Sob Pressão

SOB PRESSÃO

"Como Vencer as Pressões Diárias"

INTRODUÇÃO: Você sabe lidar com as pressões da vida? Lidar corretamente com as pressões diárias faz toda a diferença.

“Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?”

(Salmos 22.1)

Será que esse tem sido o seu grito diariamente? Diante de toda essa pressão, você sente a ausência de Deus? Problemas de saúde na família, as finanças parecem que nunca se ajustam, no trabalho os problemas são intermináveis, não há tempo de descanso, tudo está acontecendo ao mesmo tempo. Talvez essa seja a sua sensação. (Ex. panela de pressão).

Como você lida com as pressões da vida? Tem pessoas que crescem durante as pressões, outras fraquejam. E nós, como temos lidado com as pressões?

Então você deve estar perguntando: Estou sob pressão, o que eu devo fazer?

1. FOQUE SEUS OLHOS EM DEUS.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”.

(Tiago 1.2)

• Em primeiro lugar precisamos entender que todos estão sujeitos a passarem por diversas provações na vida, devemos nos lembrar que Deus faz raiar o sol sobre os bons e sobre os maus, e derrama chuva sobre os justos e injustos (Mt. 5.45). Tiago está escrevendo para os cristãos de uma igreja: “Meus irmãos” (1.2). Com o objetivo de explicar que estamos sujeitos a passarmos por “diversas provações”, mas todas as coisas, inclusive as diversas provações, cooperam para o nosso bem (Rm. 8.28-29);

• No decorrer da vida podemos passar por diversas provações e essas proporcionam a pressão. O termo provação significa: Estar debaixo de uma circunstância de adversidade, aflição ou aborrecimento. Entretanto, não perca o alvo. Muitos caem e revelam fraqueza no dia da angustia, mas outros demonstram força e perseverança, pois creem que o socorro deles vem do Senhor (Sl. 121.1);

“Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito”.

(Marcos 11.23)

2. ENTENDA O PROCESSO

“Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança”.

(Tiago 1.3)

• O autor da Carta está nos convidando a repensarmos a forma que enxergamos e enfrentamos as “diversas provações”. Ele usa o termo: considerem/meditem (1.2), e afirma que devemos considerar motivo de grande alegria as pressões diárias. Te convido a refletir: O que o Senhor deseja te ensinar nesse tempo de provação?

• A nossa fé quando provada produz desconforto, e o desconforto gerado pela provação é necessário para o nosso crescimento. Toda vez que nos acomodamos paramos de crescer. Acomodar significa adaptar, ajustar e apropriar. Mas, o plano de Deus não é fazer de nós pessoas acomodadas, mas sim perseverantes (1.3). A prova da sua fé revela a intenção de Deus em:

Demonstrar o estado ou nível de amadurecimento da sua fé;

Encorajar você a sair da zona de conforto;

Ensinar você a lutar espiritualmente;

Produzir perseverança;

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança”.

(Romanos 5:3-4)

3. DESENVOLVA A SUA FÉ

“E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.

(Tiago 1.4)

• Muitos passam pela vida e não amadurecem, outros crescem e se tornam maduros e íntegros (1.4), esse é o resultado que o Senhor espera que cheguemos diante das pressões. E nesse processo entenderemos que para a perseverança ter ação completa é necessário sermos aprovado no teste do tempo. A questão não é velocidade, mas sim qualidade. Ao fim de cada provação devemos refletir: O que o Senhor me ensinou nessa prova? Me tornei uma pessoa mais madura e integra?

• Perseverar significa manter-se debaixo de uma circunstância pacientemente. Deus te colocou debaixo dessa circunstância para que você seja moldado e aperfeiçoado. Talvez você não tenha alcançado ainda a vitória porque o processo não acabou. O Texto diz que devemos ser maduros e íntegros, sem nos faltar coisa alguma (1.4). Te convido a refletir novamente: O que as pressões e provas da vida tem revelado de você? Está faltando alguma coisa?

“Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?" Nós, porém, temos a mente de Cristo”.

(1 Coríntios 2:15-16)

PARA PENSAR E AGIR

“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”.

(2 Coríntios 4.17)

1. Como você tem reagido as pressões? De forma madura e sábia? Ou perdeu o alvo?

2. O que o Senhor deseja te ensinar nesse tempo de provação?

3. O que as pressões e provas da vida tem revelado de você? Está faltando alguma coisa?

4. O que o Senhor me ensinou nessa prova? Me tornei uma pessoa mais madura e integra?

O Pastor
Enviado por O Pastor em 20/10/2024
Código do texto: T8177853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.