EFEITOS E CAUSAS

As pessoas costumam fazer opinião de coisas e fatos que não conhecem e, às vezes, sustentam as hipóteses fazendo conclusões precipitadas que poderão magoar você. Deves perdoá-las, pois que não são esclarecidas como você e não agem com os mesmos pensamentos.

Devemos perdoar àqueles que nos têm ofendido pelas mesmas razões que precisamos ser perdoados quando, muitas vezes, defendemos nossos interesses egoístas, onde esquecemos o amor ao próximo.

Quando deixamos de perdoar, passamos a alimentar o ódio. Isto engrossa o sangue, enrijece os lábios e origina riscos vermelhos nos olhos. Mas não é só isto. Quem faz o bem recebe o bem, quem faz o mal recebe o mal. Na verdade, iguais se atraem e quando desejo a mal, atraio as forças negativas para perto de mim, as pessoas de má intenção se aproximam (ou eu me aproximo delas) e a energia negativa tende a proliferar. Quando, então, a vida se parece uma grande catástrofe e eu pergunto: “O que aconteceu?”. Parece que o céu desabou sobre minha cabeça e que todas as coisas ruins resolveram me acontecer de uma só vez e não percebi que há muito já tinha submergido no lodaçal gradativamente, de maneira tão simples que até parecia normal.

Se eu praticar o mal a alguém e este não revidar, será fácil concluir que obtive vantagem. Porém, quando o revés me sobrevier em uma outra oportunidade que aparentemente não tenha nenhuma ligação, será nada mais que o retorno da ação que pratiquei. Igualmente não preciso esperar daquele a quem fiz o bem, pois deus me compensará de outra forma.

Cabe a mim perdoar àquele que me prejudicou e posso tentar explicar-lhe a minha opinião. Contudo, se ele preferir ignorar, é problema unicamente dele, pois que faz mal a si próprio e dana-se por suas próprias más atitudes.

Às Vezes padecemos errantes insistindo no erro e nos autoprejudicando. Sofremos no retorno daquilo que nós mesmos fazemos, mas tais situações são necessárias para nos fazer entender lições de suma importância que irão nos auxiliar nas trajetórias da vida, esta sim, repletas de surpresas que por nossas ações iremos escolher.

Davi do Amaral

Davi Amaral
Enviado por Davi Amaral em 16/01/2008
Código do texto: T819231