matou por ele ter insultado os soviéticos soa pesado demais. Não custa lembrar que um erro nunca justifica outro. Se assim fosse, um negro poderia espancar até à morte quem o desrespeitasse por ser negro, não é mesmo? Quando alguém nos desrespeita, não devemos nunca nos rebaixar ao mesmo nível desse alguém. E quando uma pessoa agride outra, não se deve tentar justificar a agressão. A postura soberba de Apollo jamais justificaria a truculência do soviético. Seria o mesmo que dizer que uma vítima de estupro provocou o estuprador.
Também é bom lembrar que não é raro que haja pessoas que agridam outras sem motivos. Isso ocorre muito nas escolas. O que dizer do menino autista de treze anos que sofria bullying dos colegas e morreu após ser pisoteado? Ele deu motivos para que o agredissem assim? Houve ainda o caso de uma menina que era constantemente agredida na escola que estudava por ser negra. Os colegas a apelidavam de "macaca", xingavam, batiam e chutavam, riam do seu cabelo e chegaram a jogar lama e fezes de gato nela. Por que motivo o fizeram? Por ela ser negra? Não há nada que justifique essa truculência. Infelizmente, nas escolas, muita gente que quer fazer bullying usa os motivos mais tolos para agredir uma pessoa, seja porque é gordo, nerd, ou até porque é fraco. Vale dizer que muitos jovens que fazem bullying apanham dos pais ou responsáveis em casa e, na escola, descontam sua raiva em quem é mais fraco. Que tal falar de quem é agredido por seguir uma religião de matriz africana? Já houve o caso de uma menina socada pelas colegas, que batiam nela simplesmente por ser "macumbeira". Além do ambiente escolas, podemos mencionar os crimes de ódio cometidos por homofobia e transfobia. Com certeza, ninguém pode dizer que o fato de uma pessoa ser homossexual ou trans é motivo para que ela seja morta, certo? Se uma pessoa mata alguém que é gay ou trans, faz isso porque é preconceituosa e intolerante. Não há outro motivo cabível.
Claro que não há apenas agressões físicas, mas também as verbais. Muita gente, infelizmente, tem o hábito de se incomodar com o que não é da sua conta e se intromete na vida dos outros, que muitas vezes nada estão fazendo além de viver suas vidas. Vemos o tempo todo gente que vai xingar e ter preconceito com outras pessoas que nada fizeram para prejudicá-las, seja por causa de características físicas, jeito de vestir ou falar, religião, gosto musical e tantas outras coisas que nos fazem perguntar por que as pessoas se incomodam tanto com o que não lhes diz respeito. Assim, concluímos que Apollo Creed, que foi um personagem marcante na saga de Rocky Balboa, realmente foi prepotente e não deveria ter sido rude com Ivan Drago, porém isto não justifica a forma violenta como ele foi morto pelo soviético.