karma - UCEM

O que nos mantem ainda presos neste sonho de mundo?

Nossas escolhas, não do passado, mas do presente.

Por meio de nossas escolhas de pensamentos e consequente sentimentos fizemos, sustentamos e experimentamos este mundo ilusório e limitado de tempo e espaço como indivíduos separados, necessitados, culpados e vulneráveis.

"E o que escolhes é o que pensas que é real."

E àquilo a que dás realidade, também concede poder sobre ti. Não sobre o teu Eu real, mas sobre teu eu ilusório.

Despertaremos deste sonho quando pararmos de acreditar nele. Quando pararmos de dar realidade a este sonho. Quando pararmos de valorizar este sonho.

Eu poderia estar vivendo agora mesmo em um estado constante de apreço e gratidão por tudo que Sou de Verdade. Mas decidi escolher acreditar em um auto conceito de debilidade feito por mim. E embora eu ainda seja como Deus me criou, experimento aqui os conceitos que escolhi sustentar sobre mim mesmo.

Acreditamos, valorizamos e damos realidade e poder a este sonho, quando cedemos a tentação de acreditarmos que somos um corpo.

Quando sustentamos pensamentos que nos remete em culpa, medo, desejos de condenação, punição.

Quando guardamos mágoas, sentimos raiva, pena, quando escolhemos ver diferenças, vendo pessoas como maiores e outras como menores.

Quando sustentamos a crença na necessidade.

Quando nos vemos separados, vulneráveis, insuficientes, incompletos e buscamos e desejamos algo fora de nós para nos proteger e nos completar.

Quando acreditamos na perda, na falta, que podemos sofrer qualquer tipo de dano. Quando acreditamos que algo real pode ser tirado de nós, sacrificado, ferido, diminuído, acrescentado.

Damos poder a este sonho quando demonstramos apegos, desejos que ultrapassam simples preferências.

Quando acreditamos no débito, no pecado, na necessidade da compensação, da reparação. Na necessidade do arrependimento culposo como motivação para nos voltar para luz.

Quando acreditamos que precisamos fazer algo no mundo para conquistar nosso valor, nossa felicidade.

Quando acreditamos que podemos e precisamos mudar ou acrescentar algo em nós para sermos melhores.

Isso tudo é o que sustenta nosso aparente aprisionamento aqui.

Tudo isso são apenas escolhas feitas no passado e reatualizadas no presente.

Basta escolher de novo.

Escolher o perdão. Escolher nossa identidade. Escolher o Cristo em nós. É só para isso que serve o tempo. O tempo só tem valor se utilizamos para aprender e praticar o perdão.

E quando perdoarmos tudo isso, retirando nossa crença, nossa valoração, aceitando nosso verdadeiro Ser, então todo carma será extinto, pois não haverá mais lições de perdão a serem aprendidas. Até lá, as lições vão se repetir até que sejamos capaz de perdoar tudo.

Embora a palavra "carma" não apareça no Curso, ela pode ser vistas por estas palavras:

"As provações são apenas lições que falhaste em aprender apresentadas mais uma vez de forma que onde antes fizeste uma escolha faltosa agora possas fazer outra melhor e assim escapar de toda dor que o que escolheste antes trouxe a ti. "(UCEM T-31.VIII.3:1).

"Todas as coisas são lições que Deus quer que eu aprenda." -(UCEM - LIÇÃO 193).

"Não existem acidentes na salvação. Aqueles que têm de encontrar-se, encontrar-se-ão, pois juntos têm o potencial para um relacionamento santo. Estão prontos um para o outro." (UCEM - Manual dos professores - Níveis de ensino)

O carma nos trará novas tentações de testemunhar e validar a dificuldades, aflições, perplexidade porque é isso que pedimos, é isso que escolhemos porque acreditamos na culpa e na redenção pela compensação.

"(a tentação é) uma outra chance de escolher outra vez e permitir que a força de Cristo prevaleça em qualquer circunstâncias."

"Em toda dificuldade, toda aflição e a cada perplexidade, Cristo te chama e gentilmente te diz: "meu irmão, escolhe outra vez."

Que lições que tenho que aprender? Qual é a escolha não faltosa que tenho que aprender?

A lição é perdoar. É não dar realidade a um eu separado e vulnerável. É aprender e escolher perdoar. A lição é: "perdoa e verás isso de modo diferente.

E praticando o perdão, aprenderemos:

Lições de unidade.

Lições sobre Quem tu és.

Lições sobre Quem é Deus.

Lições sobre Quem é teu irmão.

Lições sobre o que é o mundo e o que é o Céu.

Lições sobre o que é tua função, teu propósito.

Lições sore o que é Real e o que é ilusório.

Lições sobre teu poder de escolhas.

Como saber se aprendi as lições?

Enquanto houver dor, há lições que não foram aprendidas.

Enquanto houver dor, há identificações com ilusões. Há falta de perdão.

"Como podes saber se estás vendo de forma errada ou quando alguém não está percebendo a

lição que deveria aprender?

A dor parece real na percepção?

Se parece, podes ter certeza de que a lição não foi aprendida. E lá, escondida no interior da mente, existe ainda uma falta de perdão que vê a dor com olhos dirigidos pela mente."

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 23/10/2024
Reeditado em 23/10/2024
Código do texto: T8180094
Classificação de conteúdo: seguro