A MELHOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE?
Há uma diferença entre a maior invenção da humanidade, com a melhor invenção, a maior não discutirei aqui, pode ser a invenção que mais ajudou a humanidade, mas a melhor é aquela que tem o potencial de ser a maior, a mais útil, aquela invenção que realmente revoluciona a humanidade, ainda estamos longe de descobrir por nós mesmos como criar antigravidade, por exemplo, que seria uma invenção com implicações revolucionárias, até mesmo no quesito energia, a antigravidade poderia nos ajudar a entender muito mais profundamente e de maneira prática a física que como ciência ainda tem muito a descobrir.
Só que já temos uma tecnologia moderna revolucionária que usamos muito, principalmente hoje em dia, que já vem criando várias revoluções. O transistor! Sim, isso mesmo, o componente principal em um processador de um computador.
Essa invenção tem o potencial de educar o mundo inteiro, o potencial de acabar com a fome do mundo, de prever desastres, mas ... estamos usando para o marketing, estamos criando monopólio, IAs que consomem muita energia, com um marketing exagerado.... estamos usando o transistor pelo nosso egoísmo social e não em favor da multiplicidade cultural, um supercomputador pode prever e gerar cálculos complexos que facilitaria a vida da humanidade de formas que ainda não pensamos direito. Sou programador, desenvolvo sistemas web, programas, aplicativos, etc. A IA inflada pelo marketing é usada com muita confiança ou com muito medo ainda. Os algoritmos podem ser criados com muita criatividade e isso não acontece muito, criamos uma máquina que simula o pensar e o facilita, e como a estamos usando? Sei lá, mas acho que não importa se temos uma tecnologia avançada em mãos se não temos percepção, imaginação e intenções de uso a altura, como desenvolvedor eu tenho muita dificuldade de pensar em algo novo pra criar as vezes, então entendo... essa tecnologia vai revolucionar ainda mais a humanidade ou já chegou em seu platô evolutivo?
A tecnologia de processadores está diminuindo a velocidade que evolui, a forma de evoluir mais, não é mais a miniaturização pois logo chegaremos ao tamanho de um átomo e é uma barreira intransponível com a tecnologia moderna sem um colisor de partículas. E não faz sentido um colisor de partículas criar um transistor menor que o átomo e resta computação com transistor de luz ou computação quântica, ambas engatinhando, acabado de nascer, e esse é o limite da inteligência artificial, tem que apostar na quantidade pra aumentar a capacidade e isso é inviável economicamente e ecologicamente e acho que a IA contemporânea já atingiu seu limite evolutivo também, mesmo as empresas dizendo o contrário pois eles precisam manter os investidores. Os engenheiros de desenvolvimento de computação pesada precisam ser inovadores e inventivos pra superar esse limite evolutivo que o transistor atual sofre.
Uma ia pode me ajudar a programar sim, mas eu ainda acho que programo melhor, pois meu código fica de fácil manutenção para um humano, e a IA viaja as vezes, e se o desenvolvedor confiar demais no código gerado não conseguirá concluir a tarefa, e nem dar manutenção quando precisar, muitas vezes a IA já me deu códigos horríveis que nem funciona, mas a ideia as vezes é boa, então alguma coisa eu aproveito da IA, ela é boa quando é treinada de forma nichada, mas quando é generalista como o chat gpt por exemplo, ela erra muito mais, mas o marketing vai mentir e dizer que vamos chegar na IA Geral! o teste de Turing já foi passado faz tempo, mas isso não significa tudo isso que as pessoas pensam porque enganar o ser humano imitando não é sinal de consciência e inteligência verdadeira, apenas tudo é uma simulação estatística de pré treinos generativos, e só isso. A IA é complexa. A área de TI é cheio de CEOs não técnicos que não conseguem ser acertivos facilmente com a gestão, cheio de marketing que não entende nada prometendo o impossível e se esquecendo do possível, claro que tem aqueles que são o oposto disso, mas ainda é a minoria na área. Briga de empresas bilionárias por monopólio, programadores e a area de TI são selvagens, digo isso por mim mesmo, não me mande consertar impressora ou formatar seu computador, não é essa minha profissão, mesmo sabendo fazer tudo isso, é muito mais que isso, rs. É um desabafo sobre algo que gosto muito também desde criança. E nos meus 38 anos, e mais de 12 anos trabalhando com programação e antes disso com informática no geral, já dei aulas, já fui técnico, já arrumei impressora, já formatei muito pc, já montei, mas o que gosto e ganho dinheiro é criando software, e acompanhei a evolução rápida no poder computacional nesses anos e percebi que estamos chegando a um platô nesse gráfico... Computadores são caros, e IA precisa do humano, essa IA que temos nunca substituirá o ser humano. O transistor é a melhor invenção da humanidade? É... mas está sendo bem utilizada? Não sei, mas a IA com certeza não será exterminadora, rs não essa.... o mais legal é quando um bug vira uma funcionalidade ...