1. Jesus e as Emoções - parte 1 - Série: Pegando + Leve

JESUS E AS EMOÇÕES – parte 1

Mateus 11.28

INTRODUÇÃO:

Deixe-me perguntar: como você está cuidando das suas emoções? Você também é um ser emocional. Por isso, como andam suas emoções?

Hoje, vamos conhecer as 4 emoções universais do ser humano e refletir em como Jesus lidou com elas. Você sabe quais são as 5 emoções que são consideradas universais? São elas: a ALEGRIA, a TRISTEZA, o MEDO, a RAIVA e o NOJO. No filme Divertidamente, da Pixar, temos uma ótima ilustração. A animação apresenta as nossas emoções de uma maneira muito leve e didática.

Vivemos em um mundo tóxico para nossas emoções, especialmente neste mundo pós-pandemia. Precisamos conhecer e cuidar muito bem para proteger nossas emoções. Lembre-se:

JESUS NUNCA ESCONDEU SUAS EMOÇÕES

“Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado”.

(Hebreus 4.15)

JESUS SE PREOCUPA COM NOSSAS EMOÇÕES

“Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas”.

(Lucas 10:41)

Você não é uma máquina e nem um robô. Nossas emoções são reações psicológicas e físicas que ocorrem diante de estímulos e situações externos ou internos. Elas podem ser POSITIVAS – como alegria, amor e gratidão – ou NEGATIVAS – como tristeza, raiva e medo. As emoções desempenham um papel importante em nossa vida, influenciando nossas decisões, comportamentos e relacionamentos. SUAS REAÇÕES EMOCIONAIS PODEM RESOLVER UM PROBLEMA OU AGRAVAR UMA PROBLEMA!

A forma como você reage diz muito sobre como anda seu tanque. Por isso, suas atitudes no dia a dia vão determinar suas altitudes na vida. JESUS QUER TRAZER SAÚDE E EQUILÍBRIO ÀS SUAS EMOÇÕES!

1. PERMITA QUE JESUS TRATE A SUA RAIVA

"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo”.

(Efésios 4.26-27)

• A raiva excessiva e constante é muito nociva para a sua vida. E o pior é a raiva descontrolada. Isso porque essa emoção pode interferir diretamente nas pessoas ao nosso redor. Não se deixe consumir por esse sentimento;

• Estamos sujeitos a ficarmos irados, mas a Bíblia nos ensina que devemos ser lentos em ficarmos irados (Tg. 1.19). A raiva é um mecanismo de proteção contra as injustiças da vida, mas o sábio sabe controla-la (Pv. 29.11);

• Para não se tornar refém da emoção, busque aprender como administrar a raiva de forma saudável para que ela não afete negativamente o seu dia a dia e as suas relações. Aprenda com Jesus como se tornar uma pessoa mansa:

“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.

(Mateus 11:29)

2. CONFIE A JESUS TODOS OS SEUS MEDOS.

“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti”.

(Salmos 56:3)

• Humanamente, o medo é um mecanismo de proteção que nos mantém vivos. Sem essa emoção, nos colocaríamos em situações perigosas. Mas, existe o medo excessivo e controlador que impede os caminhos e aprisiona as pessoas que pode ser inclusive um espírito maligno:

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

(2º Timóteo 1.7)

• Em diversas oportunidades vemos Jesus ensinando os discípulos a não terem medo (Jo. 6.20). Na Bíblia aparece 365 vezes a expressão: “Não temas”. Pois, todos os dias estamos sujeitos a ficarmos com medo, e em todos eles Deus diz para nós: Não temas, isto é não fujas. Quando enfrentamos o medo, em vez de dobrar os nossos joelhos diante dele, podemos finalmente vencer aquilo que impedia os nossos caminhos;

“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”.

(João 14:27)

3. DEIXE JESUS TRANSFORMAR SUA TRISTEZA

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”.

(Salmos 126:5-6)

• A tristeza existe, foi Deus quem criou e temos que aprender a lidar com ela. A tristeza é um estado de desânimo, cansaço e solidão. Essa emoção possui diversos níveis de intensidade que vão desde um estado de desapontamento até a angústia, que é a mais intensa. Por mais que muita gente queira fugir da dela, é preciso entender que se trata de uma emoção completamente normal e saudável. Jesus também já esteve muito triste, e por isso chorou:

“A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”.

(Marcos 14:34)

• Em vários momentos da vida vivenciamos a tristeza, mas é importante ficar atento. Se essa emoção se prolongar por muito tempo, significa que o quadro pode estar se agravando para uma depressão. A tristeza comum e saudável deve ser passageira. Toda tristeza saudável vai passar – e a que não passar, Jesus quer curar!

4. DEIXE JESUS RENOVAR SUA ALEGRIA.

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!”

(Filipenses 4.4)

• A alegria é um FRUTO DO ESPÍRITO (Gl 5:22). A Palavra também vai dizer que ela é a sua força (Ne 8:10). É a emoção mais positiva, e está associada ao prazer e a felicidade. A alegria é uma das formas que o corpo incentiva a ação, e atua também como forma de recompensa.

• É importante se lembrar de que é impossível estar alegre o tempo todo. Portanto, é preciso estar pronto para lidar com dificuldades e frustrações. A tristeza compõe as nossas emoções porque é importante para fortalecimento e amadurecimento de quem somos.

“Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa”.

(João 15:11)

Para Pensar e Agir:

• Você tem controlado a sua raiva com sabedoria?

• Você tem enfrentado os seus medos?

• Você tem amadurecido em tempos de tristeza?

• Você tem permitido que o Espírito Santo gere em você o fruto da alegria?

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”.

(Mateus 11:28)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 04/11/2024
Código do texto: T8189671
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.