Psicologia/Simbologia De Personagens

Penso que toda inspiração parte do inconsciente.

Acredito que o inconsciente de cada um abriga infinitas vidas. Cada uma em seu aposento. Seja do inconsciente pessoal ou do coletivo.

Muitos dizem que cada personagem traz um pouco do seu criador.

No sentido de que a história contada saiu do inconsciente do escritor, concordo que sim, é parte dele, mas nem sempre é parte da personalidade, da mente ou psique que quem escreve carrega nesta dimensão.

Muitas vezes sinto que a inspiração ou criação de um(a) personagem chega incomodando, criando uma certa tensão, como se uma vida do inconsciente estivesse batendo na porta de seu aposento e pedindo pra virar história.

E de repente ela chama pra ouvir a sua história e colocá-la no papel. É como se ouvindo a história se tivesse a obrigação de escrevê-la. Como um ditado que a professora mandasse o aluno escrever.

Acredito que pessoas fortes de alma e personalidade sempre abrigam muitas vidas de personalidade forte e marcante e algumas fracas, sem personalidade ou caráter,

Personagens fortes, livres, inteligentes, românticos, amorosos, de caráter, sensitivos, espiritualizados, sensuais.

Personagens fracos, maus, desprovidos de amor, de espiritualidade, de caráter.

Cada vida que mora no inconsciente carrega sua própria história, sua personalidade e história psicológica. Tem seus próprios traços psicológicos, seus traumas, medos, defesas e limitações.

Neste sentido não há que se confundir personagem com seu criador e na maioria das vezes ele não carrega nada do criador, segue seu próprio curso e história, sendo o escritor apenas o instrumento para trazer o personagem à vida em sua história.

No entanto, acredito que a cada história contada, a cada personagem criado o criador se encontra um pouco consigo e eleva seu autoconhecimento. O que torna o ato de escrever tão libertador.

Nádia Gonçalves
Enviado por Nádia Gonçalves em 26/10/2024
Código do texto: T8182634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.