Marcas da Escravidão
No mês que se inicia amanhã, é celebrado o dia da consciência negra. Não poderia dizer que é comemorado, porque não há o que se comemorar.
Uma parte triste da história desse nosso país, começou quando seres humanos foram caçados e capturados como animais na África.
Arrancados de sua terra natal, foram jogados em grandes navios de madeira, e neles cruzaram o oceano, numa viagem só de ida à uma terra hostil.
Muitos morreram durante a viagem, mas o que os esperava no novo mundo, seria ainda pior do que a própria morte.
Viviam acorrentados e eram chicoteados como animais selvagens, sem chance alguma de reagir. Sofriam sob as maiores atrocidades, homens eram chicoteados e as mulheres estupradas por seus "donos". Eram forçados a trabalhar até a exaustão, sem direito a receber pagamento. É uma conta que nunca vai ser paga...
A história conta que os jesuítas, após muito estudo, reconheceram que os índios tinham alma. Será que eram cegos pra não ver que os negros também tinham, que eram seres humanos também?
Aparentemente, foi mais fácil tolerar as atrocidades do que reconhecer a maldade dos que se diziam civilizados.
O povo africano resistiu da maneira que pôde, mas sofreu e ainda sofre com as chagas e vestígios da escravidão. Não tinham a mínima chance de se rebelarem e conquistar a liberdade.
Diante disso, uma coisa é certa, podem subjugar e obrigar alguém a fazer aquilo que não deseja. Mas não podem obrigar alguém a gostar de algo.
Podem dominar e castigar o seu corpo, impedir a sua liberdade, mas a sua alma, não pode ser tomada ou escravizada.
Ninguém pode ser verdadeiramente o dono de alguém.