A VIDA NA BOA OU NÃO
12/10/2024 A VIDA NA BOA OU NÃO
Li no facebook estes dias atrás, uma mensagem texto de um senhor de 82 anos, que se encontrava no asilo, e dizia estar bem de saúde, que tinha perfeita locomoção, e que ainda conseguia ajudar os demais residentes, bem como participara das atividades laborais e recreativa promovida pela entidade, e que tinha 6 filhos, 15 netos, e 10 bisnetos, e que alguns visitava semanalmente, outros quinzenalmente, e outros nunca, e que sentia muito mal por estar no asilo e não na convivência de seu próprio lar, em convivência com os filhos, netos e bisnetos.
Caro senhor, o fim é feio, a vida do idoso, como das crianças, jovens e adulto nem todo dia é uma glorificação cheio de alegria, contudo, as crianças, jovens e adulto normalmente tem atividades obrigatória a desenvolver, pelo que acaba por fazer com que o dia a dia se encha de trabalho, e passe mais rápido sem tempo para reclamar, embora muitos também reclame ou até glorifique a existência e as atividades do dia a dia.
Na velhice, e é relativa à idade, pois muitos aposentam e não fazem mais nada a partir dos 45 anos, e outros continua mantendo ativo o trabalho até os 90 e até aos 100 anos, contudo a ociosidade, seja em casa, ou no asilo, faz com que o tempo seja mais difícil de passar, e se a pessoa não estiver com a cabeça legal, e começar a pensar negativamente, os dias se tornarão mais difícil.
Todos em qualquer idade deveríamos agradecer o amanhecer, e pensar positivamente que o dia vai ser ótimo, e que a produtividade será positiva, que o sol vai brilhar, ou a chuva será uma sinfonia positiva para os ouvidos, debilitados ou não, PENSAR POSITIVO, agradecer pela existência, e por tudo de bom que pode ter.
Agradecer por ter todos os membros do corpo, por poder se asseiar pessoalmente, sem a necessidade de outros nos limpara a bunda e nos alimentar na boca, agradecer por ter a água do asseio, e o alimento que nos chega até a boca, agradecer, por ter tido bons momentos na vida, e por ter tido uma família, e por ter tido netos, bisnetos e por ter chegado ainda com saúde na idade avançada, seja qual for a sua idade.
Todos em qualquer idade deveríamos em primeiro agradecer o que de bom já vivemos e o que de bom ainda vamos viver e sempre imaginar que a vida nem sempre é fácil, mas todos independente das dificuldades sempre terá um momento bom na vida e devemos então agradecer estes bons momentos, e sempre ser positivos que outros bons momentos virão.
Agradecer pela MIGALHAS que a vida pode nos dar, e tentar esquecer os maus momentos, que mesmo que estes tenham sido a base pra os bons momentos terem vindos para a nossa vida.
É como a mãe que sofre dores incomparáveis do parte, mas logo em seguida um REBENTO, macho ou femea, nasce e nos dá trabalhos todos os dias de nossas vida, mas é um trabalho bom ter um sucessor, uma DNA de continuidade, um pequeno filho(a), que já nasce e nos primeiros dias mordem a teta da mama que o alimenta, que chora, grita, gatinha, andar, corre, e nos dias que se seguem luta para desgarrar e fugir de perto de nós, tudo na busca de liberdade e conhecimentos como de uma vida autônoma, que busca para se tornar uma outra pessoa, formar uma nova família, produzir bens e vida novas para um futuro.
É a vida palpitando, respirando, crescendo, cumprindo a missão que foi nos dados para a continuidade da espécie.
Sr. Idoso do asilo, a vida não é fácil em qualquer momento, em nenhum dia em que vivemos, mas como dizia Arthur Schopenhauer o filosofo, sempre depois de uma tristeza, vem uma alegria, e só sabemos da alegria, por que antes tivemos uma tristeza, e o antagonismo de ambos os momentos nos faz fluir o bom, a alegria de viver.
É como o alimento, depois da fome, é uma agradável alimentação, se não houver a fome o alimento é imprestável e sem sabor.
Então acordem positivamente agradecendo o dia que virá, por estar vivo, e que apesar de algumas deficiências, de alguma dor, está vivo, e existe esperança que o dia vai ser razoável para as condições e idade que possui, procure coisas boas para fazer, ler com os olhos, ou com o tato e símbolos briler (letras para cego), ouvindo com os ouvidos bons ou com deficiência e sempre agradecendo por mais um dia.
Aceite as migalhas do amor da família, dos amigos, pois todos estão vivendo em confronto com as próprias correrias, e não tem tempo total para agradar um idoso que nem sempre tem paciência para aturar os mais jovens que nem sempre tem interesses comuns.
Cada pessoa em sua trajetória, vai desvendando conhecimentos e ocupações diferente em cada esquina da vida, vendo coisas diferente, e nem sempre outra pessoa de qualquer idade vai ter interesse no que outra pessoa viu ou vivenciou, muito menos um idoso ocioso, que não procura coisas pra fazer, e não tem paciência para ouvir os mais jovens, nem interesse nos assuntos destes jovens. 12/10/2024