COMO VENCER O DESANIMO
COMO VENCER O DESANIMO
Salmo 42
INTRODUÇÃO: Como vencer o desânimo? Por certo, você conhece alguém que está desanimado com alguma área da vida. Existem muito mais pessoas do que você imagina que estão desanimadas. O desânimo pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou do estilo de vida.
Desânimo significa perder o ânimo, perder a coragem, desistir. Desânimo é o resultado do conflito sentido entre expectativas e um acontecimento que parece diminuir as chances dessas expectativas se concretizarem.
HÁBITOS QUE PODEM GERAR O DESÂNIMO:
Falta de Planejamento;
Falta de objetivos;
Se colocar no centro do universo;
Murmuração
Insatisfação;
QUAIS OS SINTOMAS DO DESÂNIMO?
1. Falta de Energia: Sentir-se constantemente cansado, mesmo após descansar.
2. Perda de Interesse: Falta de motivação ou interesse em atividades que antes eram prazerosas.
3. Alterações no Apetite: Perda ou ganho de peso significativos devido a mudanças nos hábitos alimentares.
4. Problemas de Sono: Insônia ou sono excessivo são comuns em pessoas que sofrem de desânimo excessivo.
5. Dificuldade de Concentração: Problemas para se concentrar ou tomar decisões.
6. Sentimentos de Inutilidade ou Culpa: Sensação constante de inutilidade, culpa ou inadequação.
7. Pensamentos Suicidas: Em casos graves, o desânimo excessivo pode levar a pensamentos de morte ou suicídio.
COMO VENCER O DESÂNIMO
Sabemos que todo momento difícil é a oportunidade para crescimento, mas tem sido assim com você? Se existisse um termômetro sobre ânimo, qual seria o seu resultado?
Quanto o cenário da nossa Nação Brasileira tem afetado seu ânimo?
Quanto o cenário da sua família tem afetado seu ânimo?
Quanto o cenário das suas finanças tem afetado seu ânimo?
O Salmo 42 nos fornece lições práticas de como podemos combater e vencer o desânimo. Vamos aprender três lições práticas, a saber:
1. PERMANEÇA EM JESUS
“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?”
(Salmo 42.1-2)
• Para vencermos o desânimo é necessário priorizarmos Deus em nossas vidas, pois não desfrutarei do “tudo de Deus” enquanto Deus não for o meu tudo (Mt. 6.33). Por este motivo o salmista declara que tem anseio e sede de Deus, pois quando os meus anseio e sede não está em Cristo o final deles será o fracasso e por fim o desânimo. Onde você tem saciado a sua sede? Os teus anseios estão voltados para Deus?
• Para vencer o desânimo é necessário permanecer em Jesus, portanto construa a sua vida sobre a Rocha e Nela fique firmado (Mt. 7.24-29). Muitos começam no Espírito, mas no decorrer da vida volta as velhas práticas (Gl. 3.3), quem assim age se frustra. O salmista declara: “Quando poderei me apresentar a Deus?” (42.2), este é o segredo para vencer o desânimo. Você precisa ingerir bons alimentos espirituais. O meu Tempo a Sós com Deus deve impactar todo o meu ser, gerando força e ânimo para viver e vencer;
“Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.
(Isaías 40.28-31)
2. FUJA DAS PRISÕES DO DESÂNIMO
“Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim”.
(Salmo 42.7)
• As correntes do desânimo querem te aprisionar para sempre, o desânimo conduz para outros abismos (42.7): crises de ansiedade, depressão, incredulidade, vida infrutífera, baixa estima, etc.
O salmista cita algumas correntes do desânimo:
A primeira corrente é alimentar-se da tristeza (42.3). Qual tem sido o seu alimento dia e noite?
A segunda corrente é a incredulidade (42.3). Como a sua fé tem reagido em tempos de provação?
A terceira corrente são as dores do passado (42.4). Você conseguiu superar as dores do seu passado?
A quarta corrente é o saudosismo (42.4). Como você tem reagido as mudanças da vida? Com resistência?
A quinta corrente é a insatisfação (42.5). Você tem um coração grato ou insatisfeito?
• Para fugir das prisões do desânimo é necessário superar os dias difíceis (42.3) e aprender a esquecer das coisas que ficaram para trás e avançar para as que estão adiante de nós, devemos prosseguir para o alvo (Fp. 3.13-14).
Fugimos das prisões do desânimo:
Questionando o motivo do desânimo (42.5);
Lutando e combatendo o desânimo com pensamentos de esperança (42.5);
Meditando, praticando e declarando a Palavra de Deus (42.6);
Existem prisões do desânimo agindo em sua vida?
3. FORTALEÇA A SUA ALMA
“Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida”.
(Salmo 42.8)
• Precisamos estar fortes para enfrentarmos os desertos da vida, sozinhos não conseguiremos, mas na força do Senhor tudo podemos (Fp. 4.13). Em Deus superamos os dias difíceis (42.3), curamos as nossas memórias (42.4), somos libertos dos abismos (42.7), e renovamos a nossa fé (42.5). Em Cristo você pode vencer o desânimo e voltar a ter ânimo e alegria para viver;
• Diante das pressões da vida revelamos a nossa força, e o desânimo revela que precisamos fortalecer a nossa alma. E para fortalecermos a nossa alma é necessário:
Encher-se do Amor de Deus (42.8).
Por nos lábios uma nova canção (42.8). Qual tem sido a canção da sua vida?
Orar por ânimo e vida (42.8).
Fazer orações ousadas e sinceras (42. 9-10).
Questionar e entender os motivos do desânimo (42.11).
Combater e lutar contra o desânimo (42.11)
PARA PENSAR E AGIR
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.
(Salmo 42.11)
• Onde você tem saciado a sua sede? Os teus anseios estão voltados para Deus?
• Existem prisões do desânimo agindo em sua vida?
• Como anda a força da sua alma?
• De onde tem vindo a sua força? De Deus? Ou tem confiado em si mesmo?
“Nunca duvide na escuridão o que Deus lhe disse na luz”.
(pastor Rick Warren)