Entende perfeitamente uma mensagem de whatsapp?
Você consegue entender perfeitamente o que uma pessoa quer dizer quando te escreve uma mensagem no whatsapp?
Repare na maneira como nos comunicamos hoje. Não é exagerado dizer que o whatsapp é uma das vias de comunicação mais utilizadas por brasileiros atualmente. Tenho certeza de que há dias que expresso mais palavras no tecladinho do espelho preto que falando pela boca, seja ao vivo ou mesmo ao telefone. Até a tecnologia chegar no que é hoje o whatsapp, tínhamos outros recursos. Havia antes o SMS, antes o MSN, antes o ICQ, antes o emails, antes o telefone, telégrafo, carta, mensageiro, sinal de fumaça. Mas sempre houve a fala e tudo que a envolve, como a entonação, olhares, expressões faciais e gestos. Diante da nossa capacidade extraordinária de nos comunicarmos, desenvolvemo-nos como animais, especialmente pela fala. No entanto todos esses recursos que acompanham a fala presencial não estão presentes nas mensagens de whatsapp. Nunca sabemos como uma pessoa lerá um simples “Bom dia” lá do outro telefone. Será que foi interpretado como um bom dia caloroso, alegre e genuíno, ou como um bom dia seco, trevoso, cínico, com pesada expectativa de uma notícia desagradável? Às vezes a mensagem pode ser escrita após longa elaboração mental, já mastigada e repensada, e acabar omitindo detalhes importantes que foram suprimidos de tanto passar pela cabeça de quem a escreveu, fazendo-a ser mal interpretada na outra ponta. Nas duas situações um belo gesto com as mãos ou simples olhar diriam mais que mil palavras e encaixariam perfeitamente o conteúdo no contexto, excluindo qualquer dúvida ou mal-entendido. Embora o whatsapp seja hoje indispensável, ele revela o quanto ainda somos dependentes de nossas formas mais primitivas de comunicação. Nós evoluímos, mas não perdemos nossa essência.