Espera Eterna: A Morte de um Trabalhador Esquecido
Após quase 40 anos como motorista de ônibus, seguindo a exaustiva escala da escravidão moderna, um homem dedicou-se incansavelmente ao trabalho nas principais linhas de São Paulo. Mesmo após a aposentadoria, ele continuou trabalhando em busca do sonho de todo trabalhador da época: a casa própria. Com seis filhos para sustentar, conciliava a aposentadoria com o trabalho, até que, em 2003, foi demitido. A empresa alegou falência, deixando-o, junto com muitos outros, sem seus direitos trabalhistas.
Apesar de ter recorrido à Justiça, o processo arrastou-se por 21 anos sem que ele recebesse o que lhe era devido. A empresa, grande e supostamente falida, conseguiu esconder seus bens por mais de duas décadas, vinculando-se a outras empresas igualmente poderosas. Enquanto isso, o Judiciário, que deveria proteger os trabalhadores, permitiu que ele aguardasse todo esse tempo por algo que nunca viu.
São essas mesmas pessoas, exploradoras do sistema, que defendem escalas de trabalho desumanas, como a 6x1, e querem que o trabalhador se mate por um salário mínimo, sem descanso, saúde ou vida. Esse homem dedicou-se completamente ao trabalho, sem nunca conseguir aproveitar a família, viajar ou ter momentos de lazer. Enquanto isso, os poderosos do sistema estavam de férias, protegidos por uma estrutura que não pune nem corrige as injustiças.
O sonho desse trabalhador era simples: receber a rescisão de seu contrato. Mas, após 21 anos de espera, ele morreu sem ver o fim do processo. A luta dele terminou, mas o processo continua, sem esperança de justiça. Sua história é um reflexo de uma estrutura que massacra, esgota e descarta o trabalhador como se fosse nada.
Ele lutou por sua família e por sua dignidade, mas o sistema falhou com ele e com tantos outros. A revolta também se dirige à ausência de um Judiciário eficiente, que permite que exploradores continuem a explorar trabalhadores, enquanto defendem condições de trabalho desumanas. Que a memória desse trabalhador e de tantos outros não seja apagada, e que, um dia, seja possível construir um país onde o trabalhador seja tratado com o respeito que merece.