DICA PARA FICCIONISTAS INICIANTES

Para o escritor ficcional iniciante, há algo essencial: visualizar, com a nitidez de quem observa um quadro vivo, as valências, deficiências e contradições do protagonista. Essa clareza inicial não exige um mapeamento exaustivo de toda a sua personalidade, mas impõe que as características mais gritantes estejam delineadas. É nesse delineamento que reside a possibilidade de enxergá-lo como alguém de carne e osso, capaz de reagir de forma crível — seja o tímido tendo de enfrentar o constrangimento de uma plateia, o impacto de uma vaia ou o choque de um aplauso, por exemplo. Esse olhar torna possível jogá-lo em diferentes situações, experimentá-lo como quem mede o alcance de uma sombra ao longo do dia, até encontrar a circunstância mais reveladora para seu arco.

Quanto ao antagonista, é ele quem, de certo modo, espelha e distorce as nuances do protagonista, um reflexo invertido onde se manifesta o oposto, o conflito latente. É nesse contraste que a narrativa encontra seu pulso, numa dança entre semelhança e oposição, revelando camadas de ambos e empurrando o protagonista, inevitavelmente, em direção a um confronto que o transforma.

(Para acompanhar mais reflexões sobre o universo da escrita criativa e se aprofundar nos desafios da criação literária, inscreva-se na minha newsletter: https://substack.com/@patadadepegaso)

Lusca Luiz da Silva
Enviado por Lusca Luiz da Silva em 06/11/2024
Reeditado em 06/11/2024
Código do texto: T8190856
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.