ROCK AND ROLL

ROCK AND ROLL

Agora falarei de algo que é muito pessoal pra mim, por isso vou começar contando minha história com a música, nasci em 1986, tenho 38 anos, quando tinha 6 anos de idade eu tive a experiência de tocar meu primeiro instrumento musical, uma gaita de brinquedo, rs, morava em um apartamento em São Paulo na divisa com São Caetano do Sul, e incomodava os vizinhos tocando gaita, rs, depois me interessei por bateria, na minha adolescência ouvi muito punk rock paulistano e heavy metal rs, mas sempre gostava de blues tbm, depois aprendi a tocar violão tbm, depois guitarra e contra baixo, toco quatro instrumentos: gaita, guitarra/violão, bateria/percussão e contra baixo, e futuramente aprender e treinar teclado/piano. Já toquei em várias bandas, e participei com alguns bluseiros tocando gaita, mas nunca ganhei dinheiro com música, porque sempre também me interessei por computação, informática e programação, achei mais viável ganhar dinheiro com isso ao invés da música que gostava de fazer também, ultimamente tenho me preparado e juntado grana para poder montar um estudio pessoal, com instrumentos e equipamentos de produção musical no geral, como mesas etc, ja gravei antes e tambem entendo um pouco de produção musical da parte tecnica, gravação, edição etc.

O rock and roll pra mim não é algo que gosto por ser popular, tô cagando pra isso. O fato é que o rock no geral hoje em dia é simplesmente comercial. Vou contar a história do rock e do blues como uma revolução musical que afetou e ajudou a criar muitos outros estilos musicais modernos, mesmo que as pessoas nem saiba disso, todas as músicas atuais tem alguma influência do blues.

O blues começou com negros trabalhando em condições horríveis em lavouras de algodão e pedreiras nos EUA em meados de 1920, no começo o blues tinha três vertentes, uma delas não vingou muito e virou um outro estilo a parte, existe a vertente gospel negra que usava corais para cantos nas igrejas negras daquela época, essa vertente ficou restrita somente a cristãos negros da época. Tem também a vertente da estrada, o walkin blues, o blues da estrada, esse blues foi revolucionário, o ritmo como um trem passando, como uma batida dos trilhos trem, com violões e gaita, vou citar vários artistas aqui, fique a vontade de pesquisar e ouvi-los, o primeiro que citarei é Robert Johnson com apenas 29 músicas gravadas, foi o pai do blues que depois se transformou em rock and roll, tinha uma pegada sombria e muito bem tocada e cantada, temática de Lamento da dor de um negro que sofre muito racismo, mas como um alívio, poderoso, Robert Johnson gerou mitos, como fazer um pacto com o diabo numa encruzilhada pra tocar o melhor blues, ainda antes da guitarra eletrificada o blues foi tendo vários nomes vindo tanto do blues de boate e bares, quanto do blues de estrada, Muddy Waters um dos primeiros a usar guitarra elétrica, um blues que começou a ficar ainda mais pesado e revolucionário, daí nasce o rock and roll, que era um termo usado no blues Pra designar sexo, ir num bar de blues e dançar até fazer rock and roll com alguém que dançou, era uma gíria bluseira para o sexo. O rock começou com negros norte americanos. Então chega Chuck Berry nos anos 50 e acelera o blues e nasce um novo estilo musical, revolucionário, dançante e divertido, ao invés do Lamento sombrio do início do blues, o rock que acabou de nascer com Chuck Berry ganha tom bem mais sensual e divertido. Não que o blues não seja assim tbm, mas a métrica musical muda, o ritmo acelerado e a guitarra elétrica brilha em solos e levadas dançantes. Claro depois veio Elvis plajeou Chuck e levou o crédito injusto de ser o pai do rock porque era branco, essa é a verdade, quer aceite ou não, mas estava nascendo um estilo musical que só evoluirá até os anos 80, onde começou a ficar muito comercial e a perder um pouco a essência de fazer uma música por ser divertido. Mas o blues não parou, podemos ouvir grandes nomes do blues dos anos 70 como Jonny Winter e Willian Clarke, o jazz tbm influenciou o rock and roll, gerando o rock psicodélico dos anos 70, e teve o fenômeno de alguém que fez na guitarra em 68 o que ninguém imaginava ser possível rs, um cara canhoto que tocava como um verdadeiro deus da guitarra elétrica Jimi Hendrix, antes de sua fama foi inclusive militar, depois virou o maior hippie da música, o maior gênio da guitarra de todos os tempos, eu não gosto de religião Mas criaria uma para o deus da guitarra chamado Jimi Hendrix, a partir daí, o rock foi ganhando peso, o Hard rock nasce na Inglaterra com Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath, e com AC/DC, essas bandas dão origem ao que hoje é chamado de heavy metal, deep purple com seu baterista incrível vivo ate hoje, ativo até hoje estabelece o começo do metal rápido enquanto black sabbath com seus temas sombrios e bem tocados, lentos e intensos, cria o doom metal, um estilo que gosto muito, muitas bandas pra dizer aqui, mas me concentrarei nas principais como pentagram e orchid. Tem Rush que é uma banda canadense fantástica, a musica mundial bebeu e muito da fonte do blues e do rock, nao falarei do rock brasileiro porque musicalmente falando as bandas que realmente tinham a estética musical de rock nem sempre ficaram bem conhecidos, poderia ficar aqui citando muitas bandas, mas quero que pesquisem vou deixar alguns artistas e bandas que gosto pra buscarem, como Pentagram, Steve Ray Vaughan, Celso Blues Boy, Koko Taylor, Witchcraft, Stray Cats, Creedence Clearwater revival, ZZ Top, Cólera(punk rock paulistano)etc ... misturei vários estilos diferentes nessas sugestões, até hoje em dia há bandas nichadas muito boas ..... claro, o rock pop atual me incomoda muito pessoalmente por terem músicas vazias de alma...

Enfim, só queria falar de rock and roll mesmo, obrigado por lerem até aqui ....

Marcel Sussai
Enviado por Marcel Sussai em 30/10/2024
Reeditado em 16/11/2024
Código do texto: T8185728
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.