LUTO NECESSÁRIO
Quando nos despedimos de alguém após um término, a paixão tende a desaparecer para uma das partes ou até mesmo para ambas. Em consequência, o amor pode enfraquecer ou se dissipar, e então o luto é inevitável. Esse luto é fundamental, pois abre espaço para o surgimento de um novo "eu" depois da ruptura. Esse aprendizado é individual e se manifesta naquele simples ato de olhar no espelho e encarar o 'eu solitário daqui para frente.' Esse período envolve a redescoberta de prazeres pessoais, como a alegria de estar em uma festa sem depender da presença de um ex-parceiro e a vivência de uma reconexão consigo mesmo. É o momento de explorar novos hobbies, fazer novas amizades e redescobrir o prazer da própria companhia. Afinal, os amigos eram, muitas vezes, aqueles casais com quem tudo era compartilhado; agora, é preciso criar novas memórias, desvinculando-se de datas e momentos antes especiais para os dois.
Essa fase é experimentar a solitude – dormir só, sem dividir a cama, sem a presença constante de alguém ao lado, aprendendo a passar dias, semanas ou até meses se reconstruindo, sem a urgência de estar em um novo relacionamento. É viver o 'luto do ex' ainda vivo, para renascer e descobrir como é bom estar em paz na própria companhia.
Sinto que já passei por essa fase. Já me casei, me separei, me apaixonei e vivi esse amor intensamente, até enfrentar o luto, um luto doloroso, porém essencial, que trouxe à tona o reconhecimento do meu próprio valor, sem a necessidade de estar com alguém a qualquer custo. Isso despertou em mim o desejo de um relacionamento mais sereno. Em tempos de relações superficiais, eu não busco mais esse tipo de ligação. Quero amar e ser amada em um amor consciente, onde o tempo passa, a beleza física perde a primazia e os valores ganham profundidade, tornando o vínculo mais sereno e respeitoso. Sempre a tempo de viver o novo e encerrar a vida amando de forma serena e respeitosa. A vida é feita de 'talvez' e de incertezas, mas é no caminho que aprendemos a lidar com as perdas e a crescer com elas.